Curiosidades

Por que um chute nos testículos dói tanto?

Por que um chute nos testículos dói tanto?
Esse texto foi útil para você?

… Eu não sei o quanto dói, mas sei que o saco ou escroto (enfim os dois nomes são feios), é uma região rica em terminações nervosas. Para piorar a situação, os testículos não são protegidos por uma grossa camada de derme, como ocorre com outras áreas de grande sensibilidade no corpo, como a ponta dos dedos. É por isso que, apesar de ambos serem muito sensíveis, um impacto nos testículos dói muito mais do que, por exemplo, bater os dedos na mesa.

Apesar de ser muito sensível à dor, o escroto consegue se preservar de danos maiores por estar suspenso, o que amortece o trauma. Mas, uma pancada nessa região pode provocar um sangramento interno causando inchaço, dor e hematomas. Além disso, músculo que envolve os testículos pode se retrair tão depressa que nervos e artérias que seguram as “bolas se enroscam”, impedindo o fluxo de sangue, isso pode causar gangrena… Mas como uma pancada muito forte, a cápsula que protege os testículos pode se romper e vazar o conteúdo interno. Aí, só com cirurgia para resolver o problema.


A dor também diz respeito a anatomia dos nervos  dos testículos. Tais estruturas são inervados por um grupo de nervos chamados “plexo simpático” que são também responsáveis pelo estomago e coração.  Com esta inervação coletiva, uns podem interferir no funcionamento dos outros, sendo possível até uma parada cardíaca ou indigestão depois de um choque nos testículos, em casos extremos, pode levar à morte.

OUTRAS CURIOSIDADES:

Em situações de medo, a retração dos testículos vêm de um estímulo de adrenalina. É ela que deixa todo o organismo em estado de defesa, inclusive as bolinhas, que “sobem” pra evitar um possível choque

Para o bom funcionamento da fábrica de espermatozoides, é preciso que os testículos estejam sempre 1 ºC abaixo da temperatura corporal, que fica na casa dos 36 ºC – 37 ºC. Por isso, no frio, o músculo cremaster suspende os bagos para mantê-los quentinhos junto do corpo. No calor, é o contrário.

 Os testículos se formam ainda no embrião. A princípio, eles ficam dentro da barriga do bebê, perto dos rins. Só ao final da gravidez, descem para o escroto. Na infância, eles têm pouca função, produzindo apenas um pouco de testosterona.

 É por volta dos 12 anos de idade que os testículos começam a produzir espermatozoides. A pele da região, antes mais clara e lisa, pode escurecer e enrugar, por causa do estica-e-puxa dos testículos.

Bom, nem preciso dizer o quanto cigarro, drogas e anabolizantes fazem mal à saúde como um todo e, claro, para os espermatozoides. Pois saiba que, no caso dos anabolizantes, eles podem levar até à atrofia testicular. Ai!…

funny-designed-photos-of-photoshop-3

—————————————————————-

FONTE: MUNDOESTRANHO

Colaboração: Marchiori Angelo


Comentários

Novidades

Topo