Animais

Soldadinhos, como não se apaixonar por eles?

“Sempre leio seu blog e estou sempre aqui para saber das novidades! Gostaria que você tirasse uma dúvida minha e de meus colegas de serviço! Aqui no serviço estávamos comentando sobre esse bichinho (abaixo) que sumiu não tem sido visto mais. E que antes era muito comum. Parece que chamam ele de soldadinho! Precisamos descobrir mais sobre esse bichinho lindo e simpático!” Fernanda Storck 

Fernanda e colegas, obrigada pela confiança e pelo carinho! Essa “fofura” pretinha com ornamentações brancas, que parece mesmo ter algo desproporcional no corpo é um membro da ordem HEMIPTERA, subordem AUCHENORRHYNCHA, família MEMBRACIDAE.  Para ser mais clara, fazem parte do mesmo grupo e são insetos bem próximos às cigarras e cigarrinhas.


Os membracídeos são insetos com uma beleza sem igual! São caracterizados, principalmente por apresentarem um pronoto enorme que encobre a cabeça e se estende para trás até chegar ao abdome. Esse “pronotão” assume formas muito peculiares, que muitas vezes servem de camuflagem. Algumas espécies pronoto em forma de espinhos, outras chifres ou ganchos. As asas são sempre paralelas ao pronoto grandão e isso faz com que o inseto tenha uma forma alongada para cima (veja nas imagens). Eles são muito pequeninos raramente possuem mais que 10 ou 12 mm.

Os soldadinhos se alimentam da seiva das árvores e arbustos, a maioria das espécies se alimenta de um tipo específico de planta. No estágio de ninfa (jovem) se alimenta de plantas herbáceas como a grama. Eles apresentam uma ou duas gerações por ano e geralmente passam o inverno no estágio de ovo.

O interessante deste bichinho, além da “fofura” é que eles possuem muitas vezes uma associação de protocooperação com as formigas. Isso mesmo! Os adultos perfuram os os caules das plantas com as suas peças bucais, alimentando-se da seiva. O excesso de seiva é excretado, formando melada que costuma atrair as formigas. Essas, por sua vez protegem os soldadinhos contra predadores.

Em especial, esta espécie que recebemos a imagem parece ser a “viuvinha” (nem precisa falar porque, né?), o nome científico é  Membracis lunata. Mas para saber se é mesmo esta espécie seria necessário examinar!

unnamed

macro_membracis-1_big

4033448058_83f8a0cd74

Membracis-lunata-247172

macro_membracis-2_big

Aí está o “soldadinho” ao lado de sua ninfa (estágio imaturo) tão linda quanto, não é?

——————————
FONTE: STUDY OF INSECTS – BORROR


Comentários

Novidades

Topo