Por que às vezes acordamos com os olhos inchados?

Sempre que durmo “mais do que a cama” meus olhos amanhecem inchados. Mas às vezes isso não acontece. Queria saber por que acordamos com os olhos inchadinhos. Maryna – Itaquaquecebuba (SP)

Pois é Maryna, sabemos que nosso corpo cerca de 70% composto de líquidos. Embora a maior parte desse líquido esteja no interior das células (intracelular), cerca de 1/3 circula por fora das células do nosso organismo, por isso é chamado de “Líquido Extracelular”.

Esse líquido está em movimentação constante por todo o corpo, misturando-se aos líquidos teciduais através das paredes dos capilares sanguíneos, ele carrega íons e nutrientes dos quais as células necessitam para a manutenção da vida celular.

Durante o dia devido à força da gravidade, por ficarmos de pé a maioria do tempo, o tal líquido vai descendo e se alojando nas partes inferiores do corpo, o que explica por que é comum as pessoas que ficam o dia inteiro em pé terem as pernas inchadas à noite.

Quando nos deitamos para dormir, os líquidos extracelulares se distribuem mais uniformemente, por todo o corpo (inclusive a cabeça) provocando o inchaço nas pálpebras. É importante notar que não só as pálpebras e a região abaixo dos olhos se incham, mas todo o nosso rosto amanhece inchado. E se você dorme de lado, a parte do rosto que ficou para baixo ficará ainda mais inchada.

Aquelas pessoas com problemas cardíacos, circulatórios ou renais possuem dificuldade para eliminar líquidos pela urina, e por isso têm tendência a inchaços maiores. Geralmente terminam o dia com os pés muito inchados e amanhecem com o rosto parecendo uma “lua cheia”.

tumblr_l69jyzv4jk1qcmfd7o1_500
Se ficarmos de pé os líquidos extracelulares tendem a se acumular nas pernas, graças à famosa força de gravidade.

FONTE: MUNDO ESTRANHO