Animais

Os morcegos vampiros existem mesmo, ou são uma lenda?

Os morcegos vampiros existem mesmo, ou são uma lenda?
Esse texto foi útil para você?

“Existe morcego que chupa sangue mesmo ou isso é só no cinema?” (Luara)

Ihhh, Luara… Existem SIM! E não tem nada de lenda… Dentre os mamíferos, os morcegos-vampiros são os únicos exclusivamente hematófagos. Mas não se assuste com essa informação pois das mais de 1 100 espécies de morcegos conhecidas, apenas três se alimentam de sangue.. Aqueles morceguinhos que ficam em árvores dando seus vôos razantes a noite, geralmente são inofensivos, são comedores de flores e frutos.


Os vampiros que se alimentam de sangue são: o morcego-vampiro-comum (Desmodus rotundus), o morcego-vampiro-de-asas-brancas (Diaemus youngi) e o morcego-vampiro-de-pernas-peludas (Diphylla ecaudata). Eles não atacam seres humanos: o morcego-vampiro-comum prefere animais maiores, como bois, vacas e cavalos. As outras duas espécies avançam sobre galinhas, aves e bichos silvestres de menor porte. Como esses morcegos só ingerem sangue, não resistem mais de três dias sem o líquido. E de mordida em mordida, vivem cerca de 20 anos.

IMG_0590

Desmodus rotundus (E. Geoffroy, 1810), família Phyllostomidae. Foto: Roberto Leonan Morim Novaes

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, os morcegos-vampiros não chupam o sangue (fazendo dois furinhos na vítima), mas sim usam os dentes incisivos para fazer um corte (parecido com uma raspagem) na pele do animal e usam a língua dobrada, em forma de tubo, para lamberem o sangue até se saciarem. A saliva tem um anticoagulante muito eficiente. Os vampirinhos conseguem caminhar no solo, apoiados em seus dedos e costumam morder suas presas nas orelhas, dedos e outras extremidades, pois são locais de difícil percepção.

DSC_0874

Diaemus youngii (Jentink, 1893), família Phyllostomidae. Foto: Roberto Leonan Morim Novaes

IMG_0706

Diphylla ecaudata Spix, 1823, família Phyllostomidae. Foto: Roberto Leonan Morim Novaes

Desmodus_rotundus_feeding

Desmodus rotundus , alimentando-sedo sangue de um animal. Museu de taxidermia do Museu de História Natural de Viena. Foto: Reprodução/wikipedia

 FONTE: Morcegos do Brasil, VAMPIREBATS, HOWSTUFFSWORKS

Comentários

Novidades

Topo