Por que soluçamos?

A causa do soluço é um assunto muito interessante. O soluço nada mais é do que uma respiração com espasmos provocada pelo súbito fechamento da glote (abertura localizada na laringe, que serve de passagem de ar para os pulmões) junto com uma contração repentina e involuntária do diafragma, músculo que separa o tórax do abdome e está relacionado à respiração.

Normalmente, o soluço não causa problemas para a saúde e desaparece espontaneamente em alguns minutos. O som característico. do soluço (hic, hic, hic) é causado pelo fechamento repentino das cordas vocais.

Até mesmo os bebês no útero podem ter soluços. O soluço pode aparecer quando você come muito rápido, porque engole ar junto com a comida,  quando enche o estômago demais e acaba irritando o diafragma. Mas uma das principais causas dessa irritação é um refluxo de ácido estomacal.

Para se livrar do soluço, é possível utilizar algumas técnicas bem simples, como respirar em um saco de papel durante alguns minutos, fazer gargarejos com água fria e prender a respiração pelo máximo de tempo que conseguir (essa sempre funciona comigo), tomar água gelada. Outra opção é deitar de bruços por um tempo, pois essa posição faz com que a respiração se torne mais intensa, forçando o diafragma a voltar a funcionar normalmente.

FONTE: SUPERINTERESSANTE, HUMANBODY