Animais

Por que as abelhas sempre morrem após a picada?

“É verdade que as abelhas morrem depois da picada? Elas são suicidas?” “Bin Laden”

Bin, nós sabemos que as abelhas são insetos sociais que vivem numa comunidade organizada onde dividem as tarefas. Cada colônia possui uma rainha, que é a única fêmea que se reproduz na colméia, os zangões que são os machos que fecundam a rainha, e várias operárias que além de construírem os favos, fazerem a limpeza e garantirem o alimento, também  responsáveis pela defesa do grupo. Somente as operárias é que possuem o ferrão.


As operárias não podem ser consideradas suicidas, pois seu instinto desde que nascem é a proteção da colméia e para elas é “questão de lei” defender o lar. Quando elas fazem isso, não estão interessadas em se defender, mas sim morrem pela sua comunidade e eu poderia dizer que elas “morrem felizes” por estarem cumprindo seu destino!

Mas por que elas sempre morrem? Bom, o ferrão é um prolongamento do abdômen, assim os aparelhos  digestivo e ferroador são todos interligados por membranas. O ferrão é como se fosse uma pinça de 3 pontas sustentada por músculos que ajudam a introduzir o estilete e a injetar o veneno. O estilete (a parte do ferrão que entra na pele) é um espinho resistente coberto por pequenas serras que se prendem à pele. A extremidade pontiaguda facilita a perfuração das superfícies.

Uma vez ameaçada ou importunada por cheiros fortes ou vibrações sonoras, as operárias instintivamente saem para o ataque.  Ao picar, ela solta um tipo de substância (feromônio) que serve de alerta para as suas companheiras do perigo. Após a picada, com o esforço para se desprender da vítima ou se são brutalmente arrancadas, o abdômen da abelha se rompe. Ela pode até sair voando, mas vão durar no máximo 15 minutos, antes de morrerem. Isso ocorre porque o ferrão fica preso por causa das serras e várias estruturas geralmente são arrancados.

As fotos são incríveis. Deliciem-se!

6854897_f520

bee2

bee_stinger2

bee-sting_1626213c

—————FONTE—————


⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Comentários

Novidades

Topo