As fezes de morcegos causam doenças?

“Muitas pessoas me perguntam sobre morcegos, que habitam árvores nas proximidades de suas residências e uma senhora levantou uma dúvida, que não soube responder: e quanto às fezes? Ela lava a varanda descalça ou de chinelos, portanto, sua pele entra em contato com elas.” WANDA

Olha só Wanda, na verdade existe sim uma doença relacionada a fezes de morcegos, a Histoplasmose. Trata-se de uma infecção causada por um fungo (Histoplasma capsulatum), ela pode não só acometer o homem como também outros mamíferos.

Este fungo ocorre naturalmente no solo e seu crescimento é favorecido por material orgânico como fezes de morcegos (e pássaros), em condições de umidade e calor, como sótãos e cavernas. Ao se agitar fezes ressecadas desses animais, partículas contendo esporos do fungo espalham-se no ar como poeira. A infecção ocorre quando as pessoas inalam essas partículas. A doença pode ficar restrita ao pulmão ou tornar-se sistêmica.

A gravidade depende da carga de esporos inalada. A maioria das pessoas não tem efeitos aparentes da doença. A doença respiratória aguda é caracterizada por sintomas respiratórios, sensação geral de estado de doença, febre, dor no peito e tosse seca. É recomendado, o uso de máscara ou lenços úmidos sobre o nariz e a boca sempre que se entrar em locais onde se alojem pássaros ou morcegos.

batguanox450

morcego_mamifero_raiva_jornal_de_lavras1

—————————————————–

FONTE: MORCEGOLIVRE