Curiosidades

Se as células da pele se renovam, por que a tatuagem não sai com o tempo?

“Tenho algumas tattoos pelo corpo e adoro! Mas tenho uma dúvida: se a pele da gente se renova como as tatuagens nunca  desaparecem?” Alberthina (THINA) 




Essa é fácil, Thina… As tatuagens não desaparecem com a renovação das células epiteliais porque são feitas numa das camadas mais profundas da pele, que não sofre renovação.

O tecido que recobre nosso corpo é formado por três camadas principais: a epiderme, mais externa; a derme, intermediária; e a hipoderme, a mais profunda de todas. Das três, a única que está em constante renovação é a epiderme. As tatuagens são feitas com injeção de pigmentos diretamente na derme, uma camada que não se renova. Os tatuadores usam finas agulhas que penetram cerca de 2 milímetros no tecido e, então, injetam gotas de tinta lá dentro, na derme. É por esse motivo que as tatuagens não saem do corpo, enquanto um risco de caneta, que só atinge a epiderme, desaparece com água e sabão.

Algumas vezes, os desenhos também podem perder definição. Isso porque, células de defesa da pele agem tentando isolar os pigmentos por entender que eles são uma agressão ao organismo.



0881

As tatuagens são feitas numa camada da pele que não sofre renovação!

——————————————————————–

 FONTE: SUPERINTERESSANTE



Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


13 comentários

13 Comments

  1. Nine

    em

    Ahhhhhhhh…
    Incrível…estava exatamente pensando nisso…a idéia de fazer uma tatoo me atrai muito.

    Parabens pelo blog!

  2. larissa almeida pereirA

    em

    realmente achei essa materia muito interessante,por conta da importancia;para as pessoas terem ideia do risco de vida que vao ter.REALMENTE A MATERIA E EXELENTEEEEEEEEEEEEEEEE EU ADOREI!PARABENS!

    RJ NITEROI,02 DE JANEIRO DE 20010.

  3. Lorenzo

    em

    diário de biologia: agora ficou divertido aprender 😀

  4. Tati Grequi

    em

    Esse post ficou muito interessante! Gostei (:

  5. Karine

    em

    Adorei o site

  6. samoel

    em

    Como que os Macrófagos se comportam perante esses pigmentos de tinta?
    eles poderiam tentar produzir ant corpos contra essa tinta?

    • Verônica

      em

      Bom, pelo que aprendi em imunologia, os macrófagos não reconhecem os padrões moleculares da tinta, por isso não atacam. É como se fosse uma “falha” do nosso sistema imunológico.

  7. dobery

    em

    Legal muito interessante

  8. Bia

    em

    Ola, tambem possuo tatuagens e acho o site muito interessante, porem e dificil acreditar que uma pessoa que ja tenha idade suficiente para ter “algumas tatuagens” ainda nao tenha aprendido isso na escola!!! Ou entao acho que esta na hora de priorizar coisas mais importantes na sua vida Thina!!!

    • Eric

      em

      Cara, não existe pergunta cretina, simplesmente porque a pessoa não sabe a resposta. Mas existe gente cretina que nem você que acha que sabe mais do que os outros.

      • Karla

        em

        Arrasou, Eric. Infelizmente tem mtas pessoas assim por aí.

    • Verônica

      em

      E você deveria priorizar a sua educação! Então a senhorita nasceu sabendo tudo e nunca teve que fazer uma pergunta na vida? Além do mais, minha querida, não é qualquer colégio, ensino fundamental ou médio que aprofunde-se nesse tema não! Eu não sabia tantos detalhes antes de cursar biologia e prestar bastante atenção nas aulas de imunologia.
      Ridícula essa posição de achar estupida as perguntas alheias, se o que mais tentamos ensinar as crianças, alunos, etc, é que perguntem mesmo, seja o que for. É através das perguntas que vamos atrás das respostas. Pessoas com a sua posição é que fazem com que muitas pessoas tenham traumas de fazer perguntas nas salas de aulas e acumulam diversas dúvidas. Você deve ser uma dessas pessoas, acha que perguntar é inútil e guarda várias dúvidas, ou será que você é tão “foda” que não precisa perguntar nada?

  9. Dênio

    em

    é importante ressaltar, que elas borraram devido a tinta ser aplicada nos macrófagos, células do nosso sistema imune.Essa celulas com o tempo rompem sua membrana, fazendo com que as tatuagem borrem.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo