Curiosidades

O que é colesterol BOM e colesterol RUIM?

O que é colesterol BOM e colesterol RUIM?
Esse texto foi útil para você?

“Tenho colesterol alto e faço exames periodicamente para saber se os valores estão alterados. Meu médico sempre fala: ‘você precisa aumentar o seu colesterol bom’. Isso me intriga: Como pode existir um colesterol bom e um colesterol ruim?”  (Malu vargas)




Muito boa sua pergunta Malu. E acho que essa é uma dúvida de muitas pessoas, geralmente os médicos não tem muito tempo para explicar precisamente essa diferença. Quimicamente, o colesterol é definido como um álcool orgânico, com propriedades semelhantes às gorduras. A maior parte do colesterol que circula no nosso corpo, cerca de 75%, é produzida pelo fígado, mas uma boa parcela vem da alimentação, já que o colesterol está presente nas gorduras animais.

É normal ouvir as pessoas comentarem que existe um colesterol “bom”, o HDL, e um “mau”, o LDL. Na verdade, só há um colesterol. Acontece que ele não circula pelo nosso corpo sozinho, sendo transportado por dois tipos de lipoproteínas, moléculas que combinam proteínas com lipídeos (gordura), veja as diferenças entre elas:

 Uma dessas lipoproteínas é o LDL, abreviação em inglês para “Lipoproteína de Baixa Densidade”. Ele é considerado “mau” pois leva o colesterol do fígado para os tecidos, onde o excesso desse álcool pode entupir as artérias. Valores elevados de colesterol LDL estão associados a um aumento do risco cardiovascular e ao desenvolvimento da aterosclerose.

 Já o HDL, abreviação em inglês para “lipoproteína de alta densidade”, faz o trabalho inverso, ou seja, recolhe o excesso de colesterol espalhado no sangue e o leva para o fígado, que irá reaproveitá-lo. O HDL é responsável pelo transporte do colesterol em excesso, da corrente sanguínea para o fígado, onde é catabolizado, ou seja, ele retira do seu organismo o excesso de colesterol que poderia lhe causar problemas de saúde!



Colesterol-bom-e-o-ruim

Apesar da fama de vilão, o colesterol, também é essencial para o ser humano, sendo responsável pela síntese dos hormônios sexuais, da vitamina D e dos ácidos biliares! Foto: Reprodução/christiemusetti

FONTE: MUNDO ESTRANHO, ABC SAÚDE




10 comentários

10 Comments

  1. Kzin

    em

    IIII to pior do q pensava 😛 preciso fazer um exame novo!

  2. Duuh

    em

    http://www.youtube.com/watch?v=TcKpx2DxGwY o que seria isso ? O.o ovos de alien na tubulação de esgoto ? O.o tem como explicar por favor se souber ? 😀

  3. Carla

    em

    Apesar de sempre ter a curiosidade de saber a diferença entre o colesterol bom e o colestereol ruim, nunca tinda ido atrás. E agora não preciso mais, muito bom xará!

    😀

  4. 🙂 Vamos divulgar este espaço para os professores.

  5. DUHH, olha…. acredito que isso seja uma colônia de vermes e nao um ovo de ET. Vou pesquisar e posto ok? :woot: Mas que maluco, é!

  6. Duuh

    em

    huhauhauhauha, obrigado 😀

  7. doramed

    em

    Muito interresante! 😀

  8. jake

    em

    👿 esse site ñ esplica nada kkkkkkkkkkkk

  9. Samanta

    em

    Muito interessante! Super-útil saber isso!

  10. Sebastião Oliveira de Araujo

    em

    Olhando o seu exame de sangue o médico lhe diz: seu colesterol ruim esta ruim e seu colesterol Bom está Bom. Explique como as microproteinas estão alterado e como se deu a ser a rotina desses individuo?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo