Comer manga com leite, comer manga a noite, comer manga durante a dieta. Será que faz mal para a saúde?

    Comer manga com leite, pode? Comer manga a noite faz mal? Manga engorda?

    Manga com leite, manga a noite, manga na dieta. Apesar de ser uma das frutas tropicais mais deliciosas e suculentas que existe, a manga tem sido taxada há anos como vilã. Diz-se que a manga com leite é um veneno para o estômago. Há também quem acredite que comer manga a noite pode causar azia e má digestão. E muita gente evita a manga durante a dieta pois, há escrito por todo lado que a manga engorda.

    Os benefícios da manga são inúmeros. A manga de qualquer espécie pode estimular a saúde da visão e da pele, por meio da vitamina A, fortalecer o sistema imunitário e por ser fonte de fibras, combater a prisão de ventre. Além disso, pode agir como antioxidante devido a presença de carotenoides e, consequentemente, prevenindo o câncer.

    Manga com leite

    Nos parece bem óbvio que essa combinação não oferece qualquer risco à saúde. Aliás uma vitamina de manga com leite é deliciosa! De acordo com a nutricionista Marlete Pereira, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ), esclarece que nenhuma combinação de comida faz mal, o que faz mal é a quantidade!

    A má reputação dessa mistura não passa de um mito, fabricado intencionalmente na época do Brasil Colonial. O leite era, então, um alimento bastante raro, e caro, exclusivo dos patrões, os senhores de engenho. Como eles não queriam que essa preciosidade fosse consumida por escravos, inventaram e espalharam a lenda, que sobreviveu até hoje. Restava, portanto, aos escravos se contentarem com os frutos das mangueiras, que, ao contrário do leite, eram abundantes nas grandes propriedades rurais.

    Os dois alimentos formam, na verdade, uma combinação bastante saudável. Combinado com os nutrientes da manga, o leite é rico em proteína, cálcio, vitaminas A e D, riboflavina, fósforo e magnésio. Moral da história: um coquetel de manga com leite garante fartas doses de vitaminas e sais minerais dos mais importantes para o organismo humano.

    Leia também: Comer banana a noite faz mal? Descubra de uma vez por todas se isso é mesmo verdade

    Comer manga a noite

    Comer manga depois das 19h não faz mal. O grande problema é a quantidade. Aliás, qualquer fruta em excesso antes de dormir pode causar má digestão e isso irá resultar em uma noite mal dormida. Não é aconselhável, por exemplo, comer 4-5 mangas a noite. Isso irá enfartar o estômago e deixar com sensação de estufamento.

    Pessoas com problemas estomacais e digestivos não devem ingerir manga a noite. Aliás, essas pessoas devem ter uma alimentação bastante restrita depois das 19h. A restrição não é somente para manda. E por fim, o site Emagrecer Já explicou que quem está em dieta de restrição de calorias, deve evitar comer manga a noite.

    Manga engorda?

    De acordo com o Site Emagrecer Já, uma manga de 300 gramas tem aproximadamente 180 calorias. Isso quer dizer que 1/3 de manga tem aproximadamente 60 calorias que é um número bem tranquilo para consumir em um dia. Comer manga não engorda desde que seja consumida com consciência, ou seja, em quantidades e horários certos.

    O grande problema de comer manga é que muita gente começa e não para mais, principalmente à noite que é o horário onde comer manga engorda sim, ainda mais se em excesso, como já dito.

    emagrecerjadicas