Animais

O Bicho Geográfico é um bicho ou uma alergia na pele?

Sempre tive dúvidas quanto os “Bicho Geográfico”. Achava que era uma alergia, mas meu filho desenvolveu a doença e o médico disse que era a larva de um bicho. Fiquei assutado, imagino que posso ter escutado errado. O bicho geográfico é BICHO mesmo? PAULO CÉSAR




É um “bicho” mesmo Paulo. A larva migrans, conhecida vulgarmente como bicho geográfico, é uma doença causada por parasitas intestinais do cão e do gato. Quando esses animais contaminados com o verme defecam na terra ou areia, os ovos eliminados nas fezes transformam-se em larvas.

Quando estamos em contato com uma areia contaminada com as larvas, estas, podem penetrar na pele causando a doença. Por estar em pele humana, a larva não consegue se aprofundar para atingir o intestino (o que ocorreria no cão e no gato), e caminha sob a pele, formando um túnel tortuoso e avermelhado.

Essa parasitose, é mais comum em crianças, que geralmente, sentam no chão,a areia da praia, ou até na caixa de areaia da escola para brincar, por causa disso, os locais mais comumente atingidos são os pés e as nádegas. As lesões são geralmente acompanhadas de muita coceira.

a823a767fd4ed55149669acd792ab14a



img0082

O bicho geográfico, é uma doença causada por parasitas intestinais de cão e do gato.
—————————————————–

FONTE: DERMATOLOGIA. NET, WIKIPEDIA



Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


61 comentários

61 Comments

  1. Maria Angélica

    em

    É esse o tal “cobreiro”, ou o “cobreiro” é emsmo um tipo de herpes ?

  2. Curiosa

    em

    Como se cura o Bicho Geográfico, então?

    • Francielen

      em

      Existe remedios para curar essa verminose… mais geralmente elas não duram tempo..esse verme acba morrendo por falta de nutrientes .. é bom colocar gelo sobre a lesão ..pois este verme não suporta poucatemperatura..!

  3. Calma gente, o Bicho Geografico é curado através de remédios, mas agora não estou lembrando o nome desse remédio. Procura no Google assim: Remédio para combater o Bicho Geográfico.
    Lá você vai achar tudo! =]

  4. Kzin

    em

    Ele desenhou um coração :love:

  5. Ricardo Rodrigues

    em

    É uma cocerinha tão gostosa.. ehheheheh 😆

  6. jackeline

    em

    sou estudante de c.biologia da ufpb.gostei demais do blog vc esta de parabéns.até estou divugando entre os colegas.coloquei ftos no meu orkut e textos..citando o blog..

  7. JACKELINE obrigada, querida! :love:

  8. Isabella

    em

    Oiee! 😀

  9. manina

    em

    :love: :kiss: 😀 amei a cara do ricardo :love: :love: :love: :love: :love:

  10. ju e cami

    em

    isso é muito NOJENTOOOO
    :woot:
    não tinha uma foto melhor quase eu vumito
    mas minha amiga vumito

  11. Moniky

    em

    o biixa buurra!
    tu quase VUMITAH EM QUEM?
    retardada Aparede a ESCREVER!

  12. Barao

    em

    Tem um bichinho, que parece(ou é)piolho de galinha. E bem pequeno e amarelo e ta na minha mesa e no computador, tem um monte, morde e da alergia. Nao sei o que faço, me ajude.

  13. igor

    em

    🙁 eu pegui o bichinho geografico. e como que eu fazo para tirrar ele o mais rapido possivel. eu tenho 13 anos ;-( 8) 😮 🙁

  14. Rita de Cassia

    em

    Adorei o blog, Parabéns muito criativo e com noticias importantes.
    Um Abraço!!

  15. nunca vi ele fora do corpo 😉

  16. um colega meu ja me falou deste bicho 🙂

  17. eu nao tou gostando deste bicho 👿 eu acho que e mentira:ninja: estas fotos e mentita:evil: e nunca me engana com este bichicho porque voces sao tontos 👿

  18. agora para de mentir seus ediotas :alien:

  19. voces param :bandit:

  20. agora vou embora de nervoso:alien:

  21. o bruno existi sim ta amigo

  22. o bruno e meu filho-ele pença que nao existe-mas pra min existe-porque eu vi um no cara

    • Marcia Simone

      em

      Oi pessoal, uma pergunta,e si um animal como o cachorro fica esfregando no tapete da sala, esse verme pode passar para o tapete e infectar uma pessoa?

