Por que soluçamos?

“Eu também tenho uma perguntinha: por que soluçamos? Como parar de soluçar sem recorrer às superstições da vovó ? Ou será que elas são boas mesmo? ” SAMANTA FURLANETTO 

Eu odeio soluçar… Mas a causa do soluço é um assunto muito interessante. O soluço nada mais é do que uma respiração com espasmos provocada pelo súbito fechamento da glote (abertura localizada na laringe, que serve de passagem de ar para os pulmões) junto com uma contração repentina e involuntária do diafragma, músculo que separa o tórax do abdome e está relacionado à respiração.

Normalmente, o soluço não causa problemas para a saúde e desaparece espontaneamente em alguns minutos. O som característico. do soluço (hic, hic, hic) é causado pelo fechamento repentino das cordas vocais.

glote
Soluço é nada menos que uma respiração com espasmos provocada pelo súbito fechamento da glote.

Até mesmo os bebês no útero podem ter soluços. O soluço pode aparecer quando você come muito rápido, porque engole ar junto com a comida,  quando enche o estômago demais e acaba irritando o diafragma. Mas uma das principais causas dessa irritação é um refluxo de ácido estomacal.

Para se livrar do soluço, é possível utilizar algumas técnicas bem simples, como respirar em um saco de papel durante alguns minutos, fazer gargarejos com água fria e prender a respiração pelo máximo de tempo que conseguir (essa sempre funciona comigo), tomar água gelada. Outra opção é deitar de bruços por um tempo, pois essa posição faz com que a respiração se torne mais intensa, forçando o diafragma a voltar a funcionar normalmente.

mulher-com-soluco
Hic, Hic, Hic.. Com a contração do diafragma, a laringe (na garganta) se fecha, prendendo o ar. Esse segundo reflexo faz as cordas vocais vibrarem, causando o barrulhinho do soluço: Hic! Hic! Hic!

FONTE: SUPERINTERESSANTE, HUMANBODY