Curiosidades

Descubra agora porque o girassol gira acompanhando o sol



Hoje minha professora falou sobre o girassol. E eu fiquei com uma pergunta na cabeça: Como eles giram conforme o sol? Juh

Boa pergunta, Juh! Esse curioso movimento acontece porque a planta é adaptada para captar a maior quantidade possível de energia solar, absorvendo mais luz para fabricar energia. A primeira razão é que sua flor (na verdade um inflorescência, um conjunto de até 2 mil micro flores que ficam no círculo entre as pétalas) pende como uma bandeja virada para o Sol.


Isso ocorre porque o crescimento do caule do girassol responde à ação da luz. Durante o dia, o lado escuro acumula auxina, um hormônio que regula o crescimento vegetal. Com isso, a parte sombreada cresce mais, deixando a flor quase perpendicular ao Sol.

A ação do hormônio do crescimento também interfere no comportamento do caule da planta quando faz sol. Na presença dos raios solares, a auxina presente nas células muda para a parte não iluminada das plantas, como se fugisse da luz. Essa migração hormonal acaba fazendo com que a flor gire na direção do Sol. Depois que acaba a luz, esse efeito cessa e o girassol volta para sua posição original.

Esse movimento só dura até o vegetal florescer. Depois disso, a planta permanece sempre virada para o leste. Tudo indica que o movimento acaba porque o florescimento inibe a ação dos hormônios responsáveis pela atração solar.

girassol_984_1600x1200

O girassol gira por causa de migrações hormonais na planta.

—————————–

 

Comentários

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.