Curiosidades

Por que algumas pessoas ficam com o pescoço vermelho ao ingerir bebidas alcoólicas?

“… a minha dúvida é a respeito daquelas pessoas que ficam com o rosto e pescoço vermelhos, quando ingerem álcool  Acontece geralmente com japoneses. Já li algo a respeito mas gostaria de saber melhor!” Carla




Essa é uma ótima dúvida, Carla! O vermelhão no rosto de algumas pessoas quando ingerem álcool pode significar mais que simplesmente uma reação a vergonha. Este “vermelhão” é causado por um aumento no fluxo sanguíneo e pode acompanhar náusea e batimentos cardíacos acelerados.

Essa reação é causada principalmente por uma deficiência herdada numa enzima hepática chamada ALDH2, uma característica compartilhada por mais de um terço da população de famílias do leste asiático (os japoneses, chineses ou coreanos).

Meia garrafa de cerveja já pode deflagrar a reação. A deficiência resulta em problemas para metabolizar o álcool, levando a um acúmulo no corpo de uma toxina chamada acetaldeído que provoca o “vermelhão” na pele avermelhada. Pessoas com duas cópias do gene responsável por isso têm reações tão desagradáveis que são incapazes de consumir grandes quantidades de álcool. No entanto, aqueles com somente uma cópia do gene podem desenvolver uma tolerância ao acetaldeído e se tornaram consumidores regulares de álcool.

550px-Drink-and-enjoy-the-beer-Step-8



As pessoas com deficiência de ALDH2 possuem mais dificuldade de metabolizar o álcool que consomem.

FONTE: G1, REVISTA ÉPOCA
4 comentários

4 Comments

  1. Carla

    em

    Ahhh, agora sim eu entendi!
    Muito obrigada xará, até a próxima!
    E não canso de dizer que seu blog é maravilhoso, SEMPRE passo aqui, esta em primeiro nos meus favoritos!
    beijão 🙂

  2. Kzin

    em

    Por isso eu nao gosto d beber, tenho metabolismo otimo pra alcool mas alcool n eh bom pra nd so pra carro ^^ e nem tanto assim

  3. selma

    em

    Olá estou procurando uma resposta e ainda não encontrei, talvez possa me ajudar…bem tenho notado que algumas vezes na parte abaixo do pescoço e antes dos meus seios fica muito vermelho, como se eu tivesse tomado sol com uma camiseta, mas não fico no siol e nem bebo nada alcólico…se puder me responder agardeço, ah uma vez ouvi dizer que tem haver com problemas de coração, será??/ Obrigada. Selma. obs não é uma resposta,,,desculpe…

  4. Fábio Maia de Carvalho

    em

    Algumas vezes acontece isso comigo também após ingerir bebida alcoólica, fico vermelho no rosto e pescoço, as pessoas ficam assustadas, sinto que estou com os batimentos cardíacos mais acelerados, queria saber se é perigoso isso ?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo