A bebida alcoólica pode mesmo aquecer o corpo nos dias frios?

“A dúvida é: Por que as pessoas dizem  que o vinho esquenta? O vinho realmente interfere na temperatura?” Rodrigo Dos Santos

Olha Rodrigo, eu te digo que o vinho, e outras bebidas são a maior enganação quanto ao aumento de temperatura. Na verdade, as bebidas com álcool poderão retirar a sensação de frio, mas não aumentará sequer 1 grau da temperatura central (interna) do corpo, muito pelo contrário, ele ocasiona o resfriamento.

Vamos entender o porquê disso: Naturalmente nosso corpo possui mecanismos naturais de Vasoconstrição e Vasodilatação (um é o contrário do outro). Entre outras coisas, ambos ajudam na termoregulação do corpo. O primeiro, provoca a contração dos vasos sanguíneos fazendo com que o calor corporal seja conservado. A vasodilatação dilata os vasos e favorece a perda de calor para fora do corpo. Estes mecanismos são naturais, porém várias substâncias e medicamentos, podem ter efeitos dilatadores ou constritores no nosso organismo.

O vinho (e toda bebida alcoólica) age como um vasodilatador, ou seja, aumenta do diâmetro dos vasos sanguíneos, fazendo o sangue fluir pelas artérias mais facilmente, provocando perda de calor e num primeiro momento causando o aquecimento da periferia do corpo, o que acelera a perda de calor e a hipotermia dos órgãos. Esse calor que está sendo perdido provoca uma falsa sensação de aquecimento.

Uma curiosidade: Se em um dia frio, uma pessoa que ingeriu bebida cair no mar, por exemplo, ela tem menos chance de sobreviver, pois, ela perderá o calor muito mais rápido e seus órgãos logo entrarão em estado de hipotermia. Ao contrário do que se pensa, pessoas embriagados não devem tomar banho frio!

postvinho
As bebidas com álcool promovem uma falsa sensação de aquecimento.