Curiosidades

Desafio para a ciência: Este homem hibernou por 24 dias

Desafio para a ciência: Este homem hibernou por 24 dias
Esse texto foi útil para você?

Em uma incrível demonstração de resistência, um praticante de trilha japonês sobreviveu por 24 dias ao clima frio sem comida e sem água, em outubro de 2006. Na época Mitsutaka Uchikoshi tinha 35 anos, após um churrasco com colegas no alto do Monte Rokko, no oeste do Japão, resolveu descer sozinho a trilha. Ele se perdeu, sofreu uma queda e fraturou a bacia.

Uchikoshi sobreviveu por mais de três semanas em uma floresta de montanha, sem comida ou água em que os médicos acreditam que é o primeiro caso conhecido de um ser humano em estado de hibernação. Ao que parece, após sofrer a queda o rapaz ficou desacordado e seu corpo reduziu ao máximo todos os sentidos e reações, tal como os animais que hibernam. Ele relatou sua última memória: “No segundo dia após ter me perdido, o sol estava quente, eu estava em um campo, e eu me senti muito confortável, tive muito sono e acho que adormeci. Essa é a memória que tenho do que passei”.


Após 24 dias, um alpinista o encontrou. A temperatura do corpo Uchikoshi havia caído para apenas 22 graus, o pulso era pouco perceptível e que ele estava sofrendo de falência de múltiplos órgãos e perda de sangue. Os médicos acreditam que ele perdeu a consciência após sua queda e que a sensação de conforto e sono foi um delírio. Seu corpo e instintos de sobrevivência se apagaram, deixando-o em um estado letárgico no momento em que a temperatura na montanha caiu para 10 graus.

Uchikoshi caiu em um estado de hipotermia numa fase muito precoce, que é semelhante à hibernação, por causa disso seus órgãos baixaram o metabolismo para quase nada, protegendo seu cérebro. Especialistas em hibernação acreditam que esse é um fato extraordinário e revolucionário. Não existe consenso sobre o que pode ter acontecido a este homem, especialistas em nutrição garantem que é possível viver vários dias sem comida, no entanto a falta de água causaria desidratação dos órgãos e consequente morte em poucos dias. Este fato é absolutamente incrível e fisiologicamente impossível.

hibern

Há anos, cientistas vêm sugerindo que a hibernação humana seria possível e poderia ser usada para retardar a morte de células durante o tratamento de doenças fatais 😮

—————————————-

FONTE: BBC


Comentários

Novidades

Topo