Todos os insetos: Ordem Ephemeroptera

Os efemerópteros são também poucos conhecidos e não é pra menos, os adultos vivem apenas poucas horas, o bastante para se reproduzirem cumprindo assim seu ciclo de vida. Por causa disso, mesmo os adultos possuem um aparelho bucal e trato intestinal totalmente atrofiado.

São conhecidas com o nome de “efémera”. Claro, este nome está relacionado com o fato do adulto viver apenas poucas horas, sem se alimentar, dedicadas apenas à reprodução e à postura dos ovos da geração seguinte. As formas imaturas, são chamadas de ninfas e vivem na água, em geral escondidas sob rochas. A maioria das espécies os imaturos alimentam-se de detritos ou matéria vegetal, mas algumas são predadoras e bastante comilonas, pois são nesta fase que reservam toda energia para a vida adulta. Ao contrário do adulto, que vive pouco tempo (de algumas horas até 2 dias), as ninfas podem viver de várias semanas até três anos.

Para identificar um efemeroptera não é muito difícil, mas é preciso ter sorte, uma vez que vivem apenas poucas horas. Na fase adulta, são insetos com asas membranosas com numerosas veias, sendo as asas posteriores menores que as anteriores. Apresentam antenas pequenas, olhos compostos bem desenvolvidos e três longos filamentos no abdome. São encontradas em locais perto de corpos de água doce parada ou de curso lento, por causa da sua sensibilidade a água poluída são muito utilizados em programas de biomonitoramento de qualidade da água.

Como a vida é muito curta, os indivíduos são sempre vistos formando densas revoadas de machos e fêmeas perto locais com água.

Apesar dos adultos serem encantadores, as formas imaturas não são nada bonitas!

FONTE: STUDY OF INSECTS – BORROR