Animais

Como as moscas fazem para comer?



“Fiquei reparando uma mosca daquelas comum de casa. Ela ficava lambendo onde estava pousada. Por que elas fazem isso?”  Deisiane Ribeiro

Olha Deisiane, essas “lambidas” são uma fase da alimentação das moscas e vou te dizer que o hábito alimentar delas não são nada animadores! A dieta inclui fezes, pus, escarro, cadáveres de animais, comida podre e vegetais em decomposição. Elas se sentem atraídas por esse menu por dois motivos: pelo forte odor e porque são eles que permitem o desenvolvimento das larvinhas.


Quando elas encontram algo que seja “degustável”,precisam ingerir, mas pela falta de dentes, elas não podem morder ou mastigar. Quando a refeição é líquida, a tarefa é fácil. O aparelho bucal delas são mesmo preparados para sugar e ingerir alimentos liquefeitos, bastando para tal acionar a sucção. O alimento vai diretamente para o estômago da mosca e pronto!

Assim, se forçadas a enfrentar algo mais sólido, como um grão de açúcar, sangue seco, ou um pedaço do seu sanduíche que ficou destampado encima da pia, elas têm de empregar tática diferente:

Primeiro, a mosca raspa a comida seca com os pêlos do extremo do probóscide. Isso libera as partículas alimentares que estiverem soltas e esfareladas. O movimento que parece uma “lambeção”! Depois, ela precisa diluir o conteúdo, e então adicionam uma mistura de saliva e sucos digestivos. Ela simplesmente vomitam saliva e material digestivo sobre a comida e, alguns segundos depois, os sucos dissolvem a comida e a mosca suga tudo de volta!

Não dá para perdoar as moscas pois elas usam as pernas impregnadas com germes fatais para caminhar sobre (e provar) seu sanduíche. E se ela decidir se alimentar, pode regurgitar sobre ele porções de sua refeição anterior. Ecaaa!!!

mosca

Os pontinhos escuros deixados pelas moscas em paredes e superfícies são indícios da refeição recente de uma mosca. Os pontinhos são os restos do hábito de regurgitação. Ecaaa!!!

————————-

FONTE: COMO TUDO FUNCIONA (UOL), MUNDO ESTRANHO

 

 

 

Comentários

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.