Animais

Quem são as mosquinhas de banheiro? Por que elas só aparecem nos banheiros?

Mosquinhas de banheiro: Fazem mal? Por que estão sempre lá? O que fazer?

Quem são as mosquinhas de banheiro? Por que elas só aparecem nos banheiros?
3 (60%) 5 votes

“Quem são aquelas mosquinhas de banheiro? Por que elas aparecem sempre no banheiro e não em outros lugares da casa? Elas nos fazem mal? O quer fazer para se livrar delas?” Leocádio

Pois agora seu sono não será mais abalado, Léo. Essas mosquinhas de banheiro são dípteros (insetos com duas asas) da família Psychodidae, são também conhecidas como moscas-dos-filtros e são mesmo moradoras assíduas de banheiros. É difícil encontrar um banheiro que não tenha essas mosquinhas, isso porque é lá onde elas encontram o alimento para suas larvas.

Isso mesmo! Na boca do ralo e ao longos dos canos começa a se formar como tempo, uma gosma gelatinosa onde crescem bactérias. Essas moscas depositam seus ovos nas paredes dos ralos e canos, próximo à superfície da água. Com a eclosão dos ovos, emergem larvas famintas que se alimentam deste coquetel gelatinoso de bactérias.




Elas nos fazem mal?

Apesar de pertencerem à mesma família dos mosquitos palha (transmissores da leishmaniose ou úlcera de bauru) as mosquinhas não são transmissoras de doenças. Elas só querem de você, um lugar para fazer a postura dos seus ovos e um alimento as larvas que se desenvolverão nos ralos, canos e frestas do seu banheiro. O único problema mesmo é ter que conviver com esses insetos sempre que usamos o banheiro. Ao mesmo tempo que são inofensivas, são também indicadoras de que é preciso fazer uma limpeza caprichada nos ralos dos banheiros. 



Como acabar com elas

Para eliminar os focos, localize onde elas estão fazendo a sua ovipostura (geralmente nos ralos do banheiro). Feche os ralos, esse é o primeiro conselho. Recomenda-se uma limpeza mais caprichada com água sanitária ou produto que contenha cloro em sua fórmula, principalmente nos locais onde o inseto possa se desenvolver, tais como frestas, canaletas de boxes junto ao piso, ralos. Não é preciso usar inseticida, pois ele eliminará somente o adulto, mas as larvas continuarão lá. Insista nessa limpeza com cloro, com 2 ou 3 processos desses, elas desaparecerão.

Mosquinhas de banheiro: Fazem mal? Por que estão sempre lá? O que fazer?

FONTE: WIKIPEDIA, BORROR, FANTÁSTICO Imagens: yourwildlife



41 comentários

41 Comments

  1. Leocadio

    em

    Obrigado, Karlla, agora posso dormir tranquilo!

  2. Carla

    em

    Olhaaaa
    uma dúvida de muitas pessoas, tenho certeza.
    Grande beijo xará

  3. Kzin

    em

    Eu acho elas fofas voando, tudo bem q ja matei umas mas gosto delas

  4. Perfeito seu post !!
    De utilidade pública, sem dúvida…

  5. Wanda

    em

    Karllinda, alimento é tudo!
    Não fosse sua disponibilidade, na “sopa primitiva” uns tempinhos atrás, talvez não tivéssemos eucariontes na área…

  6. Juliane

    em

    😀 😀 😀 😆 😆 muiiito da hora!!!

  7. Caraca! Acho que todo mundo queria saber disso, mandei esse post pra vários amigos meus e todos eles pensaram a mesma coisa XD
    Ótimo post karlla! =]

    PS: essas mosquinhas tbm são meio burras. Elas pousam na gente e não saem nem se a gente assoprar, remexer e tudo mais. Elas morrem fácil =/

  8. Karlla, eu não sei mais como cheguei ao seu blog, mas adorei o que vi por aqui: divulgação científica sem mito, sem complicação. Parabéns pelo trabalho!!

  9. 😀 tirei uma duvidaa que ñ
    calava!obrig.karlla

  10. Menina esse é meu TOC(trastorno obcessivo compulsivo)matar essas mosquinhas que não respeitam minha casa inteira,e olha que sou muito caprichosa e minha casa super limpa ,mas as danadinhas vem de fora e sujam todas as paredes pois eu as MATO todo dia, vou sair em busca de todos os ralos e sequir suas orientações obrigada.

  11. Georgete

    em

    Olha as anteinhas listradinhas preto e branco q fofo *.* ^_^

    Sao tao fofinhas mas qndo incomodam eu pego e como elas msmo, viram tipo um farelinho na lingua, mas sao fofinhas

  12. Sueli Amaro

    em

    😀 :sick: estas larvas são muito nojentas, mas a melhor informação que consegui, obrigado..

  13. Cao Sentado

    em

    Ate achava a mosquinha do box simpatica, a Margarida. Anda sumida… vou pedir pra empregada parar de limpar o ralo e deixar a gelatina da Margarida. 🙂

  14. Jessica

    em

    Ka! amei a informação!
    elas são uma graça mesmo!!!
    fiquei sabendo que depedendo do caso elas podem causar miíases é verdade? :woot:
    bjaaaao
    Parabens pelo site! 😉

  15. 👿 Meu pai odeia essas mosquinhas,todas as vezes que ele vai tomar manho e vê uma delas ele começa a matá-las. 😆

  16. Selma

    em

    Oi Karlla, sou bióloga também, mas não gosto dessa área de zoologia de invertebrados. Adorei seu blog e vou estar sempre consultando na dúvida dessa área. Minha especialidade é Legislação e licença ambiental.
    Abraços
    Selma – SP

  17. Raquel

    em

    😀 Amei já não sabia o que fazer,limpo meu banheiro diariamente,mas elas estão sempre,um dos ralos mantenho fechado,então manterei os dois e vou jogar água fervida sempre nos ralo,elas me apavoram pq limpo e não vi ao resultado eficaz,agora sei que devo fazer.
    Obrigada por este site que encontrei fazendo pesquisa no google.
    Parabéns. 😆

  18. oi, estou com grande problema no meu banheiro, esta todo infectado por mini moscas de ralo, descobri hoje que o ralo esta com vazamento entrando agua direto para terra, solucionei o problema do ralo, agora preciso acabar com esta moscas que ficam muitas pousadas no teto do meu banheiro. eu as detesto, me ajude!

  19. Karlla, achei essa informação muito importante. Postei no meu blog com seus devidos créditos. Tudo bem?
    Muito obrigada pela informação.
    Bj Grande

  20. DANIELE – > Obrigada por fazer merchan, pode usar quantos textos quiser! :love:

  21. Rafaella

    em

    =OO
    graças a Deus uma luz na minha vida!! kkkkkkkkkkkkkk
    eu já tava ficando doida matando esses bichos do inferno!
    joguei água sanitária no banheiro todo, vamos ver se vai funcionar agora!

  22. rosane

    em

    🙁 no meu banheiro aparece uns bichinhos pretos parece umas minhoquinhas pretas de da porta do boxe

  23. Poxa, sempre achei essas moscas tão bonitinhas!

  24. No meu banheiro só tem 2 que são meu amigos
    o nome dels são Coraçao preto
    pq elas parcem um coraçao rrsrsrss 😀

  25. 🙂 vou fazer isso

  26. Altair

    em

    Karla, bom dia!

    No meu banheiro tem aparecido uns bichinhos pretos parece umas minhoquinhas pretas.
    O que podemos fazer para elimarmos, uma vez que já jogamos cloro a limpeza e constantante e ainda assim continua aparecendo.

    Obrigado

    • liliane

      em

      olá no meu banheiro tambem aparece essas minhoquinhas pretas mas pelo que pesquisei são as lavas dessa mosquinha do banheiro .

  27. Mônica Borba Vertuani

    em

    Bom dia!
    Entrei hoje no site em busca de “SOCORRO”, pois, está tenso no meu banheiro.
    Ontem meu marido nas últimas, jogou em escesso spray bactericida, com cheiro horrível, quase morri envenenada e com uma alergia crônica.
    Mas enfim, vou seguir o conselho, bastante água sanitária e água fervente, vamos tentar…tomara q dê certo. Tchau.

  28. thamyres

    em

    está saindo do ralo do meu banheiro minhoquinhas pretas e eu pesquisei e são sanguissugas o que fasso para esterminar com elas pois são muitas já joguei vinacre,sal,agua sanitaria e parese que é pior aparese mais m ajude por favor.

  29. Daniele

    em

    Pôxa, ontem li sobre as moscas de banheiro no seu site e segui os passos ensinados para acabar com elas(Joguei vários litros de água fervente nos ralos do banheiro daqui do meu apartamento e depois coloquei aguá sanitária, isso sem falar nas esfregadas com escovão e sabão) , mas quando amanheceu, elas voltaram!
    Não sei o que fazer… Moro num prédio de 4 andares e o meu apartamento é no térreo e se eu olhar da janela do meu banheiro posso ver a tampa do esgoto do prédio (que está sempre fechada). Será que é por causa desse esgoto ser tão perto do meu banheiro que não consigo acabar com as moscas?
    Queria saber se pode me dar alguma dica.
    Obrigada!

  30. Isaias Corrêa Bernal

    em

    Eta mosquinhas chata, obrigado pelas informações

  31. flaviah

    em

    Oi Karla
    O meu maior problema é que essas moscas estao invadindo o aguario da minha tartaruga ainda mais por causa do aquecedor, nao posso colocar agua sanitaria mais lavo pelo menos uma vez semana mais praticamente acabo de lavar e no outro dia o aguario ja ta cheio de larva…

    Tem alguma coisa natural que eu possa por no aguario pra matar elas.

  32. Jordane Gomes

    em

    *cloro
    * água quente

    Que bom que encontrei a resposta. Essas larvas pretas são é muito nojentas isso sim. Podreeee!

  33. Juliana Lobo de Almeida

    em

    Obrigada, pela dica estou cansada de por veneno de matar essas mosca e quase morrer de alergia e depois ainda puxo com o aspirador o resto q sobra sai tudo mais quando vejo depois de umas horas ja esta lotado no teto em tudo que é lugar no banheiro… obrigada vou jogar nos ralos água fervendo e muita água sanitária.

  34. Essas dicas só darão certo se vc fizer a limpeza todos os dias: Do ralo, do piso do banho, esfrengar com um escovão os cantinhos do box, etc TODOS OD DIAS, ou seja NADA prático. Ou vc é um desocupado, e ainda não tem “nojo” de fazer isso, ou tem uma senhora profissional do lar, que faça isso pra vc. Preferir conviver com elas.

  35. luana

    em

    essas moscas tiram o nosso sono ,meu pai acorda as tres da madrugada e começa amatar essas pragas e o pior q 2 hras depois aparecem mais umas 200,ja foi colocado no rao ate acido muriatico mais naum resolveu..axo q agua quente naum vai resolver tambem… vamo tentar num custa nada!!

  36. jailson

    em

    boa tarde karla!!
    no meu trabalho estávamos discutindo qual o nome popular pra essa mosca. eu disse que era “chamexuga”. tem um outro nome?

    desde já agraddeço!!

  37. andre

    em

    eu mato elas com jatos de agua, é divertido, eu e minha irma apostamos quem mata mais

  38. FERNANDA

    em

    AS MOSCAS DA ATE PRA AGUENTAR O DURO É ESSAS COISAS PRETAS ARGHHH, TENHO HORROR DE VER, MAS ESTOU BEEM MAIS ALIVIADA AO SABER O QUE SÃO

  39. Flávio Leão

    em

    Você sabia que a mosca-de-banheiro tem uma trombinha (probóscide) que pica a gente, chupando sangue?…….pois é verdade, observe.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo