Os efemerópteros são também poucos conhecidos e não é pra menos, os adultos vivem apenas poucas horas, o bastante para se reproduzirem cumprindo assim seu ciclo de vida. Por causa disso, mesmo os adultos possuem um aparelho bucal e trato intestinal totalmente atrofiado.
São conhecidas com o nome de “efémera”. Claro, este nome está relacionado com o fato do adulto viver apenas poucas horas, sem se alimentar, dedicadas apenas à reprodução e à postura dos ovos da geração seguinte. As formas imaturas, são chamadas de ninfas e vivem na água, em geral escondidas sob rochas. A maioria das espécies os imaturos alimentam-se de detritos ou matéria vegetal, mas algumas são predadoras e bastante comilonas, pois são nesta fase que reservam toda energia para a vida adulta. Ao contrário do adulto, que vive pouco tempo (de algumas horas até 2 dias), as ninfas podem viver de várias semanas até três anos.
Para identificar um efemeroptera não é muito difícil, mas é preciso ter sorte, uma vez que vivem apenas poucas horas. Na fase adulta, são insetos com asas membranosas com numerosas veias, sendo as asas posteriores menores que as anteriores. Apresentam antenas pequenas, olhos compostos bem desenvolvidos e três longos filamentos no abdome. São encontradas em locais perto de corpos de água doce parada ou de curso lento, por causa da sua sensibilidade a água poluída são muito utilizados em programas de biomonitoramento de qualidade da água.
Como a vida é muito curta, os indivíduos são sempre vistos formando densas revoadas de machos e fêmeas perto locais com água.
Apesar dos adultos serem encantadores, as formas imaturas não são nada bonitas!
FONTE: STUDY OF INSECTS – BORROR

Kzin
em
😮 Mas acho insetos uma coisa mt enfeitada, e pessoa acima vocabularios de baixo nivel são dispensados ^^ aqui falamos de coisas interessantes e que enriquessem o nosso conhecimento, por favor isso não 😀
Maria Angélica
em
Não sei se é por isso que evito matar algusn insetos ; mas essa coisa “enfeitada” me fascina! Acho lindo!
Karlla Patrícia
em
Gente…. o estudo com insetos é encantador. Esses bichos (todos) possuem uma beleza indescritível! Só estudando no microscópio para saber.
Maria Angélica
em
Pois é, as mariposas que aparecem por aqui – que a gente chama de “bruxas” – são tão lindas que parecem mais enfeites nos armários .
E não é só “peninha de matar”, não . Vc já observou de perto um grilo, um louva-deus,
(claro que já, Dãããããr), uma mosca-varejeira ?
Um dia te conto o uqe eu aprontei na aula de Histologia ( elevei uns esbregues por isso!)
gabriela
em
limdos
jemmyson
em
:bandit: :alien: :love:
caranba esses estudos são tão maneiros q eu fiquei no vicio todos os dias eu estudo sobre todos eles
thomston
em
eu amo os insetos e odeio quem fala sem seber deles eles s?o demais amei o trabalho sobre as efemeras ta massa!!!!
Cao Sentado
em
Passou voando mando o spray! 👿
jhonson
em
👿
carralho velho ..esse hexaoda e loko lko….
mas eu prefiro os fungosss..
Elton J. de Lírio
em
Parabéns pelo artigo Karlla. Esta é uma ótima iniciativa para difusão.
Deuslênio
em
Se eles tem uma vida adulta tão efêmera, por que eles existem? O que eu quero dizer é: eles têm alguma função para o equlíbrio da natureza com sua curta existência?
Cristiano
em
Veja bem Deuslênio, todo e qualquer ser vivo tem algum papel a cumprir na natureza e não poderia ser diferente com esses insetos adoráveis. Algumas ninfas de Efemerópteros são predadoras de outros insetos, o que as torna importantes na cadeia alimentar; e também pelo fato de serem sensíveis às variações físico-químicas da água, elas têm papel importante como bioindicadores da qualidade do ambiente em que vivem.
GIJA
em
… MTO BEM, ENTAO VAMOS passar do ARMARIO P’MESA. esses macroinvertebrados (>0,5cm) bentonicos sao o pão d’gua (pão frances) dos corpos hidricos, ou seja, tds comem; peixes. aves, anfibios dentre mtos outros – sao consumidores primarios. o que quer dizer isto???. simples, nobre!!!. … é que eles são raspadores e filtradores, ou melhor, alimentam-se de seres unicelulares, bacterias , fungos, particulas em decomposiçao, etc… entao imagine a arrancada para abastecimento no nivel trofico ascendente (proteina animal, e, em grandes doses aos consumidores secundarios), oferecidos por esta ordem de insetos aos seres aquaticos e terrestres qdo adultos (imago), alias, que se nao me falha a memoria é o mais representativo em especies e abundancia e quiça, responsavel pela biodiversidade de nossas aguas quando em estado de conservaçao aceitavel a integridade ecologicica. … sendo assim sao de suma importancia no fluxo energetico da cadeia alimentar e para mtos essencias na alimentaçao …