Sua saúde

Quanto tempo conseguimos sobreviver sem água?

Quanto tempo o ser humano pode sobreviver sem água

Quanto tempo conseguimos sobreviver sem água?
4 (80%) 14 votes

“Estudo Educação Física. Em um debate na faculdade sobre desidratação, vários colegas levantaram a questão sobre quanto tempo o corpo humano sobreviveria sem água. A discussão se estendeu, mas não chegamos a nenhuma resposta. Eu pergunto: Quanto tempo o ser humano pode sobreviver sem água? Quais os efeitos da falta dela?”  Neide Albertina

Bem Neide, sabemos que a água compõe (em peso) cerca de dois terços do corpo humano. Ela imprescindível para o bom funcionamento da circulação, respiração, converter os alimentos em energia e outros processos corporais. Perdemos água através do suor, urina, fezes e até mesmo a respiração. Esta água deve ser reabastecida para que os nossos órgãos de continuar a funcionar corretamente. No forte calor, um adulto pode perder até 1,5 litros de água através somente através do suor.

Estudos tem demonstrado que, se o corpo perder apenas 2,5% do seu peso em água, pode perder 25% de sua eficiência. Isso significa que: um homem de 80 kilos, provavelmente já desenvolverá problemas caso perca 2 litros da água corporal. Essa “pequena” desidratação pode engrossar o sangue, isso faz o coração trabalhar mais e circulação ser menos eficiente, prejudicando a oxigenação do corpo. Isso é um sinal de alerta!




Mas, quanto tempo o corpo humano aguenta sem água? Bem, supondo que se trata de alguém em boa forma, com o funcionamento normal de todos os seus órgãos e em condições normais (sem muito frio ou calor), um ser humano pode viver por cerca de 3 a 5 dias sem água. Mas, é claro que a degradação dos sentidos (olfato, visão, paladar, tato) e a queda nos sistemas do corpo (respiratório, circulatório etc) são obviamente graduais.

Uma desidratação leve (1º dia) engrossa a saliva, perde a frequência urinária e resulta numa urina com cor e odor fortes. Na desidratação moderada (do 2º ao 3º dia), a urina quase cessa – Claro, o corpo precisa economizar água – a boca, a mucosa do nariz ficam secas e pode gerar rachaduras, olhos fundos e sem lubrificação e batimentos cardíacos acelerados.

A desidratação severa (do 3º dia em diante), a urina definitivamente cessa, perda temporária ou completa da sensibilidade e dos movimentos, cansaço devido a baixa oxigenação dos sistemas, vômito, diarreia. Até o 5º dia (dependendo da pessoa) há um estado de choque. A pele fica em tons azulados e muito fria, consequência da perda de pressão sanguínea. A partir dessa fase, o fim da vida é questão de tempo.



FONTE: SURVIVALKIT, HowStuffWorks

19 comentários

19 Comments

  1. Korax

    em

    Legal

  2. Gostei do rosto do korax… se be mque o meu é estilozo XD :woot:

  3. Hendira

    em

    🙁 só cinco dias, quer dizer se acabar a água no planeta todo, a humanidade morrerá constantemente! 😮

    • Lucas

      em

      Acabar a água do planeta? hahaha
      No você diz evaporar pro espaço? ¬¬’
      No mínimo você vai pagar uma “pequena” tarifa a mais pras empresas privadas tratarem e limparem ela…

  4. Luiz

    em

    Ótimo post ! 😀
    Interessante é pensar que tem gente que acha que são 5 meses ao invés de 5 dias e fica desperdiçando água…

  5. W.A.R

    em

    Então,

    no caso de desidrataçã severa, uma fluidoterapia teria efeito imediato, sendo possível uma reversão do quadro?

    Acho muito interessante essas questões sobre os limites do corpo humano, afinal um informação assim pode (em caso extremo) ser útil.

  6. Max

    em

    Interessante!!

  7. eu gostei muito aprendi mais sobre a importancia da agua 😀

  8. AN

    em

    po, entao eu so mto foda, pq eu passava semanas sem beber agua, só comendo mesmo, e a unica coisa ruim era a urina escura e fedida

    • rodrigo

      em

      daaar vc n bebe agua mas estava comendo
      fica 1 semana sem comer e beber nada

  9. Flávia Priscila

    em

    Vejo muita gente beber mais coca cola do que água.rrs
    Depois ficam reclamando disso e daquilo e culpando outras coisas.

  10. Jéssica Alves

    em

    Mas no quinto dia pode haver uma recuperação caso, aja água para essa pessoa? Ou entrando em choque não há como essa pessoa manter a vida, mesmo se hidratando?

    • Jorge Dias

      em

      Acredito que após o terceiro dia o corpo não consegue mais se recuperar sem um nível de hidratação maior que apenas água. Será necessário tomar ringer com lactato e sais de reidratação oral de forma bem lenta. No quinto dia dificilmente tem volta…

  11. Daniel

    em

    Ué mas eu consigo passar várias semanas sem beber agua so bebendo liquidos sem ser agua exemplo:(refrigerante,suco,leite c/ cafe)será que e porque a quantidade de agua contida nos seguintes liquidos ja e suficiente pro meu corpo ?

    • Daniel Melo

      em

      suficiente não deve ser mas pelo menos não te deixa em choque. mas te garanto que não é nem um pouco saudável.

    • Jorge Dias

      em

      Hidratação significa reposição de liquidos, sobretudo água. Se você bebe todas as bebidas citadas está bebendo água também, afinal todas elas possuem água.

  12. Rafael augusto

    em

    bom dia! se caso a pessoa deixar nesses 5 dias de beber águas e substituir pelo suco de frutas,o que acontecerá?e qual será o efeito colateral dessa pessoa?

  13. Anônimo

    em

    Conheço pessoas que ficaram uma semana sem beber nem comer absolutamente NADA! Como isso é possível?

  14. rogerio

    em

    eu vi uma entrevista no jo soares sobre pessoas que vivem da luz ,ou seja não comem mais porem bebem agua ,mas no processo ficam 7 dias sem beber agua e depois voltam a beber .então ou estariam mentindo ou o corpo pode sim ficar tanto tempo sem agua mesmo com os efeitos colaterais .cliquem no yotub jo soare alimentando de luz e tirem suas conclusões.Eu pessoalmente adoro beber agua e evito todo tipo de sucos e produtos artificiais com corante e refrigerantes entao quimica pura ..(veneno a longo prazo) ja comprovado .aconselho tbm sempre que puder lavar o roso e molhar alguns pontos do corpo como pulsos e juntas durante o dia . hidrata de fora pra dentro .

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo