Animais

Por que as abelhas sempre morrem após a picada?

Por que as abelhas sempre morrem após a picada?
Esse texto foi útil para você?

“É verdade que as abelhas morrem depois da picada? Elas são suicidas?” “Bin Laden”




Bin, nós sabemos que as abelhas são insetos sociais que vivem numa comunidade organizada onde dividem as tarefas. Cada colônia possui uma rainha, que é a única fêmea que se reproduz na colméia, os zangões que são os machos que fecundam a rainha, e várias operárias que além de construírem os favos, fazerem a limpeza e garantirem o alimento, também  responsáveis pela defesa do grupo. Somente as operárias é que possuem o ferrão.

As operárias não podem ser consideradas suicidas, pois seu instinto desde que nascem é a proteção da colméia e para elas é “questão de lei” defender o lar. Quando elas fazem isso, não estão interessadas em se defender, mas sim morrem pela sua comunidade e eu poderia dizer que elas “morrem felizes” por estarem cumprindo seu destino!

Mas por que elas sempre morrem? Bom, o ferrão é um prolongamento do abdômen, assim os aparelhos  digestivo e ferroador são todos interligados por membranas. O ferrão é como se fosse uma pinça de 3 pontas sustentada por músculos que ajudam a introduzir o estilete e a injetar o veneno. O estilete (a parte do ferrão que entra na pele) é um espinho resistente coberto por pequenas serras que se prendem à pele. A extremidade pontiaguda facilita a perfuração das superfícies.

Uma vez ameaçada ou importunada por cheiros fortes ou vibrações sonoras, as operárias instintivamente saem para o ataque.  Ao picar, ela solta um tipo de substância (feromônio) que serve de alerta para as suas companheiras do perigo. Após a picada, com o esforço para se desprender da vítima ou se são brutalmente arrancadas, o abdômen da abelha se rompe. Ela pode até sair voando, mas vão durar no máximo 15 minutos, antes de morrerem. Isso ocorre porque o ferrão fica preso por causa das serras e várias estruturas geralmente são arrancados.



As fotos são incríveis. Deliciem-se!

6854897_f520

bee2



bee_stinger2

bee-sting_1626213c

—————FONTE—————


15 comentários

15 Comments

  1. wellyngton

    em

    LoL
    karllinha, meus parabéns
    quero meu pedaço de bolo
    hemm!!!!
    😉

  2. Carla

    em

    eeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
    Parabéns xará, td de bom, muitas felicidades e mais sucesso!
    São perfeitas as fotos, adorei a matéria
    Beijos, até a próxima!!! :kiss:

  3. Wanda

    em

    :woot:
    Parabéns, Karllinda!
    Mil beijos e bênçãos pra você!
    Saudações Biológicas!

  4. davi

    em

    como so leio pelo google reader nao sou muito de comentar mas como hj é um dia especial…

    PARABÉNS!!(pra vc e pra minha irmã) que vc continue com este trabalho por muito tempo nos informando de um jeito de facil entendimento…

    bjo e tudo de bom!

  5. :love: Gente, Tô muito feliz com o carinho, com tantos emails… tantos recados no orkut, comentários aqui.. Obrigada mesmo! É muito gratificante. Tenho todos os meus leitores como verdadeiros amigos. 🙂

  6. Feliz aniversário!!!!

  7. Gostei do seu blog, parabéns pelo aniversário.
    Agora me deixe fazer uma brincadeira, e se abelha não tiver ferrão, como ela se defende??? Rs, ficou curiosa, entra nesse blog aí que vc vai saber…

    http://www.meliponariodosertao.blogspot.com
    Criação de Abelhas nativas sem ferrão

    Um abraço e Feliz aniversário.

    att,

    Kalhil Pereira
    Mossoró-RN

  8. Bianca

    em

    :love: Meus parabens senhorita que vc tenha varios anos de vida e que vc viva feliz e naum se esqueça de dar um pedacinho do bolo pra mim ok! :love:

  9. Karla Conde

    em

    :woot: 😀 Desejo a vc muitas felicidades, paz, sucesso, amor…
    Nossa. Parabenizo tanto pelo aniversário quanto o sucesso do blog. Beijos

    Karla
    São Luís – MA

  10. A Karllinha faz anos/o azar é só dela/cada ano que passa/ela fica mais velha.EEEEEE!Feliz aniversário,muitos anos de vida saudável e produtiva.

  11. Adriani

    em

    Uhuuu…Feliz Níver. Parabéns. Adoro as suas matérias. beijo.

  12. kkkkkkkkkkkk, Anunciação… Muito boa essa!!

  13. valdeci

    em

    Que Deus te Abençoe e te guarde.

  14. Michel m Campos

    em

    Hein, matéria maneira… E aproveitando a passada, Um feliz Aniversário!!! Que DEUS esteja te protegendo e iluminando, tú e tua casa… 😀 😀 😀

  15. Irmã Renata

    em

    Querida Karlla,
    só hoje tive o prazxer de acessar seu blog, por isso meus parabéns vão com alguns dias de atraso. Sou religiosa franciscana, meu amopr pela natureza vem das raízes de nossa Ordem, cujo fundador, São Francisco, é padroeiro da ecologia. Por isso cvocês, biólogos, me são muito queridos e peço sempre a Deus que os abençoe.
    Com um abraço
    Irmã Renata

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo