Conheça o maior “sapo” do mundo!

Antes de falar sobre o “personagem principal”, preciso explicar que o maior sapo do mundo, não é na verdade um sapo. Trata-se de uma rã. As rãs pertencem ao mesmo grupo dos sapos que chamamos de Anfíbios Anuros (representados pelos sapos, rãs e pererecas), se caracterizam por apresentar pele lisa e membranas entre os dedos dos membros posteriores (como num pé de pato). Bom, mas as diferenças entre os anuros merecem um texto a parte. Hoje, vamos falar sobre a Conraua goliath, a rã gigante!

Conraua goliath é uma espécie africana de anfíbio anuro, é encontrada numa área restrita compreendendo regiões dos Camarões e Guiné Equatorial. Pode medir até 40 cm e pesar 3 kg (nooooossa!!). Mas moradores daquela região relatam a existência desses animais ainda maiores com o dobro do peso, mas sem nenhum registro científico que comprove. De qualquer forma, esta espécie é o maior anuro existente no mundo.

As rãs Golias (como também são chamadas), possuem uma capacidade de salto impressionante, podendo saltar cerca de 3 metros de uma só vez (queria muito ver isso!), mas devido ao seu peso, elas se cansam rapidamente após dois ou três saltos. Não pra menos, né?

Mas como tudo nesse mundo é prejudicado pela ação do homem, a população das rãs gigantes tem diminuido bastante devido a destruição do seu habitat, pelo fato de serem comercializada como animal de estimação (afff!!), e como se não bastasse, são consumidas localmente como carne exótica e podem valer até três mil dólares por colecionadores dependendo do tamanho e peso.

 Sem-Título-1

Goliath-frog-cn

African-Goliath-Frog

tumblr_ltun38J3FR1qkic6mo1_500

———————————————————–