Alimentação

Por que as pessoas “choram” quando descascam ou picam cebola?





Quando a gente corta a cebola, algumas células do vegetal se rompem e deixam escapar uma série de compostos. Um deles, formado principalmente por enxofre, resulta em uma substância chamada ácido sulfênico e é transformada em um gás.

Na atmosfera, esse composto de enxofre vira gás e se espalha pelo ambiente. Quando entra em contato com os olhos que estão constantemente úmidos, ele forma uma uma solução fraca de ácido sulfúrico (H2SO4) que irrita o globo ocular. Para se livrar do ácido sulfúrico, o organismo reage. As glândulas lacrimais são estimuladas e produzem lágrimas para lavar o globo ocular. No fim da choradeira, o olho está limpo de novo.


Para evitar o “chororô”, a melhor coisa é cortar as cebolas ao lado de um ventilador, evitando que os gases cheguem perto da visão, ou ainda molhá-las para que o ácido dilua antes de chegar aos olhos. O interessante é que cientistas japoneses descobriram uma enzima na cebola que estaria envolvida na produção do tal gás irritante. Agora o desafio é produzir um vegetal geneticamente modificado, sem essa enzima.

Cortar_cebola_sem_chorar

A cebola libera um gás que reage com a lágrima e irrita os olhos!
————————————————

Comentários

Novidades

Topo