Homem

Agora você vai descobrir porque somente os homens tem pomo-de-adão e para que ele serve

O pomo-de-adão, aquela projeção no pescoço dos homens, é o nome popular dado à cartilagem tireoide, uma das oito que compõem a laringe, onde se localizam as cordas vocais. A função dessa cartilagem tireoide é proteger as cordas contra eventuais acidentes (batidas, cotoveladas, socos…).

Todas as pessoas possuem essa cartilagem, inclusive as mulheres, só que, nos homens, ela aparece mais por ter um ângulo mais agudo, enquanto nas mulheres, o ângulo é mais aberto (arredondado), a cartilagem não aparece tanto.

Esse crescimento agudo é determinado por hormônios masculinos, principalmente a testosterona. Como esses hormônios, em geral, só são encontrados em grandes quantidades no organismo dos homens, principalmente na fase da puberdade, apenas eles apresentam essa formação mais aguda do cartilagem da tireoide, ou seja, o pomo. O tamanho vai depender do tipo físico da pessoa. Em homens com pescoços mais comprido, a saliência tende a aparecer mais que naqueles com o pescoço menor.




A origem do nome pomo-de-adão é super curiosa. Ela está relacionada a uma lenda bíblica. Pela lenda Adão teria tomado de Eva a fruta proibida. E, depois de mordê-la, um pedaço da maçã teria ficado preso em sua garganta, a partir daí todos os homens nasceram com essa projeção! Outra curiosidade, nas cirurgias de feminização, o homem precisa raspar o pomo-de-adão mediante cirurgia para “esconder” essa característica masculina.



SUPER ABRIL

 

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


14 comentários

14 Comments

  1. André Rocha

    em

    Olá Karlla
    parabéns pelo blog, muito interessante e curioso o conteúdo. Sou acadêmico de fisioterapia e lendo a essa dúvida da Ludmila vi que não tem um detalhe que meu professor de anatomia citou em uma das aulas práticas é que o pomo-de-adão também auxilia no tom de voz do indivíduo formando uma acústica mais grave. Perdão se eu estiver falando besteira, mas é algo assim de que lembro dele ter falado. =]
    Feliz 2010!
    Obrigado, beijos e abraços ^_^

  2. deivid silva duarte

    em

    😀 e e muito interesante suas informaçao obrigado por ter o melhor site e asim que voces conquista a a comfiança dos outros obrigado.

  3. OLÁ DESCOBRÍ ESSE SITE POR CURIOSIDADE E AMEI AS EXPLICACÕES,POIS PESQUISO VÁRIOS ,PARABENS E CONTINUEM ASSIM ,GOSTARIA DE SABER SOBRE CISTO TIREOGLOSSO SE ESSE CISTO É NO POMO DE ADÃO E SE AGENTE QUANDO PASSA PELA CIRURGIA PREJUDICA O TIMBRE DE VOZ MEXENDO NAS CORDAS VOCAIS,OBRIGADO E ATÉ A PROXIMA ,UM ABRACO

  4. Lis

    em

    O homem pode tirar (ou raspar) caso ele não queira ter este podo-de-adão?

  5. lolman

    em

    Hm.. não é por nada não mas em lenda biblica alguma se fala em maçã.
    Mesmo porque não existia maçã no local aonde iniciou-se tais mitologias.
    Diz-se fruto, mas em momento algum se especifica qual. Maçã é um erro de tradução muito antigo…
    Anyway, muito bom o site, me tirou algumas duvidas. 😀

  6. Calixtah

    em

    Oi, Carla
    Primeiramente, queria parabeniza-la pelo site. Muito bom mesmo! Ateh ja adicionei nos favoritos 🙂
    E tambem, gostaria que voce falasse um pouco sobre mulheres como pomo-de-adao. Mulheres de verdade! rsrs
    Meu caso por exemplo, nasci mulher e tenho essa caracteristica masculina, fato que as vezes me coloca em situacoes embaracosas 🙁
    Fico aguardado, bjus!

  7. fabio junior dos santos

    em

    oi sou fabio queria barabeniza o site. muito bommesmo, tira as duvidas das pessoas e deija todos informados.

  8. wagner

    em

    Ressaltando que essa “lenda” ciatada no final da reportagem, não tem nada de biblica vide não haver nenhuma passagem do livro que a mencione.

  9. fabiana

    em

    adorei o site…gostaria de saber se é normal as mulheres terem pomo de adão, mais saliente?

  10. YANE SONHADORA

    em

    Minha garganta inflmou, mas não tenho catarro, apenas uma água desce pelo meu nariz, e uma tosse insistente. Com um dia depois eu fiquei rouca, uma rouquidão tão intensa que parece que minha garganta fechou. Gostaria de saber porque isso aconteceu, e se eu preciso procurar um especialista?

  11. Olá Karlla, prazer imenso estar aqui! sou também Biólogo, especialista em gestão e educação ambiental e adoro todas as matérias sua! seu blog é fantástico e também de muita utilidade pública! parabéns, e saúde, sorte e sucesso! abraços.

  12. Diva Fagundes

    em

    Ola, meu filho nasceu com galactosemia e ficou com sequelas devido a demora de um diagnostico, pois, aos 11 meses, começou tratamento, mas, ate então ele sofreu muito, teve convulsões, inicio de pneumonia e só começou tratamento no instituto da criança HC porque chegou semi morto e teve que passar pelo processo de ressuscitação com desfibrilador. O estranho é que após varios tipos de exame ele, agora com 19 anos, não forma frases, fala de forma desconexa. Seria problema no pomo-de-adão? Fico grata desde já por sua atenção.Abraços.

  13. Gabriel

    em

    Eu não tenho muitos hormonios pelo visto, já tenho 16 anos e nenhuma saliencia apareceu…

  14. julio

    em

    eu tenho 14 anos, e o meu é muito grande, e faz-me muita confusão em algumas vezes, fica tipo quer sair pela boca e etc, quero saber pq?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo