Curiosidades

Por que a luz do sol provoca o espirro?

“Queria saber por que olhar para a claridade do sol (ou luz artificial) “ajuda” o espirro a sair, ou até mesmo parece que nos faz espirrar… Sempre tive essa dúvida. Será ótimo se você puder me responder!” Malani




Isso é verdade, Malani. Nós sabemos que o espirro tem uma função importante de livrar o nosso corpo de sujeiras que irritam o interior do nariz ou os pulmões. Ou seja, na maior parte das vezes é um mecanismo de defesa do organismo, e busca eliminar algo das vias aéreas. Você pode ler mais sobre o espirro AQUI: Por que espirramos!

Bom, mas nem todos eles servem para expulsar do nariz sujeira que inspiramos. O espirro desencadeado diante da luz é chamado de “espirro fótico”, que é causado pela exposição a luzes intensas e brilhantes como as solares.

Os estudos sobre esse assunto são bastante escassos, não há um consenso entre os cientistas sobre o porquê do espirro acontecer, mas sabe-se que ele é causado por uma reação chamada “reflexo cruzado” e pode ser provocado por qualquer luz forte e não necessariamente a luz solar!

Como sabemos, o espirro é geralmente desencadeado pela irritação do nariz, identificada por um nervo presente no crânio (nervo trigeminal)que é responsável pelas sensações e controle motor da face. Ele se localiza muito próximo do nervo óptico que, por sua vez, “percebe” quando um feixe repentino de luz entra na retina. Bem, a teoria mais aceita é que ao olhar para um luz forte, o nervo óptico dá o sinal para o cérebro constringir as pupilas, esse sinal também é identificado pelo nervo trigeminal e confundido pelo cérebro como aviso de nariz irritado. E assim acontece o espirro.



Sneeze

No espirro fótico, o nervo trigeminal “confunde” a luz com irritação do nariz! 😮

————————————

FONTE: SCIENTIFIC AMERICAN



Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


10 comentários

10 Comments

  1. Guilherme

    em

    “Nervo trigeminal” não chega a ser errado, mas, segundo a Nômina Anatômica, o termo certo é Nervo Trigêmeo… 😀

    Legal seu Blog.

    Beijosss

  2. Olá.
    Gostaria de trocar links com vc.
    Os meus blogs são o

    RENDA WEB (www.rendaweb.net)

    MINI SITE FÁCIL (www.sitefacil.org)

    KIT RENDA EM CASA (www.rendaweb.net/kitrendaemcasa)

    RENDA SOFTWARE (www.rendaweb.net/rendasoftware).

    Se vc quiser posso adicionar o teu link nestes meus blogs e vc adiciona os meus links no teu blog.

    Aguardo contato, através do email rendaweb@rendaweb.net

    Grande abraço e sucesso.

    Jairan Lucena

  3. Orlando

    em

    Olá.

    O artigo é bastante interessante. Tenho duas dúvidas:
    1. Isso do espirro tem alguma coisa a ver com fótons?
    2. Essa confusão do cérebro é um bug? 😆

    Abraços

  4. thomston

    em

    interessante sempre ouvir a respeito mas não acreditava

  5. Mariana

    em

    o.o legal , o cérebro e o resto do corpo humano , tudo isso é uma coisa muito emprecionante 😀 =] ^_^ 😆 :woot:

  6. Isabella

    em

    ;-( responde o povo aí fia!”-

  7. Isa, eu seria muito feliz se realmente pudesse responder a todos os comentarios do blog… ´Emuita coisa: mais de 100 comentarios p/dia… e quase isso de email… MUITA COISA!
    Beijoca feliz 2010!

  8. Oooi, estava eu subindo a rua de casa, me deu uma vontade danada de espirrar..kk, naoo conseguia, olhei para a luz do poste e desparou uns 5 um atras do outroo.. Na hr fiquei intrigadissimo e ao mesmoo tempo curioso.. Resolvi pesquisar, essa foi a resposta mais convicta que eu encontrei, postei a materia toda em meu blog, COloquei os devidos creditos, so qroo saber o nome da escritora(o) do blog, pra mim adicionar, la .. Com os mais devidos creditos ;].. Parabeins ao blog…

  9. Finalmente achei algo a respeito deste assunto. Obrigado

  10. Thalinne Mafra

    em

    Gente, que coisa interessante! Nunca tinha reparado nisso! Agora sempre que eu tiver vontade de espirrar vou reparar se tem alguma luz forte em algum lugar próximo rsrsrsrs

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo