Quanto tempo dura o fio de cabelo?

“…. e eu tenho muita queda de cabelo, fico preocupada quando vejo o escova cheia deles. Um fio de cabelo saudável dura quanto tempo?” ANGELINA F. DA CRUZ

Olha só Angelina, logo abaixo do nosso couro cabeludo existem em torno de 100 mil folículos. O fio de cabelo nasce em cada um dos folículos e passam por um ciclo de três fases:

FASE ANÁGENA: Fase de crescimento ativo do cabelo. Dura de três a seis anos.
FASE CATÁGENA: É uma fase de regressão, ou seja, o cabelo começa a “morrer”. Dura três semanas.
FASE TELÓGENA: Dura cerca de três meses. O cabelo morto é empurrado por um novo fio anágeno que o substitui.

Em uma pessoa saudável, cada fio de cabelo cresce cerca de 1,25 cm por mês durante dois a seis anos, e então entra na fase catágena e telógena e cai. Geralmente os fios que vimos na escova e no piso do banheiro é normal, pois as pessoas perdem de 50 a 100 fios de cabelo todo dia como parte do ciclo telógeno normal.

Preste atenção se os cabelos caem mais fios do que nascem, se o novo cabelo é mais fino do que o cabelo que caiu ou se o cabelo cai em tufos, pois essas são as principais caracteríticas de alguém que está ficando careca!

Entretanto, a mulheres não devem se preocupar. A calvície é causada, quando o hormônio masculino testosterona age no folículo capilar reduzindo a produção de cabelo e produzindo fios mais finos e mais fracos até pararem de nascer. Na menopausa, a quantidade de estrógeno (hormônio feminino) dimunui e aí sim, as mulheres podem perder o cabelo, mas é raro atingirem uma calvice como dos homens.

menina-penteando-cabelo
Um fio de cabelo é ativo de três a seis anos, depois disso, começa o processo de queda para o nascimento de um fio “novinho em folha”!

—————————————————–
FONTE: COMO TUDO FUNCIONA (UOL), VOCÊ SABIA (TERRA)