  23. ta agora que meu pai jair esplicou agora acredito

  24. este bicho se chegar no crone ou no coraçao voce morre:p

  25. ele e forte em 🙂

  26. dutz

    em

    :love: :love: :love: :love: :love: 👿 :sleep: xD 😉 8) :woot: :love: :woot:

  27. helena

    em

    isso coça até a gente nem dormir mais…horrível…mas tem remédio oral e pomada..já tive tb!

  28. Meire

    em

    Estamos na prais esta final de semana e vimos vários desenhos na areia sa prais após ter ficado molhada e notamos que havia um bicho cheio de pernas por debaixo da areia que fazia os desenhos. Como pesquisei e não vi nehuma foto do parasita adulto, fiquei na dúvida como ele seria….Vc saberia se é o bicho geográfico?

  29. Angélica

    em

    Pessoal,

    no caso de terem larva migrans, é só usar uma pomada facilmente encontrada nas farmácias: Thiabendazol.

    Mas no caso de não terem como conseguir, colocando esmalte vocês conseguem matar o “bicho” sufocado, já que se trata de uma larva.

    Funciona comigo quando sento em gramas a conversar com os amigos nessas viagens de feriado, e estou sem a pomada.

  30. eduardo

    em

    ola , meu nome é eduardo e sou de natal rn, mes passado eu entrava em casa a noite e de repente passou numa carreira grande um bichinho de mais ou menos dois a tres cm com o corpo cheio de pelos ou patas(tinha mais pares de patas do que uma aranha e menos do que uma lacraia ou embuá) tem o corpo mole e ao morrer com um disparo de veneno spray todas as patas cairam e esse bicho ficou parecido com uma larva. gostaria de sabe se por essa descriçao tem como vcs saberem que bicho é esse e se oferece perigo, pois ja rodei o google e nao consegui encontrar nada sobre ele. eutenho uma foto dele mas infelizmente nao sei como enviala 😮

  31. Dhebynhaaa

    em

    uall adoreii esse blog tinha duvidas sobrre esse bichoo

  32. 🙁 to triste ja to com esse bicho a 3semanas e tudo q passo ñ da jeito.to perdendo varias aulas me ajudem por favor preciso retonar aos estudos ..estou ficando enposibilitada d andar.,
    by:sal

    • Lena

      em

      Ué, nenhum daqueles remédio que vc tomou ajudou???

    • Já ouviu falar em médico? É um cara que normalmente se veste de branco e fica anos estudando justamente pra tratar enfermidades de todo o tipo…inclusive parasitária.
      Tente se informar sobre um local, normalmente conhecido como consultório, mas esporadicamente você também pode encontrá-los em locais chamados hospitais.
      Tenho certeza que será muito melhor do que ficar se auto medicando e criticando este site (muito bom por sinal) que não tem a proposta de ser ambulatório médico.
      Jésuisi viu!

  33. :woot: obrigada por vcs ñ terem me ajudado em nada.mais ao contrario de vcs vim aqui pra ajudar outras pessoas q possam a vim ter esse mesmo problema.
    eu usei a pomada-(micosbel tiabendazol 50mg/g)tambem usei a soluçao oral q se chama(albendazol-que serve pra matar os parazitas.)tambem existe a capsula que é dozagem unica.espero q esse comentario sirva para alguma pessoa e q possa ajudar alguem q se encontre desesperada como um dia eu fiquei, mais no meu caso tive que faser varias pesquisas em mim mesmo ate q uma dela deu certo.obrigada pela atençao e desejo melhoras!!!

  34. Salete ->infelizmente, eu não tenho conhecimento médico para receitar remédios. O Biólogo só estuda o ciclo de vida do bicho geográfico e o danos do organismo, o tratamento é só com o médico mesmo. Mas esteja a vontade para contar o tratamento que fez. Bjs :love:

  35. acho q um blog como esse é feito para auxiliar as pessoas q estão sofrendo com o mal q essa tal larva pode nos causar.ñ simplesmente saber seu “ciclo” afinal de nada vai me servir saber q ha um bicho dentro d minha pele e q ele ñ para de crescer.mais como vc mesma fala q teu conhecimento se resume apenas a parte biologica vc pelo menos deveria falar para as pessoas que passando gelo no local alivia as dores afinal isso se encontra em um dos livros de biologia q achei.hahaha so mais uma coisa obrigada pela atenção bjs pra vc tambem querida e um forte abraço xau :love: 😀 :kiss:

  36. jessica

    em

    👿 :sick: :alien: :bandit: 🙁 ;-( xD ai ele e muito mal e nogento :sick:

  37. lukas

    em

    oq o bicho geografiko causa? 👿

  38. andrade

    em

    estou com esse bichinho no penis já tem 3 semanas e nada dele morrer.tô cansado de passar gelo.oque eu faço,me ajudem??

    • X

      em

      Corta KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • Vagner

      em

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk cortAAAAA

    • JOAO

      em

      COLOCA CAMISINHA, ELE VAI MORRER POR FALTA DE AR.. KKKKKK

    • FÁBIO EUGÊNIO

      em

      POMADA DE TIABENDAZOL(micosbel) RESOLVE

    • Paula

      em

      Vc não deve ter carne o suficiente pra ele comer 1 mes inteitro, então aguardue depois que ele não tiver mais o que comer ele va embora kkkkkkkkkkkkkkkk

    • Dr. Angelo Marchiori ( Médico Veterinário, Clinico há 22anos)

      em

      Para de fazer sexo com cadelas pois é do reto delas que sai o agente dessa doença.

  39. eliza

    em

    foldan pomada foi com ele que matei o bicho geografico é muito bom recomendo

  40. anawhithy

    em

    Derrepente, apareceu uma coceirinha.,e notei que havia um circulo marcado no braco.,que cocava muito.,nao dei muita importancia na hora .,sai cocando e achando que estava tudo certo.,no dia seguinte ja existia outras marcas pelo bracos.,e mais marcas.,derrepente no outro braco., seria Bicho geografico?
    Como atravessou para o outro braco? agora estavam nos dois.
    Seria o Bicho Geografico ou uma Alergia ?

    Na Duvida : Passei a Pomada OMCILON -AM., ou o Generico que e mais barato: (triancinolona acetonida + sulfato de neomicina + gramicidina+nistatina).

    Parou de cocar milagralosamente apos algumas aplicacoes.
    Nao sei se o tal,”Bicho”esta Morto.,mas agora ja tenho bastante informacoes para combater o que seja.

    Gelo usei algumas vezes,mas resolver mesmo foi esta pomada.

    Mas ainda tenho duvidas sobre se este “parasita”se esta realmente MORTO.
    Pois tenho medo dele entrar na corrente sanguinea e migrar para outro lugar e me matar.

    Porisso gostaria de saber quanto tempo e o CICLO de Vida do Bicho geografico?

    • Jorge

      em

      Milagrosamente? Como assim? vc não aplicou bactericida tópica? onde está o milagre?

    • loliveira

      em

      Pelos sintomas parece escabiose, e bom vc passar por um medico e pedir uns exames de laboratorio.

  41. willian almeida

    em

    bom, o bicho geografico é causado por bactérias de cães e gatos que defecam na areia ou em qualquer lugar esse bicho se transforma em larva e assim quado entra em contato com a pele se transforma e como ele não consegue penetrar mais profundamente ele só camiha na parte superficial da pele.os remédios recomendados são THIABENA, EVERMECTINA OU ALBENDAZOL

    • Thiago

      em

      Acho que não é bactéria Willian, não seria um verme não?! Nunca vi uma bactéria se transforma em larva… ;P

      • Pedro

        em

        Correto meu amigo,O Bicho geográfico cujo o agente causador é o Ancylostoma brasiliensis é um Parasita da classe nematoda e não uma bactéria como foi citado pelo colega ai de cima.

        Um Abraço.

        Pedro Filipe
        Biólogo

    • Pablo

      em

      Poxa cara, tá dizendo no texto que é um verme e você me vem com essa de bactéria com larva?

    • Dr. Angelo Marchiori ( Médico Veterinário, Clinico há 22anos)

      em

      Está errado!
      Não são bactérias e sim larvas em fase infectante, presentes na areia contaminada por fezes de canídeos.
      I
      ndicar medicamentos é função de médicos, o que certamente u não é levando em conta os erros grosseiros do teu texto.

      Isso que tu fez é exercício ilegal de profissão, previsto no código penal, te liga e fecha a boca.

      • Mauro Vilhena

        em

        É isso que também é conhecido como FRIEIRA?
        Acho que no norte e nordeste é conhecido desse nome esse tipo de doença e tem gente no interior que faz é cauterizar com faca quente pra acabar. É uma tortura pras pobres das crianças! Mas existe remédio que os médicos podem receitar?

    • Pedro

      em

      Não é causado por bactérias. É a migração errante de larvas em estagio L3 de nematódeos gastrointestinais de cães e gatos.

  42. MEU IRMÃO JÁ TEVE ISSO NA INFÂNCIA! DEVE SER HORRÍVEL!

  43. Luiza

    em

    Parece um coração no pé do cara. ‘~’

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo