Animais

Como criar uma lagarta até virar borboleta?

Não faço idéia de quantas pessoas já me pediram para explicar como criar uma lagarta até que ela sofra metamorfose e se torne uma linda borboleta! Gostaria de dizer que o melhor lugar para obter uma borboleta feliz é na natureza e não na nossa casa. Mas vamos lá!




[1] Se você encontrar uma lagartinha, preste muita atenção em que árvore ela estava se alimentando, pois será necessário pegar uma boa quantidade das folhas dessa árvore para que não falte alimento. Se a planta não estiver em um local fácil, pegue uma quantidade maior de folhas e guarde-as em um saco plástico na geladeira.

[2] Como você não saberá o hábito da espécie, é preciso levar também também um pouco do solo próximo a árvore. Isso por que, algumas espécies precisam de se enterrar para sofrerem metamorfose, mas pode ser que ela prefira prender-se em um pedaço de madeira.



[3] Em casa, prepare um recipiente (pode ser uma garrafa pet cortada, caixa de sapato ou um vidro): coloque o solo coletado no fundo, um galho da árvore onde a lagarta estava, deixando também algum suporte caso ela necessite para prender o casulo. Tampe com filó ou tela-mosquiteiro.

[4] Coloque a lagartinha no recipiente. É claro, longe do sol, frio e  ar condicionado, não é? Não se preocupe, a lagarta sabe muito bem como se virar. No início ela precisa comer muito e o tempo em que ela precisa para se tornar uma borboleta depende da espécie. A lagarta não pode ficar sem alimento de forma alguma.Troque as folhas velhas por outras frescas e jogue fora as fezes diariamente.



[5] Não se assuste se sua lagarta “soltar a pele”(sofrer ecdise). Isso é muito normal, é sinal que ela está crescendo e precisou trocar a camada externa da pele. Não toque nela quando a pele soltar, pois ela fica extremamente sensível por um tempo.

[6] Depois de alguns dias, a lagarta vai parar de comer, ficar quietinha e se transformar em uma crisálida ou pupa. Nessa etapa, ela vai se enterrar, ou formar um casulo pendurado em algum cantinho do recipiente. Ela precisa de muita tranquilidade nessa fase, pois é o momento em que ela vai usar toda a energia para se transformar em uma borboleta. Embora a pupa pareça estar imóvel, ocorre uma tremenda atividade em seu interior. A estrutura da lagarta está sendo quimicamente destruída e uma borboleta é reconstruída. Aí é só esperar mais alguns dias, tenha muita paciencia e não fique tocando na pupa, ok?

[8] Quando a borboleta está pronta, vão ser liberados alguns hormônios que servem para “amolecer” o casulo. A borboleta vai romper o casulo e ficar presa nele com suas asas pendurados para baixo. A borboleta não será capaz de voar, pois suas estruturas estão amassadas e úmidas. Seja paciente! Depois de várias horas, a borboleta estará pronta para o seu primeiro voo. Mas não esqueça de fazer uma linda foto para me enviar, vou adorar publicar aqui no site!

———————————————

Obs. Cuidado com as lagartas “peludas” (com cerdas), elas podem machucar você. Prefira aquelas com pele lisa, ok?

128 comentários

128 Comments

  1. Maria Angélica

    em

    Eu, que sempre adorei borboletas – não só pela beleza, mas pelo significado: transmutação,metamorfose – vi agora que a tal lagarta é um MANDRUVÁ! Eca, tenho horror a mandruvás; são malcheirosos; até meus cachorros evitam as árvores que têm esses bichos! Minha sogra tinha pesadelos com eles.

  2. Maykon

    em

    Karlla como sempre mandando super bem! 😀

    Mas Karlla, em média, quanto tempo duraria todo esse processo?

  3. Kzin

    em

    Lembro de um casulo que me deixou muito curioso, so vi 2 deles ate hoje, era em uma planta que parecia pinheiro nao lembro :S faz uns 8 anos isso gente, ela fez como uma construção de madeiras, o casulo dela era todo feito de pedacinhos de madeira, varios “tronquinhos” fazndo enrolados em seda(?), achei linda e mt trabalhosa tambem, queria saber oque era aquilo.

    • mariza santos makiya

      em

      kzin hj estava eu visitando esse blog da dra karlla patricia e vi sua pergunta data…12 de agosto de 2009 . sobre um casulo feito com tronquinhos eu tambem achei um em meu jardim e gostaria de saber se vc recebeu resposta. pois a plantinha de que ele estava se alimentando secou e eu não sei qual tipo de folhinhas devo alimenta..la… a planta em que esse casulo apareceu é de uma erva chamada levante se vc puder vc me retorna??/

  4. doramed

    em

    🙂 É muito legal ver a transformação de um ser vivo, assim que eu encontrar uma lagartinha vou fazer os procedimentos. 😉

  5. Leocadio

    em

    Karlla, você deveria fazer um blog só sobre insetos =)

  6. Olá, pessoal, tudo bem?
    Vi que estão dispostos a parceria, certo?
    Logo, estou aqui propondo ela… rsrs

    http://essetalmeioambiente.wordpress.com/

    esse é meu blog.
    aguardo lá uma resposta.

    abs

  7. Rafael Julio

    em

    Doutora Tia Patty!!! vc ja fez isso alguma vez??? adorei saber, embora ache meio maldade com o bichinhu! se cuida hein! bjossss

  8. Maykon: depende da espécie, pode durar vários dias, ou popucos dias, depende!

    Kzin: finalmente está postando um comentário na hora que os mortais postam né? 18:00 não é madrugada!!!! aleluiiiiiiiaaaa!!!

  9. Leo: Fico louca se começar outro blog, esse já dá uma trabalaheira danada!!!!

    Rafa, querido: Já fiz isso algumas vezes com as pobres lagartinhas.. Mas depois que tenho o blog, tentei fazer apra postar a sequencia e não consegui, perdi alagarta, mas guardei fotos da tentativa.. hehe!!

  10. Rangel

    em

    Eu já fiz isso! Fiz praticamente como você mostrou, e nunca havia pesquisado nada sobre o assunto. Estava sem nada para fazer e resolvi tentar. xD
    A lagarta se transformou em casulo e morreu, saíram líquidos escuros de dentro dela. Eu deixava o frasco no meu quarto, acredito que o volume das minhas músicas tenha matado ela. É possível?
    Quando eu era menor, eu era mau. Cutucava os casulos com um palito de dente, e às vezes usava um isqueiro para queimá-los, só para vê-los se mexerem. =(

  11. Rangel

    em

    Eu já fiz isso! Fiz praticamente como você mostrou, e nunca havia pesquisado nada sobre o assunto. Estava sem nada para fazer e resolvi tentar. xD

  12. Rangel

    em

    A lagarta se transformou em casulo e morreu, saíram líquidos escuros de dentro dela. Eu deixava o frasco no meu quarto, acredito que o volume das minhas músicas tenha matado ela. É possível?
    Quando eu era menor, eu era mau. Cutucava os casulos com um palito de dente, e às vezes usava um isqueiro para queimá-los, só para vê-los se mexerem. =(

  13. João Pedro

    em

    Muito bom obrigado mesmo estava procurando um site que explicase isso. Quando minha lagarta se transformar em uma borboleta vou postar a foto mas antes tenho algumas duvidas Karla. 1) A minha lagarta fica tentando sair do pote e nao quer comer, por que ela faz isso. 2) Eu ponho as folhas soltas ou no galho mesmo??. Me responda por e-mail por favor. Obrigado!! 🙂

  14. João Pedro

    em

  15. eu tenho uma lagarta tem pele lisa e uma cauda de vez encuando deito gotas de agua em sima da folha e ela bebe. ja tenho uns dias com ela de principio era verde agora ta a ficar castanha nao sei pk =(

  16. minha lagarta depois de ficar castanha juntou 2 folhas pra se tapar agora ta em casulo =)

  17. Loriano, faça fotos para que a getne possa ver!
    beijos! :love:

  18. Aninha

    em

    xD Qual é o tipo de lagarta mais bonita pra virar uma borboleta linda :p ^_^ :alien: :angel: :kiss: 😀 🙂 😆 👿 :woot: :p =] :love: :bandit: :alien:

  19. Thaays

    em

    😀 Que legaaaal

  20. Gente, hoje peguei um buchinho que mais parece um ET, aqui na minha árvore, uma aroeira, parece mais um bicho do outro mundo!!Muito estranho!!Coloquei em um recipiente e tampei como vi no site acima. Tomara que eu tenha sorte de que va nascer uma borboleta linda. beijos a todos.

  21. Íria Carla

    em

    Sou FASCINADA por borboletas!
    E se tem uma coisa que eu amo é criar aquelas lagartas de couve. As borboletas são simples, mas quando você as cria, são as mais lindas do mundo! Nesse exato momento, tô com várias delas fazendo a primeira troca de pele. Conheço todos os comportamentos delas e respeito cada fase. Sei quando vão trocar de pele, quando estão para formar o casúlo. Inclusive sei quando vão sair. E espero, pacientemente pelo momento mais incrível dessa experiência: sentir o toque delicado de suas patinhas!!! Elas são dóceis, delicadas, lindas! Amo muito mesmo! A primeira que soltei teve até nome! Faça isso em casa! Mas deixe-a ir assim que estiver pronta para voar! É FASCINANTE!
    Karlla, com suas dicas, pude tratá-las com mais delicadeza e corretamente. Muito Obrigada!

    • antonio

      em

      Olá,
      Gostei muito da forma carinhosa que as trata e também da experiencia que tem a respeito. Eu e minha esposa gostaríamos de criar algumas borboletas aqui em casa.
      Estamos em SP capital, nao é tçao fácil acharmos lagartas… saberia nos informar como conseguir uma lagarta?…

      Obrigado!

    • gunthas

      em

      iria carla, vc que ja tem experiência com essas lagartas me explique uma coisa, eu tinha uma lagarta dessas de couve e apareceu varias bolinhas amarelas embaixo dela e um tipo de seda amarela. procurei na internet e descobri foi uma vespa que a atacou e colocou seus ovos nela para se alimentar da minha largarta. Ja aconteceu isso com vc ? se já pode me explicar como fazer para que isso nao ocorra denovo?

  22. Cao Sentado

    em

    eu crio piolhos e pulgas. alguem quer ver minha colecao?

  23. Adriana

    em

    Dúvida…oi quando elas estão na fase para virar borboleta o recipiente deve ficar fechado ou aberto?? tenho alguns casulos que se prenderam na tampa do recipiente ( copo descartável 50ml)como que devo proceder???
    brigadooo

  24. Olha gente, na minha casa, na frente dela, na calçada achei uma borboleta muito bonita, so que ela tava se escapando das formigas e tentando voar, eu peguei ela e coloquei no fundo da minha casa ate ela se recuperar, minha prima estuda biologia, no prox ano ela precisa de borboletas lindas pra cortar elas 🙁 , mas ela gosta muito 😀
    Eu qria saber pq n sei qto tempo precisa pra ela conseguir voar novamente, como eu a alimento?

  25. Ela esta vive, mas do que elaa se alieenta Karlla, obrigado xau

  26. Andreus

    em

    Legal! :woot: vol fazer isso

  27. Vanessa

    em

    🙂 Legal
    Estou pensando em criar borboletas em casa.
    Mas meu objetivo é soltá-las na natureza.
    Onde moro é um lugar especial pra mim e quero mais alegria no ambiente.
    Como consigo maior quantidade de lagartas?
    tenho de ter permissão pra isso? como consigo?
    Obrigada.

  28. lopes

    em

    achei a lagarta c/ o casulo pronto (de gravetos)se arrastando numa calçada e a coloquei em um recipiente c/ terra galhos ela sobe se pendura e cai sempre gostaria de algumas dicas por favor e pela descriçao do casulo vc poderia identificar a espécie p/mim por favor ?

  29. Giovanna

    em

    Nossa, amo borboletas, vc pode dizer qual a espécie mais recomendada e onde encontra-la?
    Obg, Karlla!
    Adoro seu bolg, tá de parabéns! :love:

  30. Gabriela

    em

    Estou encantada com o blog!!!
    Encontrei muitas informações que precisava!!! Pois já estava procurando a algum tempo, e não encontrava nada tão didático! rs Sou professora de educação infantil e achamos uma lagarta com o casulo, mas ela ainda estava andando…Depois disso vieram outras, trazidas pelas crianças, mas sinto que estamo sendo muito cruéis com elas, por não saber o jeito certo de cuidar.
    Tenho outras dúvidas e muitas fotos do processo. É possível conversamos!
    Parabéns pelo blog!!!
    bjs
    Gabi

  31. Ana Rita

    em

    Ola eu queria saber onde posso encomtrar o tipo de lagartas mais propio para cuidar? E em que epoca as lagartas aparesem mais?Quero criar uma lagarta ate ela virar uma borboleta e cuando ela virar borboleta vou soltala.Gostaria que respondese as minhas pergumtas.Beijos

  32. Ana Rita

    em

    Oi eu gostaria de saber tanbem porque não devo criar lagartas com pelo?Como elas podem nós machucar??
    Aguardo a sua reposta.

  33. tuanny

    em

    a olha eu pegei uma lagarta xadres de palmeira mas acabei matando ela e nao consegui ver como ela fica vc pode me diser manda uma fotu pro meu msn pliiiiis :love: :kiss:

  34. Ana Rita

    em

    Porque ela morreu? oque vc fes,Tuanny?

  35. Querida você esqueceu de dizer qual o tempo que tem que pegar as largatas e o tempo que ficam presas até a modificação da metamorfose o periudo que pega e vira borboletas abraço do futuro amigo.

    • Aluisio -> Infelizmente não é possível passar estes dados, pois cada espécie tem o seu tempo e ainda o ambiente pode influenciar nas datas. Um gd beijo!

  36. adriana britto

    em

    Pegamos uma largata ela virou casulo e depois ela saiu…mas não conseque voar suas asas não desenvolverão.
    o que devo fazer?bj 🙁

    • Adriana… as vzs elas saem com a sas muito molhada e demora pra secar. tem que deixar ela quietiha. agora.. se a asa veio mesmo ruim, não há nada para se fazer, ela vai acabar morrendo de fome, pois precisa voar para comer.

  37. eu adoro borboletas agora que eu soube disso gosto mais ainda :love: :love: :love: 😀

  38. SANDRA

    em

    😀 😀 😀 🙂 🙂 :love:
    Sou estudante de Ciências Biológias e
    Amei o diário de biologia.
    Parabéns!!
    E obrigada pelas preciosas informações contida nele.

  39. 🙂 valeu adorei sabe que eu amo borboletas e obrigada por me dar dicas eu estou criando 🙂 uma e sim ela nao pode voar eu acho que ela machucou-se as assas, muito o brigada mesmo :love: :kiss: :angel: thaw e boas sortes com suas noticias para borboletas :woot: obrigada 😀

  40. dreh

    em

    Eu toh criando uma lagarta… e è igualzinha a essa do blog *-*… ela è taum linda, eu passo a mao nela suavemente para nao machuca-la :love: :love: eu moro em um apartamento e ela esta lah fora ao ar livre dentro do vazinho ke de salcinha ke minha mae tem… jah vi ela atè comendo a salcinha :woot: ki lindaaa *————–*
    quando chove eu a cubro, nao kero molha-la atè pq choveu forte ultimamente e pensei ke podia feri-la, aee a cubri… nao vejo a hr dela virar uma borboleta linda :love:
    pena ke depois nao vou mais ve-la ;-(

  41. Gustavo

    em

    Queria saber se lagarta de “fogo” tbm vira borboleta ? me tira essa duvida …

  42. ameeeeeeeeeei você é demais.

  43. Paula Toledo

    em

    🙂 olá, suas informações foram muito uteis… sou professora e ganhei de uma aluna duas lagartas… e acho que elas vão morrer pois ela não trouxe folhas da planta, vouver se consigo outras com todo esse habitat natural dela, pois meus alunos ficaram empolgadissímos assim como a professora!! Abraços

    • Paula – se encontrar as folhas vai dá tudo certo. não demore muito, pois as lagartas precisam comer o tempo todo! Depois me conta o que aconteceu.

  44. Paula Toledo

    em

    🙂 olá!! Minhas lagartas viraram borboletas lindíssimas!! demorou mais ou menos 14 dias, quando escrevi elas não comiam porque já estavam procurando lugar para parar e formar a pupa. meus alunos amaram tudo e elas não tinham saido da classe (até quinta), mas acho que as asas ainda não estavam prontas para voar. Obrigada pelas dicas, se quiser as fotos me passa ser e-mail!! Beijos Professora Paula

  45. joao pedro

    em

    acho que vou fazer isso!

  46. lyy

    em

    :whistle: Eu sempre crio bichos ´´estranhos“
    os meus pais apesar de não gostárem me apoiam.
    Os meus pais são 10!!

  47. Lorenzo

    em

    gostei do post ^_^ . Vou fazer essa experiência. Se der certo, trago algumas fotos. isso se der certo, olhe lá. :p

  48. Raquel Santos

    em

    Eu gostei muito do site na primaira vez que eu entrei, a borboleta ja tinha se transformado. Mas agora na segundo eu fui mais esperta ja entrei e ja sei como criar uma lagarta para vela se transformando em borboleta….. Adoreiiiii

  49. Haíssa Tharine

    em

    esses dias, uma lagarta ficou presa em um banquinho aqui de casa, como não sabia que ela estava presa pois não dava pra ver, cutuquei ela de leve pra tirá-la de lá para eu coloca-la na árvore, mas, vi que estava presa e deixei ela como estava, avisei a todos aqui de casa para não mecherem com ela e tempo depois quando fui vê-la já estava com o casulo formado!!!
    então, peguei o banco e trouxe para o meu quarto, não quero perder ela saindo do casulo, coloquei até câmera. kkkk
    ela era linda, verde, vermelha e amarela se não me engano.. o casulo dela parece uma folha, e tem 2 pingos dourados!
    e eu to tão empolgada que to até escrevendo o que ocorreu.. rsss

    gostei do seu blog Karlla! Beijosss

  50. Laís Karoline

    em

    Eu estou criando uma lagarta, eu estava descascando milho e achei ela, ela vai virar borboleta?

  51. Andrea

    em

    aqui na parede da garagem apareceu um casulo lindo,verde com detalhes dourados q parece q foram pintados a mão,como o da foto bem acima.Entao entrei no google para pesquisar e entrei aqui no diario de biologia onde tive a certeza q era um casulo de borboleta,todo dia olho e nao vejo a hora de ve-la.Esse tipo de casulo só sai um tipo de borboleta,ou seja,sempre da mesma cor,ou nao,pode variar?Obrigada.

    • também são crisálidas de borboleta monarca: Danaus plexippus erippus

  52. Angela

    em

    Eu tenho muitas borboletas aqui … ja vi muitas , so que o casulo dela são pretas ou verde muito escuro , mais elas saem lindas , bem coloridas

    • Olha, por experiência própria eu acho q são casulos de borboleta monarca, eles são verdes quando se formam, mas quando a borboleta já vai sair ele fica preto

  53. Fabiana

    em

    Olá,
    A mais ou menos uma semana encontrei uma lagartinha verde e lisa em umas folhas de hortelã que ela devorou em pouco tempo. Porém, ao acabar essas folhas passei a dar a ela folhas de alface. Hoje percebi que ela estava fora da caixinha e tornei a colocá-la de volta com uma nova folha de alface bem suculenta, só que ela não fez nem um furinho e está quietinha com muitas teias de aranhas (fios de seda) em sua volta. será que chegou a hora de virar pupa? Quanto tempo leva e qual o tipo de borboleta? Lembrando: ela ao se movimentar parecia um U invertido.

    Desde já agradeço pela atenção e aguardo resposta.

  54. Alexandra

    em

    Olá!!!!
    Na escola em que trabalho, encontramos várias lagartas… e presenciamos o momento em que pararam num lugar (nas paredes, mesmo!) e começaram a produzir as pupas. Porém, um pequeno acidente ocorreu e uma das pupas caiu… agora, não sabemos o que fazer! Onde devo colocá-la?? é necessário algum cuidado especial??
    Por favor, dê-me uma orientação!! Apegamo-nos tanto àquelas belezinhas que não queremos mal algum a elas.
    Agradeço a atenção e aproveito para parabenizá-la pelo site!!! Com certeza será indicado para outras pessoas conhecidas!

    Beijos,
    Alexandra

  55. vinicius

    em

    Acontece que eu peguei minha lagarta na parede e não sei de que folhas ela se alimenta ! o que que eu faço ?

    • vinicius

      em

      Minha lagarta fez o casulo de cabeça para cima, ela encolheu a metate do tamnho que ela era e seu casula ficou da mesma cor de sua pele ! Isso é normal ?

    • gisele

      em

      é só descascar a parede e dar pra ela se ela comer …

  56. olhe vc poderia me dizer aonde eu encotro lagartas que nao queme minha pele.?me responda por favo

    • vinicius

      em

      Cuidado com as lagartas “peludas” (com cerdas), elas podem machucar você. Prefira aquelas com pele lisa ! elas ficam nos mesmos lugares yasmim , ñ tem um lugar especifico, já encontrei na parede, nas folhas, na terra etc. as peludas são as taturanas ela que queimam !

  57. gisele

    em

    eu vi a coisaa mas linda q pode existir no mundo q ”DEUS” inventou
    uma borboleta pondo seu ovos é muito sinistro vei é super emocionante ja estou chorando só de contar

    ela bota seus ovos a cada 20 segundos pelo menos foi o q eu contei ne?

    estou cuidando dos ovos ela botou num pé de maracuja e o rapaz ia cortalo mas ranquei a folha e botei em um vaso pequeno tem 33 ovos em duas folhas as meninas da minha rua falam q eles vão ficar morando comigo pois minha casa é cheia de plantas ñ vejo a hora da quelas coisinhas nojentas sairem para mim cuidar delas direitinho para se transformar em borboletas é muito legal espero ver a hora delas sairem dos ovos e virar casulo e se romper para se transformar em borboletas aaaaaaaaaaaaaaaaaaa q legallllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

  58. daniel

    em

    a lagarta parece folha

  59. Muito bom o seu blog ! eu to cuidando daquelas lagartinhas da couve, mas elas são muitas ! acontece que eu peguei de diferentes tammanhos e as grandes fazem muito cocô !

  60. claudia

    em

    ñ me lembro quando comecei a ficar vidrada nas bobolets. Hoje encontrei este sit q através dle poderei salvar o q em breve sera uma borboleta ou mariposa. meu filho sabendo da minha paixão salvou um a lagarta q estava condenada a morte. fiquei muito aflita pois ñ fazia idéia de como criar um ambiente proprio para ela. agora poderei tentar salvar outras lagartinhas ameaçadas por donos de jardins q qurem mata-las. A proposito a lagarta q estou cuidando é marrom com detalhes mieo arredondaos nas costas. e pontas nas costas ela é liza não queima e é bem grande. será q vc pode me enviar algumas espécie com esta descrição. bjs e até em breve darei noticias sobre minha amiga lagartinha.

  61. Ana Carolina

    em

    Boa Tarde!

    Amei seu blog, tem muitas curiosidades e explicações maravilhosas.
    Gostaria de tirar uma duvida, encontrei uma lagarta no telhado da minha casa, tirei ela de la porque bate sol naquele lugar e fiquei com medo dela morrer, arrumei uma caixa com terra, galhos e folhas, mas como encontrei ela no telhado não sei que tipo de folhas ela comia, o que devo colocar para ela comer agora ?
    Fico aguardando a sua resposta
    Desde já muito obrigada !

    Ana Carolina

  62. Michael Dyorgini

    em

    Ola antes de mais nada deixe eu te desejar boas festas !!! Rsrsrs.

    agora vamos a pergunta, eu achei 3 lagartas q cairam da goiabeira daki de casa peguei elas com um palito, pois me falaram q elas queimão, e estou tentando criar elas para virar borboletas, mais pesquizei na net e vi q nem todas as lagartas virão borboletas, como sei se elas vão virar borboletas e quanto tempo demora em media para elas virarem borboletas? Se vc quizer posso te mandar fotos dela para vc dar uma olhada !!! outra coisa elas bebem agua ?
    Desde ja te agredeço pelo site pois tirou muitas duvias minhas assim q elas virarem borboletas isso se elas virarem rsrsrs, te mandarei fotos !!!

  63. maria eduarda e daiane

    em

    estou criando umas taturanas de varias cores e tipos estamos curiosaspara ver qual borboleta ira sair do casulo….

  64. Carlos

    em

    Olá…

    Eu estava andando em minha chacará quando derrepente me dei te cara com uma lagarta na mandioca, eu gosto muitos de borboletas, e então por isso peguei a lagarta com um graveto, e coloquei ela dentro de uma garrafa pet, com varios furinhos para ela respirar, então eu gostaria de saber se essa lagarta virará uma borboleta.
    Para você indentificar eu mandarei algumas caracteristicas dela: Olha ela come folha de mandioca, ela é verde clara, tem oito pernas trazeiras. Gostaria muito de saber se elá virará uma borboleta, só sei que adora comer folha de mandioca, por favor me ajuda.

    Beijoss….

  65. vanessa

    em

    Aqui na minha casa tem uma lagarta que o seu casulo é de madeira!Eu abri o casulo para vé-la,e ela é lionda é preta,quando abri seu casulo imediatamente ela puxou o pedaço da madeirinha que havia aberto.SQueria saber em quanto tempoela virará borboleta.
    Obrigada.

  66. Jordana

    em

    Eu tenho em minha casa casulos e 35 lagartas, elas se alimentam de folhas de maracuja, como sao muitas as folhas estao acabando o que posso dar para elas se nao estou encontrando folhas de maracuja, e alem delas tem mais ovos, tem alguma folha que eu poderia dar no lugar das de maracuja???

    • estela

      em

      sim, as minhas são praticamente 40, mas dou folha de couve todo dia, tente fazer assim, coloque um pedaço de folha de couve junto com uma de maracujá. Espere e olhe no outro dia e se a folha de couve foi comida pelo menos na metade, vá diminuindo as folhas de maracujá e aumentando as de couve, coloque uma de maracujá de vez em quando.

  67. Fabio

    em

    Mto bom!!!
    Eu achei umas lagartas verdes pequenas com pintas pretas na samambaia e gostaria de saber que tipo de lagartas são e o q comem alem da samambaia pq ela esta com poucas folhas. =|

  68. Sula

    em

    Olá,
    Eu encontrei uma lagarta em meu quintal, no chão ao lado da piscina, a peguei com um graveto e coloquei em uma bromélia, e agora ela fica imóvel, pensei em coloca-la em um recipiente como você explica, mas como não sei de onde ela veio não sei com qual folha alimenta-la; Gostaria de saber se posso colocar qualquer olha para ela comer?
    Desde já agradeço!

  69. ana paula souza ferreira

    em

    uma coisa incrivel aconteceu..apareceu uma largata no muro de casa por onde tem um buraco onde tiram a leitura de luz,disse pra nao mecherem passou- se dias e la estava la imovel ficou grudada e virou um cazulo todos os dias eu olhava ai passou se algumas semanas e a borboleta começou a sair incrivel…filmamos foi mto legal!!!no mesmo dia apareceram mtas borboletas na garagem de casa varias delas

  70. eliane

    em

    encontrei na parede do meu salao de cabeleireiro uma lagarta.nao mexi com ela ,deixei ela quetinha.no dia seguinte ela estava se transformando em um casulo.jáfaz10 dias e eu estou curiosa para ver ele abrir e sair uma linda borboleta.

  71. Estefania

    em

    Boa Tarde,
    Tinha dois casulos na árvore em frente a minha casa. Alguns meninos começaram a mexer e elas caíram. Trouxe as duas e as coloquei perto de outra árvore. Uma delas sumiu por completo e a outra não se mexe. Porém ela é uma crisálida e já esta com a asa para fora. Não sei o que faço. Tem algo que posso fazer para ajudá-la?
    Tem também vários ovinhos amarelos no chão como eu posso transferi-los para a árvore sem agredi-los? Aguardo um retorno o mais breve possível.

    Obrigada

  72. laura

    em

    oi! eu sou nova aqui! gostaria de dizer que adorei este site. eu estou aqui pois minha mae estava cortando brocolis e encontrou o(a) charlie (dei esse nome para a lagarta pois nao sei se menino ou menina caso for menino vai ser charlie caso for menina continua sendo charlie que e abreviacao para charlet).minha irma nao gosta de inseto foi um custo deixa-lo(la) ficar. agora ela(o) eta formando um casulo. 🙂

  73. Walkiria

    em

    Adorei esse site!
    Encontramos um casulo no jardim de roseiras aqui de casa, minha mãe estava fazendo a limpeza e começou a destruí-lo sem saber do que se tratava. Meu marido logo gritou: Não faça isso! É um casulo de borboletaa! Tarde demais… E minha mãe jogou-o no chão. No dia seguinte, que surpresa! O casulo estava refeito e pendurado em uma das roseiras, e agora estou o observando a toda hora. O estranho é que ele se movimenta muito, troca de galho a todo momento, sobe e desce, mas sempre na mesma roseira.
    Estou louca para ver a borboleta saindo, minha filha de 7 anos então, não suporta mais esperar, pesquisando o assunto na internete foi ela quem achou o seu site, lindo site!
    Parabéns!
    Depois eu volto para falar da minha borboleta viu?

  74. Lucianna

    em

    Oi Karlla! Sou fã do Diário há mais de um ano! Recomendo a todos meus amigos.

    Sobre a criação das borboletas, eu plantei várias espécies de Oficial-de-sala (Asclepias curassavica) para ter todo semestre minhas lagartinhas nelas ao natural. Depois o muro fica cheio de pupas e fico aguardando o surgimento delas e comemorando a cada nascimento.

  75. tita

    em

    Alo ha galera ontem em minha casa achei uma crisalida parecida com uma capsula hoje de manhã estava do mesmo jeito.
    mas agora pouco fui olhar de novo percebi que o casulo esta ficando com o formato de uma borboleta ja da para ver o torax e as asas toda amarelinha é muito legal faz muito tempo que nao vejo borboletas por ai ja cheguei até penssar que foram extintas vou começar pesquisar ulgumas especies e quem sabe nao contruo um criadouro e dar mais vidas para o meu jardim se tiverem mais informaçoes sobre o asunto publiquem sempre sera bem vindos um abraço a todos .

  76. laura

    em

    Oi de novo! Eu agora vou deixar as lagartas soltas e vou agora me focar nos meus estudos e em bioquimica mesmo tendo so 11 anos.Mas eu escolhi bioquimica pois quero ter certeza do que eu vou ser.Eu ja pesquisei museologia, letras,biologia,medicina e agora vou ver bioquimica.

    Sera que e legal?

    • marcus

      em

      Bioquímica é muito legal!!

      Não existe uma faculdade de bioquímica, em si. Você pode fazer biologia, farmácia, química.. e depois se especializar na pós graduação em bioquímica.

      😉

      • J.C.

        em

        Isso não é verdade! Existem sim graduações em Bioquímica. A Universidade Federal de Viçosa, por exemplo, oferece o curso de graduação em Bioquímica.

  77. laura

    em

    Voces devem estar pensando porque estou fazendo isso,por que estou jogando fora minha infancia mas nao e, pois acho muito interessante saber dessas coisas pois eu amo aventura e nessas aventuras que faltam eu vou ter conhecimento, que e uma coisa que ninguem tira ou ninguem bota so vc e capaz,a unica pessoa responsavel por isso.Entao amem seu estudo aproveite a vida e sempre acorde com fome mas nao de comida mas sim do conhecimento.

  78. Gabriel Chalita

    em

    olha eu descobri que a espécie da minha lagarta é Lagarta Cartucho!!Karlla pode me falar que quando dorme muito se transforma em pupa???

  79. paulo

    em

    eu tenho uma lagarta mas não sei qual é a borboleta ela tem 4 cm preta e tem uma listra prta com pintas vermelhas etem mais duas linhas ao lado me esplica voce sabe qual é

  80. Renata

    em

    Olá, gostei muito da sua postagem, e gostaria de ter uma lagarta. Mas tenho só uma perguntinha: Eu não preciso dar água para ela? Se sim como? Por favor me responda. Obrigada pela atenção.

    • Eldon Junior

      em

      Bom dia! eu estou criando borboletas e logo no inicio tinha a mesma dúvida, não sou nem um especialista ou perito no assunto, mas resolvi borrifar água a cada dois dias nas folhas que minhas lagartas comem, acho que deu certo pois a maioria delas já esta dentro de casulos e as outras parecem gostar. P.S: Não sei se este é o processo correto, mas creio que seja.

      • Edna

        em

        Bom dia !
        Há pouco tempo, encontrei umas lagartinhas na árvo de Manacáe trouxe para casa. Elas viraram lindas borboletas.
        Agora, quero montar um pequeno borboletário, mas não tenho idéia de como montar uma caixa para acondicionar os ovinhos, as lagartinhas e posteriormente, as borboletas. Você pode me ajudar ?
        Obrigada, Édna Mendonca

  81. rosemari

    em

    aqui em casa tem um casulo mas eu nao sei se é borboleta ela come todas as folhas da minha mini arvore! sera que futuramente sera uma borboleta???

  82. lagarta queima pote de plastico ??

    • Ana

      em

      não ,pelo menos não ocorre isso com a minha

    • Eva

      em

      nop, a lagarta não é fogo, dah! *-*

  83. Eva

    em

    Eu encontrei uma lagarta sendo levada por formigas, por isso peguei nela para a salvar, a minha mãe e a minha avó não deixaram ficar com ela embora eu quisesse. Por isso eu pus a lagarta numa planta!

  84. eu,tu,ele,nós,vós,eles

    em

    eu gostaria muuuuuito de fazer isso mas sou muito medroso e tenho medo de borboletas(puxei da minha mãe) e eu não sei o tamanho do vidro e ela pode bater as asas no vidro e se ferir (eu acho que isso é possivel)

  85. Eu ja vi uma largata. ela é linda e souta veneno. e eu vi ela se tranformando em um casulo. ai ela virou uma borboleta linda. mas fauta uma coisa. eu sauve de um gato da visinha. ai ela tinha quebrado uma asinha. ai eu peguei ela e dei para a mamae delaaa.. e FIM…

  86. ola gente eu queria saber se o casulo de borboleta e pequeno mesmo

  87. Deborah

    em

    Se alguem puder me ajudar.. um casulo de borboleta caiu no chao por causa do vento, a coitada ta tentando sair, mas ainda eh lagarta, nao virou borboleta ainda… nao sei se ela quer levar o casulo junto ou se ta presa… se alguem souber…

  88. mirian pitanga

    em

    meu nome e maria gabriela tenho 9 anos. coloquei 2 lagartas [eu acho que sao lagartas] dentro de 1garrafa de [h2o!] e uma ja esta pindurada pela uma linha que ela fez emprecionante ne ? todo o santo dia tenho que levar para o colegio pois ,estou aprendendo metamorfose .minha empregada acabou de me enformar que um e mandruva! espero desenvolvimento.

  89. Rebeka Garcia

    em

    Olá, tenho um limoeiro com + ou – 100 lagartas… De dia elas dormem e de noite comem td!!! Elas são cinzentas com manchas brancas, elas queimam? Quanto tempo vão virar borboletas?

  90. Eu tinha achado uma lagarta no quintal de casa e parecia que ela caiu do ninho pq tava no chão. Mas a minha mãe que viu logo falou que ia mata-la e joga-la fora, como nunca tinha visto uma lagarta de borboleta antes eu queria ficar com ela mas minha mãe a queimou e jogou-a fora ai eu chorei mas não deu certo!!

  91. guilherme

    em

    eu tenho uma lagarta e eu não sei se ela precisa de terra ou um galho para fazer uma pupa.e nem sei o nome dela pois minha vo disse que e lagarta de alface.

    • minha filha tem uma lagarta,que já virou casulo. agente também não sabe que tipo de lagarta ou borboleta ela é.

  92. Mei Ling

    em

    Eu achei uma lagartinha verde e lisa, e fiz tudo o que você ensinou.
    Ontem ela caiu na terra e tinha uma ‘gosma’ vermelho escuro/marrom na folha onde ela estava. Pensei que ela estivesse morta, mas hoje quando fui olhar, ela havia sumido… eu acho que ela está enterrada, mas não tenho certeza. O que será que aconteceu?
    Obs: Ela não fugiu pelos furos.

  93. Bruno Santos

    em

    minha mae encontrou uma borboleta, que esta tentando sair do cazulo no chão, tinha algumas formigas então minha mae tiro ela do chão, ela esta metade para fora e metado corpo esta para dentro do cazulo, o que eu faço. nonde eu posso colocar ela para q ela saia do cazulo.

  94. Kleber

    em

    Uma vez eu estava cuidando de uma pupa de uma lagarta que estava perto do pé de algodão aqui em casa, aí eu vi que a pupa tinha ficado preta e( de uma hora pra outra :S ) e eu queria ver a borboleta/mariposa saindo, então minha mãe disse pra eu ir tomar banho por que já era tarde…. ( umas 18:00 ) quando eu voltei…..a linda borboleta preta com algumas manchas vermelhas já tinha saído…..fiquei 3 dias sem falar com ela -.- até hj ela me zoa….agora eu to cuidando de uma lagarta cinza que estava no Ora-pro-nobis tamb aki perto, mas ela não ker fazer su casulo, pq? será por falta de comida? ( MAIS???) vou colocar terra pra ver se ela faz, mas eu não vou desistir!! ^^

  95. Mariana

    em

    A lagarta que encontrei estava longe de qualquer árvore, estava dentro de casa. Nesse caso, que tipo de folha eu dou para ela comer?

    • Leonardo

      em

      Você precisa identificar a espécie. Sua lagarta deve ter caído da planta hospedeira e andado até o local onde foi encontrada. Veja quais arvores têm aos redores desse local e tente encontrar outras lagartas iguais. Se não descobrir, mande uma foto ao site e descubra.

  96. Paulo

    em

    Olá, então, estou cultivando plantas para um projeto com borboletas. Mas, estou tendo dificuldades com o cultivo do alimento das lagartas. Sendo que as mesmas estão sendo devoradas por joaninhas dentre outras pragas. então gostaria de saber como faço para acabar com essas pragas sem prejudicar o consumo de comida das lagartas de borboletas.
    obrigado!!

  97. Vanessa

    em

    Só que não é bem assim. xDD
    Nem todas as lagartas saem comendo qualquer folha que você coloca para ela, eu já criei erroneamente algumas lagartinhas e elas morreram porque o que elas comiam era completamente diferente do que eu oferecia a elas.

  98. Olá tudo bem, tenho um pé de limão aqui em casa, e outro dia meu sobrinho de 1 ano e meio começou a gritar Boooorr-bole-taa, fui ver, era uma borboleta preta pousada na folha do pé de limão na minha casa, e fui tirar algumas fotos, quando cheguei perto, vi que ela estava botando seus ovinhos, botou alguns e tirei fotos, fui pesquisar sobre ela, e vi que cada borboleta te sua árvore hospedeira, só bota neste tipo de arvore, muito interessante, e nesse meu acabei achando o seu blog, você sabe o nome da especie de nossa Borboleta? Vou acompanhar as fases dela e ver o quanto dos ovos que forma botado vão chegar até a fase adulta.

  99. Leonardo

    em

    Olá Karlla! Sou responsável por um borboletário em minha escola e tenho tenho alguns tipos de lagartas em cativeiro para serem postas lá. Eu gostaria de contar com sua ajuda para publicar fotos desse projeto em seu site. Eu e o restante do grupo cuidamos das lagartas até que se transformem, então, posso registrar desde o ovo até o momento de voo das borboletas… Se quiser ajudar, mande um e-mail pra mim. Grato: Leonardo Nunes
    OBS: Não fazemos nenhum tipo de dano à natureza. Temos as plantas hospedeiras de cada espécie que criamos.

  100. Milena Neves

    em

    Olá, tenho 11 anos, estou fazendo um projeto de Ciências com lagartas, para acompanha-las até elas virarem borboletas. Tenho muitas perguntas. Elas bebem água ? A minha lagarta é verdinha, tem pelos ( Falam que ela queima, então eu não toco nela ) e tem umas pintinhas vermelhas na lateral, queria saber se ela vira borboleta, e também se vc vai saber a espécie da minha ( Se vcs quiser eu mando uma foto ). Quanto tempo ela demora para fazer o casulo? Quanto tempo demora para ela sair do casulo? Eu achei ela na minha escola, em uma planta, peguei um pouco de folha daquela planta, mas ela não está comendo nada que eu ponho. Se ela realmente bebe água, como que eu coloco pra ela ? Espero que vcs tire minha dúvida. Muito obrigada… !!

  101. Edina

    em

    O meu marido quer acabar com os casulos. Eles estao pendurados em uma tuia maca. Ele ja retirou mais de 50 casulos. Ficamos preocupados pois temos 4 gatinhos. Obrigada

  102. Bruna

    em

    haaaa nasceu minha borboleta eu não viiiiiiiii …ela ta secando agora… mais tem mais 3 pra nascer…

  103. Marta Emanuelle

    em

    Amei obrigada pelas dicas, mas eu queria saber qual é o tipo da minha porque eu achei ela no chao da minha casa, e nao sei como alimenta-la ela é preta nas ponta e laranja no meio e peluda me ajuda por favo 🙂

  104. Maryanna

    em

    Oiii… adorei a postagem. Sou professora e gostaria de cuidar de uma lagarta até virar borboleta pra que os alunos pudessem acompanhar. Uma vizinha encontrou uma lagarta e trouxe pra mim. Encontrou na parede e não sei qual a folha que ela come. Estou preocupada. O que devo fazer??? Aguardo contato.

  105. Samir Muhammad

    em

    Muito legal adorei. Uma pergunta.Eu vou usar uma caixa de sapato para elas. Posso ou devo feixa-la? E as folhas para a alimentaçao delas tem que ser as da mesma arvore que elas tavam se desenvolvendo? É que elas estavam num limoeiro pequeno e as folhas quase que acabaram. E posso colocar todas as 3 no mesmo lugar? Ui. Foram mais que 1 pergunta. U.U

  106. ola hoje eu peguei uma lagarta lindissima mais não sei como cuidar dela bem ela é quase igual essa http://hypescience.com/wp-content/uploads/2010/12/lagartaa.jpg

  107. Florbela

    em

    Olá, então é o seguinte:

    No outro dia comprei um manjerico, e passados uns dias ao pôr a mão na planta para a cheirar, dei conta que havia uma lagartinha verde. Ela tem-se alimentado da planta e está cada vez mais gorda!! E defeca muito…mesmo muito… actualmente o seu tamanho é 4 a 5 cm. Falta muito para se tornar borboleta? há alguma coisa que possa fazer, ou vou deixando ela se alimentar da plantinha e ela própria irá procurar um local para virar casulo? Desculpa as perguntas. Mas eu queria o melhor para as duas, para a planta e para ela!! Obrigada.

  108. Eu to no sitio da minha vó é aqui tem um cajueiro enorme que tá infestado de lagartas com cerdas. Eu contei e tem umas quarenta é elas são lindas. Elas são verdes com listras preta é elas tem tipo uns pinheirinhos laranja nas costas eu to criando umas delas é elas comem pra caramba !

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo