Animais

Todos os insetos: Ordem Ephemeroptera

Os efemerópteros são também poucos conhecidos e não é pra menos, os adultos vivem apenas poucas horas, o bastante para se reproduzirem cumprindo assim seu ciclo de vida. Por causa disso, mesmo os adultos possuem um aparelho bucal e trato intestinal totalmente atrofiado.

São conhecidas com o nome de “efémera”. Claro, este nome está relacionado com o fato do adulto viver apenas poucas horas, sem se alimentar, dedicadas apenas à reprodução e à postura dos ovos da geração seguinte. As formas imaturas, são chamadas de ninfas e vivem na água, em geral escondidas sob rochas. A maioria das espécies os imaturos alimentam-se de detritos ou matéria vegetal, mas algumas são predadoras e bastante comilonas, pois são nesta fase que reservam toda energia para a vida adulta. Ao contrário do adulto, que vive pouco tempo (de algumas horas até 2 dias), as ninfas podem viver de várias semanas até três anos.




Para identificar um efemeroptera não é muito difícil, mas é preciso ter sorte, uma vez que vivem apenas poucas horas. Na fase adulta, são insetos com asas membranosas com numerosas veias, sendo as asas posteriores menores que as anteriores. Apresentam antenas pequenas, olhos compostos bem desenvolvidos e três longos filamentos no abdome. São encontradas em locais perto de corpos de água doce parada ou de curso lento, por causa da sua sensibilidade a água poluída são muito utilizados em programas de biomonitoramento de qualidade da água.

Como a vida é muito curta, os indivíduos são sempre vistos formando densas revoadas de machos e fêmeas perto locais com água.



Apesar dos adultos serem encantadores, as formas imaturas não são nada bonitas!

FONTE: STUDY OF INSECTS – BORROR



Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


13 comentários

13 Comments

  1. Kzin

    em

    😮 Mas acho insetos uma coisa mt enfeitada, e pessoa acima vocabularios de baixo nivel são dispensados ^^ aqui falamos de coisas interessantes e que enriquessem o nosso conhecimento, por favor isso não 😀

  2. Maria Angélica

    em

    Não sei se é por isso que evito matar algusn insetos ; mas essa coisa “enfeitada” me fascina! Acho lindo!

  3. Gente…. o estudo com insetos é encantador. Esses bichos (todos) possuem uma beleza indescritível! Só estudando no microscópio para saber.

  4. Maria Angélica

    em

    Pois é, as mariposas que aparecem por aqui – que a gente chama de “bruxas” – são tão lindas que parecem mais enfeites nos armários .
    E não é só “peninha de matar”, não . Vc já observou de perto um grilo, um louva-deus,
    (claro que já, Dãããããr), uma mosca-varejeira ?
    Um dia te conto o uqe eu aprontei na aula de Histologia ( elevei uns esbregues por isso!)

  5. :bandit: :alien: :love:
    caranba esses estudos são tão maneiros q eu fiquei no vicio todos os dias eu estudo sobre todos eles

  6. thomston

    em

    eu amo os insetos e odeio quem fala sem seber deles eles s?o demais amei o trabalho sobre as efemeras ta massa!!!!

  7. Cao Sentado

    em

    Passou voando mando o spray! 👿

  8. 👿
    carralho velho ..esse hexaoda e loko lko….

    mas eu prefiro os fungosss..

  9. Elton J. de Lírio

    em

    Parabéns pelo artigo Karlla. Esta é uma ótima iniciativa para difusão.

  10. Deuslênio

    em

    Se eles tem uma vida adulta tão efêmera, por que eles existem? O que eu quero dizer é: eles têm alguma função para o equlíbrio da natureza com sua curta existência?

    • Cristiano

      em

      Veja bem Deuslênio, todo e qualquer ser vivo tem algum papel a cumprir na natureza e não poderia ser diferente com esses insetos adoráveis. Algumas ninfas de Efemerópteros são predadoras de outros insetos, o que as torna importantes na cadeia alimentar; e também pelo fato de serem sensíveis às variações físico-químicas da água, elas têm papel importante como bioindicadores da qualidade do ambiente em que vivem.

  11. GIJA

    em

    … MTO BEM, ENTAO VAMOS passar do ARMARIO P’MESA. esses macroinvertebrados (>0,5cm) bentonicos sao o pão d’gua (pão frances) dos corpos hidricos, ou seja, tds comem; peixes. aves, anfibios dentre mtos outros – sao consumidores primarios. o que quer dizer isto???. simples, nobre!!!. … é que eles são raspadores e filtradores, ou melhor, alimentam-se de seres unicelulares, bacterias , fungos, particulas em decomposiçao, etc… entao imagine a arrancada para abastecimento no nivel trofico ascendente (proteina animal, e, em grandes doses aos consumidores secundarios), oferecidos por esta ordem de insetos aos seres aquaticos e terrestres qdo adultos (imago), alias, que se nao me falha a memoria é o mais representativo em especies e abundancia e quiça, responsavel pela biodiversidade de nossas aguas quando em estado de conservaçao aceitavel a integridade ecologicica. … sendo assim sao de suma importancia no fluxo energetico da cadeia alimentar e para mtos essencias na alimentaçao …

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo