Curiosidades

Por que as pessoas formam um galo quando sofrem uma pancada na cabeça?

Por que as pessoas formam um galo quando sofrem uma pancada na cabeça?
4.5 (90%) 2 votes

” Bati a cabeça na porta do armário e formou um galo enorme. Por que isso acontece? Quanto tempo demora para sumir? Quando ele some, para onde vai?” J. A.




Boooooa pergunta, J.A.! O “Galo”, na verdade, é um tipo de hematoma formado sobre o osso do crânio. Quando tomamos batemos a cabeça, vasos sanguíneos que passam debaixo da pele se rompem e o sangue vaza. O vazamento pode gerar dois tipos de lesão: equimose (quando o sangue escorre entre os músculos e ossos) e hematoma (quando o sangue fica represado, como em uma bolsa).

Nas partes do corpo onde a pele fica muito próxima do osso (cabeça e canela, principalmente), a bolsinha de sangue faz a pele subir, formando um caroço. Isso por que é mais fácil empurrar a pele do que o osso. Naturalmente, o sangue é reabsorvido pelo organismo e o hematoma desaparece depois de alguns dias. Conforme o sangue é absorvido, o “roxo” do hematoma vai mudando de cor, graças à diminuição do nível de ferro no local.

Em casos extremos, quando o sangue não é absorvido naturalmente, o coágulo de sangue precisa ser extraído em cirurgia. Mas, para os médicos, “galo” é bom sinal: indica que o sangue não vazou para dentro do cérebro. De qualquer forma, caroços muito grandes e que demoram para abaixar devem ser avaliados por um médico, pois pancadas violentas podem rachar o crânio.

wpid351-06-12-2009-carters-baseball-game-emmas-big-bump-on-head-4528-d300-090612



Apesar de doloridos, “galos” indicam que a pancada não foi das mais violentas! 🙁


21 comentários

21 Comments

  1. Kzin

    em

    Muito interessante, aprendo muito aqui ^^ e essi kra da foto ai foi grave sim O.o, podia ter sido pior mas algo dakele tamanho kkk, voltei a comentar em horarios não convencionais, prometo q hj finalmente vou durmir ^^ mas antes vou usar um outro twitter meu pra postar sua atualização, espero poder fazer mais pessoas conhecerem o real significado do galo rs, parabens como sempre!

  2. Rafael Julio

    em

    Tia dr. patty!!! mandando mt bem hein… eu msm n fazia idéia do q era um galo, só q eu costumava conseguir mts qd pekeno
    bjos

  3. Gabriela

    em

    oi..eu tenho um galo na cabeça ate hoje,por conta de um acidente nao lembro muito bem porque faz bastante tempo eu tinha 5 anos qnd cai,estava brincando..nao é mtu grande mas da para ver fika na teste na regiao esquerda.as vezes tenho mtu dor de cabeça mas ja se passaram mas de 12 anos q eu tenho esse galo hj eu tenho 17 anos. procurei um medico pra saber se nao tinha nenhum metodo para baixar de vez esse galo ele disse q havia a cirurgia mas q era melhor eu nao fazer pos nao tinha afetado em nada..qnd eu sofri o acindente minha mae me levou ao medico pos desmaei sendo q nao sofri nada so o galo msm ele disse q era so botar gelo q ia baxar mas nao baixo ate hj isso me encomoda mtu pos sou mtu vaidosa e esse galo é visivel nao mtu mas é.vc nao conheçe nenhum outro metodo sem ser a cirurgia para baixar esse galo ñ??

    • Madson

      em

      Olá, Gabriela…
      Eu tbm tenho esse galo ai que vc falou….ou melhor dizendo “galos” pois são dois…eles ficam na minha testa e eu sei muito bem quando vc fala que incomoda…
      incomoda mesmo… me sinto constrangido quando reparam o meu galo…mas faze o q néh…
      procurei outras pessoas q tenham a testa alta e encontrei…o Jean Claude Van Dame…ele tem um galo na testa tbm…já é um conforto…oasksoapkaposkposamkpoasmkspoa
      Mas o que vale é a beleza interior néh… 🙂

      Beijosss Gabi

      Que Deus te abençõe

  4. Gisele Pereira Lopes

    em

    😀 Que legal achei muito interessante porque sempre tive vontade de saber como que se formam os galos pois,quando era pequena era campeã na arte de colecionar galos “todo dia” era um diferente e conseguia todos nas brincadeiras que faziamos na escola,agora fico feliz em saber que podia ter sido uma coisa bem pior,mas ainda bem que foi só um galo ufaaaaa. :p

  5. vannessa teixeira

    em

    eu a 1 mes dei uma pancada forte entre o olho e o naris do lado esquedo , ao fim de uns dias criou uma bolinha na sorancelha esquerda e desapareceu mas agora continuo a te uma inpresao no olho o que me asusta e que fui operada a um aneurisma cerebral do mesmo lado a um ano e meio , sera que pode er consequencias ?
    se poder me mandar a resposta para o meu emeil por favor

  6. gabriel

    em

    O dr to com um galo enorme na minha testa, pois se pudesse mim dizer como fazer para ele sumir pois esta muito grande e presciso ir a escola por favor mim responda logo o possivel

  7. fernando theodoro

    em

    a quase um ano bati a cabeça,foi uma pancada bem forte,surgio uma bola no local na hora senti uma dor insupotavel mas não fui ao medico,deu uma baixada mas sinto pressão na nuca dores as vezes …estou preuocupado …….pois ja faz um bom tempo,…….sera que pode ser um coagulo….pode vir a acotecer o pior comigo………………………depois de tanto tempo pode piorar.obrigado a quem me ajudar .

  8. Mirna

    em

    Nossa, o cara da foto ér tenso hen…
    Eu tbm nem fazia ideia de como se formava um galo, ou o q era um galo. Só sei q sou ‘profi’ em formar galos.Agora msm bati a cabeça na porta da sala, e formou mô galão e tá doendo pra caramba!
    Obrigada pela explicação.

  9. niel

    em

    oi..eu tenho um galo na cabeça ate hoje,por conta de um acidente nao lembro muito bem porque faz bastante tempo eu tinha 5 anos qnd cai,estava brincando..nao é mtu grande mas da para ver fika na teste na regiao esquerda.as vezes tenho mtu dor de cabeça mas ja se passaram mas de 12 anos q eu tenho esse galo hj eu tenho 24 anos. procurei um medico pra saber se nao tinha nenhum metodo para baixar de vez esse galo ele disse q havia a cirurgia mas q era melhor eu nao fazer pos nao tinha afetado em nada..qnd eu sofri o acindente minha mae me levou ao medico pos desmaei sendo q nao sofri nada so o galo msm ele disse q era so botar gelo q ia baxar mas nao baixo ate hj isso me encomoda mtu pos sou mtu vaidosa e esse galo é visivel nao mtu mas é.vc nao conheçe nenhum outro metodo sem ser a cirurgia para baixar esse galo ñ??

    • diogo

      em

      oii..eu li seu post falando sobre sua pancada mas nao vi a resposta do dr…fiquei curioso pois tbm tenho um igual ao seu no mesmo lugar rs, o que ele te respondeu pra baixar isso

      agradeço desde ja
      obg

    • felipi

      em

      nossa , aconteceu o mesmo comigo , quando eu tinha 5 anos cai do sofá por estar pulando , não bastava esse e dois anos mais tarde eu estava descendo uma ladeira e escorreguei , formou outro galo , um de cada lado da testa . já se passaram 8 anos e eles formaram “galos” q nunca baixaram , eu não gosto deles, eles me incomodam muito e acabam com minha autoestima . 🙁

    • gleibson

      em

      tambem tenho esse bendito galo. Quando tinha 9 anos subir no corredor de casa, escorreguei e cai de testa no chão. subiu um galo no lado direito da testa. Foi baixando com o tempo, mas não totalmente. ficou um pouco saliente do tipo Van Damme. Hoje estou com 27 anos e tenho muita vergonha quando alguem percebe esse galo. E agora?

  10. fran

    em

    Ola bati com a cabeça a uns 7 meses e o galo q apareceu é pequeno bem no alto da cabeça e nao sumiu ate hoje mas se eu aperto ele doi do contrario nao me encomoda em nada e o tamanha nao amenta sera q é grave ?

  11. Guilherme Moreira

    em

    Ola Pessoal eu tbm tenho um galo desde qndo eu era pequeno agr tenho 15 anos e n sei como resolver, isso me incomoda muito tbm não é muito grande mas da para perceber. eu estou tentando tratar o galo com gel masageador doutorzinho não sei se resolve mas estou tentando. me ajuda se vcs tiverem um método que possa diminuir um poco ou remover agradeço bastante vlw.

    • Carlos Eduardo

      em

      Procure um médico!

  12. yuri

    em

    Tambem tenho esse galo do lado direito da testa, cai quando tinha 8 anos enquanto adava de Skate.
    parece que a maioria das pessoas dos comentários também tem, pensava que só eu tinha…

  13. fábio

    em

    Eu pensava que só eu tinha galo na testa(no meu caso são dois), eu caia muito como criança, encomoda sim , não conheço a formula para tirá-lo, se conhcesse pagaria sem pena, essses galos acompanha minha vida por muitos anos, alguém sabe me informar como ele se forma, será que o osso da testa estufa,,sei lá.seja que for eu os detestos,queria muito me livrar deles….

  14. Marco

    em

    MAIS UM DA LISTA. Eu também tenho um galo no lado direito da testa e uma cicatriz. Não é tão notável mas isso me incomoda. Quero tirar… mas tenho receio da cirurgia por ser na cabeça. E, também, pelo preço ser nenhum pouco acessível. Fui num cirurgião plástico e o mesmo me disse que entraria com uma lixa, através de um corte um pouco mais acima, na área do cabelo, e removeria o galo. Enfim, não fiz nada por receio. Pretendo deixar essa neura de lado, mas sei que não é fácil quando você enxerga todo o dia o bendito. Fato: sou bastante vaidoso.

  15. william

    em

    eu tbm tenho esse problema do lado direito, existe alguma cirurgia pra isso ? se alguem puder me informar eu agradeço!

  16. Michele

    em

    Gostaria de saber se quando o “galo” sobe se pode ficar apertando para abaixar, tipo as pessoas mais antigas tem hábito de ficar tentando abaixar o “galo” com uma faca, minha mãe sempre faz isso rsrs, pode ou é prejudicial?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo