Alimentação

Por que as pessoas “choram” quando descascam ou picam cebola?

Por que as pessoas “choram” quando descascam ou picam cebola?
Esse texto foi útil para você?

Quando a gente corta a cebola, algumas células do vegetal se rompem e deixam escapar uma série de compostos. Um deles, formado principalmente por enxofre, resulta em uma substância chamada ácido sulfênico e é transformada em um gás.

Na atmosfera, esse composto de enxofre vira gás e se espalha pelo ambiente. Quando entra em contato com os olhos que estão constantemente úmidos, ele forma uma uma solução fraca de ácido sulfúrico (H2SO4) que irrita o globo ocular. Para se livrar do ácido sulfúrico, o organismo reage. As glândulas lacrimais são estimuladas e produzem lágrimas para lavar o globo ocular. No fim da choradeira, o olho está limpo de novo.

Para evitar o “chororô”, a melhor coisa é cortar as cebolas ao lado de um ventilador, evitando que os gases cheguem perto da visão, ou ainda molhá-las para que o ácido dilua antes de chegar aos olhos. O interessante é que cientistas japoneses descobriram uma enzima na cebola que estaria envolvida na produção do tal gás irritante. Agora o desafio é produzir um vegetal geneticamente modificado, sem essa enzima.




Cortar_cebola_sem_chorar

A cebola libera um gás que reage com a lágrima e irrita os olhos!
————————————————


8 comentários

8 Comments

  1. Poliana Félix

    em

    😆 😀 :p Olá!! fico feliz em saber que existem sites como o Diário de biologia, pois este site transmite para o leitor uma maior confiança em seus assuntos abordados, elucidando de maneira sucinta algumas problemáticas existentes no mundo que sempre nos resta dúvidas a respeito.Ah! vale ressaltar que minhas pesquisas da faculdade são baseados em suas pesquisas…hehehe

  2. Poliana, obrigada pelo carinho! 🙂

  3. Laís

    em

    Oi! Já me disseram que segurar na boca um palitinho (pode ser de fósforo ou de dente mesmo) faz com que não choremos. Eu fiz a experiência e deu certo e uma vez um professor de química me explicou o porquê, mas não lembro mais. Você pode acaso sabe?

    Fora isso, gostaria de dizer que adoro muito seu blog. É tão interessante que vivo lendo e recomendando! É ótimo! Parabéns!

    Beijos

  4. Laís

    em

    P.S. Quis dizer “por acaso”. Digitei errado, haha. Desculpa.

  5. Cleidiany Lima

    em

    :love: Amei esta idéia de ter o diário de biologia apesar de eu amar muito essa matéria tenho muitas vezes dúvidas 😉 que precisão ser tiradas com pessoas experientes deste caso aceito todas as normas que a biologia dispõem…neste caso quando as coisa começão a melhorar daí vem sempre aquela dúvidazinha pequenina mais ela sempre tem que vir,eu por exemplo assim que eu passei para o ensinio médio começei a todar posse desta matéria super amavél por mim e por todos os que amam a biologia de fato isto ocorre em todas as ocasiões simples mais sempre amarei esta materia de coração bjs :love: :love:

  6. Bruno Maximus

    em

    Adorei o blog, acho que nunca ví um blog tão limpo e inteligente.

    Bom, só vou fazer uma pequena correção.
    O gás não irrita nossos olhos diretamente pelo contato ocular, e sim pela inoculação nasal, ou seja, nossos olhos só se irritam porque respiramos o enxofre, e nosso olho absorve internamente, não externamente.

    Faça o teste.
    prenda a respiração e pique a cebola com os olhos bem abertos em cima. Se você não respirar, nenhuma lágrima cairá.

  7. Quando eu corto cebola, meus olhos ficam irritados e ardem bastante, fazendo com que eu pisque muito! ~> Exelente o post! ^_^ e o site, melhor ainda!

  8. Clemente Zivale

    em

    Oi, Gostei do blog e da iniciative que tiverao em aumentar mais uma ferramenta educativo na vida cotidiana. Obrigado e mais força pelo trabalho que tem dado…

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo