Sua saúde

É verdade que a Síndrome de Down não ocorre em pessoas com pele negra?

Síndrome de Down: É verdade que a doença não acontece em pessoas negras?

É verdade que a Síndrome de Down não ocorre em pessoas com pele negra?
5 (100%) 1 vote

“Minha pergunta é sobre a Síndrome de Down… parece que ocorre apenas em pessoas de pele branca. Isso tem a ver ou eu estou equivocada? É verdade que pessoas negras não têm essa doença?” Ruanna

Ruanna, isso não é verdade. As pessoas negras também podem apresentar este problema. A causa da síndrome é um cromossomo a mais infiltrado no DNA (o material que carrega nossas informações genéticas). Normalmente, as pessoas possuem seus genes distribuídos em 23 pares de cromossomos, totalizando 46 ao todo. Aquelas pessoas que possuem Down têm um cromossomo a mais no par número 21, totalizando 47. Chamamos essa anomalia também de Trissomia do Cromossomo 21. Essa alteração no DNA causa os sintomas conhecidos, como rosto achatado, músculos flácidos, problemas cardíacos e às vezes retardamento mental.

Embora os casos desta trissomia serem mais conhecidas em pessoas brancas, os negros também podem adquirir esse cromossomo a mais. A distribuição do Down é igual para todos. Uma curiosidade é que estudos desenvolvidos em 2001 comprovam que, em média, pessoas brancas com a síndrome vivem o dobro do tempo que os negros. Entretanto, esse dado não possui uma explicação do porquê. Assim o assunto ainda merece mais pesquisas.




Um fator muito comum pode influenciar para aquisição desta trissomia: idade materna. Em mulheres com menos de 35 anos, a incidência é de uma criança com o problema para cada mil partos. Para mães com mais de 40 anos, a proporção chega a um caso para cada quatro dezenas de nascimentos.

Negros com Down vivem menos

Um estudo realizado em 2001 publicado na revista científica The Lancet concluiu que, em média, brancos com a síndrome vivem o dobro do tempo que os negros. Geralmente, as mortes estão associadas a problemas cardíacos congênitos e a idade média dos brancos com Down é de 49 anos enquanto os negros vivem em média até 27 anos. Entretanto, o próprio órgão americano frisa que este dado estatístico se refere a um único estudo e, como os especialistas ainda não sabem explicar o porquê de tamanha disparidade, o assunto ainda merece mais pesquisas.



Síndrome de Down: É verdade que a doença não acontece em pessoas negras?

Trissomia do Cromossomo 21. Pessoas com Down possuem um cromossomo 21 extra!

Artigo: Quanhe Yang et al ME


 


6 comentários

6 Comments

  1. provavelmente sobrevivem mais brancos que negros pelo simples fato de ser mais comum em brancos e eles serem a maioria da população.

    • Rose

      em

      Esse comentário não tem lógica. Se existissem 1000 brancos com síndrome de Down, poderiam morrer muitos ou poucos deste grupo, poderiam existir mais mortes porque o número de sindrômicos é maior, ou mais vivos porque o número é maior.

      Apenas foi dito que os sindrômicos negros sobrevivem menos que os sindrômicos brancos. Ou seja, não foi dito que o número de sindrômicos brancos vivos é maior que de sindrômicos negros, a citação da matéria refere-se ao tempo de vida destes grupos, negros sindrômicos não vivem tanto. Morrem mais cedo, vivem menos. Em nenhuma parte da matéria diz que há mais brancos que negros com síndrome de down, embora possamos concluir que: Mesmo que nasçam negros e brancos sindrômicos exatamente no mesmo número, se morrem mais cedo os negros, torna-se menos comuns encontrarmos sindrômicos negros.

  2. Mika

    em

    Aceita parceria com meus blogs, pode ser com os dois ou co quarquer um deles, Obrigado.
    Esperando resposta. 😀

  3. Mayana

    em

    🙂
    A coisa mais linda, fofa e maravilhosa.
    :kiss:

  4. kaique

    em

    pra min o cérebro de alguém com síndrome de down é menos desenvolvidos que os outros e assim o cérebro não tem força o suficiente para manter umaa coloração mais forte na pele

    • Evelin

      em

      não seja burro , alem de varios erros de portugues parece que não entende nada sobre.. pigmentação da pele é algo hereditario não é o cerebro que faz a demanda da melanina na pele ¬¬

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo