É possível pais com sangue Rh positivo gerarem filhos com Rh negativo?

” Meu marido e eu temos o sangue A+. Nosso primeiro filho tem sangue A+, e agora nosso segundo filho tem sangue A – (negativo). Isso é possível? Pais com Rh positivo podem gerar filhos com Rh negativo?”
Jucilene C. Lima 

Isso é possível sim, Ju. Esse assunto não é muito fácil de entender, então vou explicar com a linguagem mais simples possível, ok?

O que acontece é que quando os pais possuem o fator Rh positivo eles podem ser heterozigoto (Rh= Dd) ou então podem ser homozigotos (Rh= DD). Para que mãe e pai com Rh positivo gerem filhos com Rh negativo, basta que ambos sejam heterozigotos, ou seja Dd. Isso não é doença, não é nenhum problema de incompatibilidade e no mundo milhões de pessoas possuem o Rh positivo heterozigoto, ou seja é super normal.

Quando os pais são heterozigotos (como no caso da Jucilene), elas possuem 25% de chance de gerarem filhos com Rh negativo. Isso porque, o D (maiusculo) é dominante sobre o d (minusculo) que é recessivo, e sempre que o “D” do pai cruzar com o “D” ou “d” da mãe, obviamente o Rh será positivo. Assim, quando a combinação resultar em D+d (Dd) o filho será heterozigoto, porém com Rh positivo. Mas quando o pai cruzar o seu “d” recessivo com o “d” recessivo os filho certamente terá um Rh negativo recessivo.

Resumindo: São heterozigotos se o Rh for Dd (positivo) e homozigotos quando forem DD (resultará em Rh positivo) e dd (resultará em Rh negativo). A probabilidade de uma pessoa ter Rh negtivo é considerada pouca (talvez até rara, comparando como positivo), Isso por que as pessoas com Rh negativo possuem um gene recessivo (dd), ou seja, na “briga” para saber quem domina, ele sempre sairá perdendo. As pessoas com Rh negativo são chamadas assim pela ausência da proteína D. O que é muitíssimo normal.

Essas explicações só levaram em conta o fator Rh, ok? O grupo sanguíneo funciona da mesma forma, e poderá ser explicado em outro post.

4668446-familia-feliz-padre-madre-y-nino-mas-de-fondo-blanco

exame-de-sangue-20131006-size-598

Pais com Rh positivo podem ter filhos com Rh negativo SIM !

===================================