Sua saúde

Transtorno comportamental faz pessoas comerem, compulsivamente, os próprios fios de cabelo

Mania de comer cabelo: entenda este transtorno comportamental

Transtorno comportamental faz pessoas comerem, compulsivamente, os próprios fios de cabelo
5 (100%) 1 vote

A  mania de comer cabelo ou tricofagia é um transtorno comportamental na qual a pessoa transtornada passa a engolir os próprios cabelos e até de outra pessoa. Isso mesmo, incontrolavelmente a pessoa passa a comer toda a cabeleira (literalmente).

O pior não é isso. O acúmulo de fios de cabelo nas diversas partes do sistema digestivo causa sérios danos devido ao bloqueio gastro-intestinal. Estes casos podem se tornar tão graves que necessitam intervenções cirúrgicas. Em raras ocasiões, a massa gástrica “cabeluda” prolonga-se como uma cauda para o intestino delgado, conferindo um aspecto curioso, semelhante aos cabelos da personagem dos livros infantis (Rapunzel).

Por causa disso, esse distúrbio é também conhecido como de síndrome de Rapunzel. Mas, nem todos que arrancam os cabelos são tricófagos. Quem apenas os arranca sem ingerir, sofre de tricotilomania que é uma anomalia na qual a vítima se satisfaz em arrancar continuamente os fios de cabelo.




Meu estranho vício: pessoas que comem colchões, sacolas, maquiagem, esmalte de unha etc.

As causas principais que levam a pessoa, com este transtorno comportamental, a arrancar os cabelos e ingerir são, geralmente, impossibilidade de resistir ao impulso, sensação de tensão, ansiedade antes de começar a arrancá-los, sensação de alívio da ansiedade, após arrancar e ingerir os fios de cabelo. O tratamento a princípio consiste em usar medicamentos que corrija o metabolismo dos neurotransmissores e são administrados juntamente com a Psicoterapia Comportamental, porque vai ajudar o paciente a resolver ou administrar os conflitos psicológicos que estiver sofrendo.

M. tinha 18 anos e vivia em Chicago. Sofria de problemas no estômago, vomitava várias vezes ao dia e sentia muita dor. Sua mãe procurou uma equipe para ajudá-la na Inglaterra. Ela contou que tinha muitos problemas, e depois de comer sempre vomitava e também perdeu mais de 15 quilos. Foi feito um raio x em seu estômago e a equipe detectou uma enorme bola de pelo  Após uma conversa com a psicóloga do hospital ela confirmou que ingeria fios do próprio cabelo diariamente. Foram retirados 4,5 Kg de massa capilar no trato digestivo através de uma intervenção cirúrgica. [Equipe médica do England Hospital]



Mania de comer cabelo: entenda este transtorno comportamental

Uma cirurgia para retirada de um aglomerado de fios de cabelo que obstruíam o estômago.

FONTE: HOWSTUFFSWORKS



24 comentários

24 Comments

  1. Marii

    em

    Que noojo ! :sick: xD

    Porque quando vemos uma pessoa bocejar, temos a mesma vontade ? 😮 =]

  2. Duuh

    em

    Que noojo ! [2]

    vc nem respondeu a minha ultima pergunta :/ sobre os louva-deus ter que arrancar a cabeça pra acasalar.

  3. DUHH, tenho uma fila imensa de respostas no Visitante Curioso. Mas sua pesauisa já foi feita, e o post está quase pronto. Beijinhos

  4. Carla

    em

    Realmente é impressionante isso, cada coisa que acontece que as vezes nem imaginamos não é!
    Até o próximo xará
    beijinhos 8)

  5. Maria Angélica

    em

    A mente humana é tão complexa, que pra concretizar o que seria abstrato , cria problemas tão ou mais complexos. Isola (toc!, toc! toc!) Deixa eu keta com meus probleminhas cotidianos !

  6. dscsada

    em

    damn

  7. dscsada

    em

    alert(“XSS”)

  8. lalinha

    em

    😀 a vida é maravilhosa……………..mais a cada dia eu a entendo menos! :sick:

  9. Tayrone

    em

    Depois a pessoa caga uma peruca! Hehehe

  10. Daniel

    em

    achei q não tinha nada mais entranho q a síndrome de Capgras, mas me enganei…

    Pq come cabelo mata a ansiedade nessas pessoas???

    de boa, a ciencia explica como distúrbio neurológico, uma psicose… Mas o povão por ae deve acha q é bruxaria, satanismo e etc.

  11. vitoria

    em

    eu achei tudo uma loucura…gostei das imagens mais poderia ser melhor.http://diariodebiologia.com/wp-content/plugins/smilies-themer/adiumicons/bandit.png

  12. Míriam-Cândido Mota-SP

    em

    TENHO 29 ANOS E QUADO TINHA APENA 4 SENTIA DORES DE ESTOMAGO TAVA EMAGRECENO E QUAZE NAO COMIA NEM MAMAVA, FIZ UM ULTRA SOM E DETECTARAO UMA MASSA ESTRANHA AI COMO NUNCA TINHAO VISTO NADA PARECIDO MARCARÃO UMA CIRURGIA QUANDO ABRIRÃO MEU ESTOMAGO SE ASSUSTARAO COM A QUANTIDADE DE CABELO LA ENCONTRADO. HOJE NAO COMO MAIS, MAIS A MANIA DE ARRANCAR ALGUNS FIOS EU AINDA NÃO CONSIGO LARGAR.

    • Dai

      em

      Difícil foi entender o que vc escreveu…
      Você sabe o que é vírgula?
      Procura um curso de português urgente. Se vc desconfiar que não consegue um bom emprego, pode ser esse o motivo.

  13. comer aquela massinha do fio de cabelo faz mal? :straight:

  14. Paulinha Oliveira

    em

    gente adorei a postagem da nossa biologa blogueira, principalmente poruqe desmascarou um video de uma ex modelo usando o nome de Deus em vão afirmando que “ela fou vítima de vudu e que nasceu de dentro dela uma estranha criatura”, sendo que na verdade ela apenas sofre desse disturbio acima descrio.
    Pra quem quiser ver o video da palhaçada da ex modelo, o link ta abaixo

    http://robertokuelho.blogspot.com/2008/12/caso-assustador-ex-modelo-grvida-de.html
    valeu gente

  15. flavia

    em

    eu tenho esse problema alem de arrancar também os como,mas nao sei como parar é uma sensação de alivio quando os arranco passa o estrese.nossa nao sabia que nome se dava a esse tipo de problema.gostei da materia….parabens!!!

  16. Mari

    em

    que nojo o.õ
    Estranho que as pessoas que convivem com uma pessoa assim não consegue notar nada de diferente? tipo o fato da pessoas ter falhas no cabelo ou algo assim…? Estranho isso..

  17. Deborah Luandy

    em

    Tenho uma filha de 2 anos e 4 meses. Ela desenvolveu essa mania depois que completou 1 aninho. Já cortei o cabelo baixinho, trato com naturalidade, mas a s vezes perco a paciencia pq qdo a vejo com um lado do cabelo totalmente arrancado, dói muito!
    Ja cheguei a oferecer a ela o meu cabelo p arrancar //// so para nao vê- la careca. Ja procurei psiquiatra e psicólogo tb mas os dois me falram que ela esta muito nova ainda Para começar um tratamento. Alguém tem alguma dica???

    • Lucas

      em

      Olha Deborah Luandy eu não sou especialista então eu vou te dar uma dica que pode ser um pouco dolorosa, vc pode cortar o cabelo todo da sua filha pelo a menos até ela completar idade para iniciar o tratamento , mais é claro so se vc tiver certeza que é a Tricofagia, porque eu acho muito precoce uma criança desenvolver um disturbio desses . De qualquer maneira procure mais médicos e se vc não se incomodar eu vou começar a pesquisar informaçoes sobre essa doença . Espero ter ajudado.

  18. Eu não como, credo, mas arranco quando estou ansiosa ou entediada. Até consigo resistir, mas acho tão gostoso… rsrsrsrs

    • Sabrina

      em

      Af, como você é doente!

  19. Audrey cordeiro

    em

    As pessoas brincam ,mas tem muitas pessoas que presisan de ajuda,sou tricoterapeuta capilar atendo cada vez mas pessoas com tricomania,e uma doença seria e tem que ser tratada…..otima materia,parabens.
    Audrey cordeiro

  20. Suylan Silva

    em

    Eu também tenho esse problema..Minha mãe nao para de me chamar de louca rsrsrs Mas fazer o que? Eu comecei com esse problema aos 10 anos e hoje tenho 17. Ainda nao consigo parar…Me dá uma sensação de alívio quando arranco e pra terminar eu como somente a raiz…

  21. daniele roberta

    em

    também sofro disto,mas não como …apenas fico esticando ele com as unhas, da raiz até as pontas,e as vezes gosto de arranca-los para ver como saiu a raiz dele,pois aliso o cabelo e normalmente o da raiz sempre saí mais enroladinho,e quando puxo que vejo me sinto satisfeita.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo