Como criar uma lagarta até virar borboleta?

 

Não faço idéia de quantas pessoas já me pediram para explicar como criar uma lagarta até que ela sofra metamorfose e se torne uma linda borboleta! Gostaria de dizer que o melhor lugar para obter uma borboleta feliz é na natureza e não na nossa casa. Mas vamos lá!

[1] Se você encontrar uma lagartinha, preste muita atenção em que árvore ela estava se alimentando, pois será necessário pegar uma boa quantidade das folhas dessa árvore para que não falte alimento. Se a planta não estiver em um local fácil, pegue uma quantidade maior de folhas e guarde-as em um saco plástico na geladeira.

[2] Como você não saberá o hábito da espécie, é preciso levar também também um pouco do solo próximo a árvore. Isso por que, algumas espécies precisam de se enterrar para sofrerem metamorfose, mas pode ser que ela prefira prender-se em um pedaço de madeira.

[3] Em casa, prepare um recipiente (pode ser uma garrafa pet cortada, caixa de sapato ou um vidro): coloque o solo coletado no fundo, um galho da árvore onde a lagarta estava, deixando também algum suporte caso ela necessite para prender o casulo. Tampe com filó ou tela-mosquiteiro.

[4] Coloque a lagartinha no recipiente. É claro, longe do sol, frio e  ar condicionado, não é? Não se preocupe, a lagarta sabe muito bem como se virar. No início ela precisa comer muito e o tempo em que ela precisa para se tornar uma borboleta depende da espécie. A lagarta não pode ficar sem alimento de forma alguma.Troque as folhas velhas por outras frescas e jogue fora as fezes diariamente.

[5] Não se assuste se sua lagarta “soltar a pele”(sofrer ecdise). Isso é muito normal, é sinal que ela está crescendo e precisou trocar a camada externa da pele. Não toque nela quando a pele soltar, pois ela fica extremamente sensível por um tempo.

[6] Depois de alguns dias, a lagarta vai parar de comer, ficar quietinha e se transformar em uma crisálida ou pupa. Nessa etapa, ela vai se enterrar, ou formar um casulo pendurado em algum cantinho do recipiente. Ela precisa de muita tranquilidade nessa fase, pois é o momento em que ela vai usar toda a energia para se transformar em uma borboleta. Embora a pupa pareça estar imóvel, ocorre uma tremenda atividade em seu interior. A estrutura da lagarta está sendo quimicamente destruída e uma borboleta é reconstruída. Aí é só esperar mais alguns dias, tenha muita paciencia e não fique tocando na pupa, ok?

[8] Quando a borboleta está pronta, vão ser liberados alguns hormônios que servem para “amolecer” o casulo. A borboleta vai romper o casulo e ficar presa nele com suas asas pendurados para baixo. A borboleta não será capaz de voar, pois suas estruturas estão amassadas e úmidas. Seja paciente! Depois de várias horas, a borboleta estará pronta para o seu primeiro voo. Mas não esqueça de fazer uma linda foto para me enviar, vou adorar publicar aqui no site!

———————————————

Obs. Cuidado com as lagartas “peludas” (com cerdas), elas podem machucar você. Prefira aquelas com pele lisa, ok?




Categorias Animais,Curiosidades