Trilobitas: animais incríveis que não existem mais!

“… e outro dia pesquisando na internet achei mais imagens desse Trilobita. Que bicho é esse? Onde é encontrado?” Suzana Aparecida, estudante

Pois é, Suzana. Aposto que muita gente nunca ouviu falar dos trilobitas, mas isso tem uma razão. Na verdade os trilobitas não existem mais (estão totalmente extintos, infelizmente!). Esses bichinhos estranhos foram importantes seres da comunidade marinha até a sua extinção. Mas ainda bem que temos os fósseis para nos ensinar um pouco sobre animais que um dia habitaram nosso planeta!

Os trilobitas foram artrópodes que viveram a pelo menos 550 milhões de anos atrás, são seres pré-históricos que foram restritos e característicos dos mares do Paleozóico, conhecidos apenas do registo fóssil. Incluem quase 4 mil espécies conhecidas apenas do registro fóssil. Eles possuíam um exoesqueleto de natureza quitinosa, impregnado de carbonato de cálcio.

Seu nome (trilobita) é devido a presença de três lobos que podem ser visualizados (na maior parte dos casos) em sua região dorsal (um central e dois laterais). Por causa dos seu esqueleto duro, sua grande abundância e ampla distribuição, os trilobitas deixaram um registro fóssil muito abundante, e mais se conhece sobre eles do que de qualquer outra grupo de espécies extinto.

Os trilobitas eram, em sua maioria, animais marinhos bentônicos (viviam junto do fundo) em zonas pouco profundas, perto da costa, contudo, havia também formas planctônicas (se alimentavam de matéria em suspensão, crustáceos menores). De acordo com registros fósseis apresentavam variações na forma do corpo, indicava que havia uma certas diversidade nos hábitos de vida dos trilobitas, que podiam ser escavadores, rastejadores e nadadores. O maior trilobia encontrado até hoje possuía cerca de um metro de comprimento.

Gerospina-schachti-L

Trilobita da espécie Gerospina schachti

Greenops-boothi-1024

Trilobita da espécie Greenops boothi

MT313C

Trilobita da espécie Crotalocephalina (Crotalocephalus) gibbus

20090201113434_trilobites-fossils-alnif-morocco

Eles são encontrados assim, dentro de rochas e muito bem preservados!

———————————————–