O que acontece no corpo durante as cólicas menstruais?

Por que temos cólica menstruais e o que acontece quando estamos com cólica? Joice Maciel

Então, Joice… A cólica comum, essa de todo mês se chama Dismenorreia primária, ela é uma reação muito normal do organismo. O que acontece é que temos células no revestimento do útero que produzem uma substância química chamada de prostaglandinas. O revestimento do útero, se torna muito espesso durante os primeiros estágios do ciclo menstrual. Isso porque se prepara para receber uma possível gravidez.

Como na maioria das vezes a gravidez não ocorre, o organismo precisa se livrar de toda essa preparação, para isso, quando o ciclo se completa, as tais células liberam grandes doses de prostaglandinas.

As prostaglandinas, por sua vez, fazem o útero contrair fortemente resultando na terrível cólica menstrual. As prostaglandinas podem até fazer com que o útero contraia tanto que a saída do sangue é interrompida temporariamente, isso priva a musculatura uterina de oxigênio e por isso sentimos dor.

A cólica menstrual ajuda na saída do material eliminado durante a menstruação. Já que a abertura cervical geralmente é alargada depois do parto ou de anos de menstruação, as cólicas menstruais podem ficar menos fortes mais tarde na vida. Assim fique sabendo que o sofrimento não dura a vida toda!

colica-menstrual

A produção de prostaglandinas pode variar de mulher para mulher, com isso, algumas sentem mais cólicas do que outra. Isso é NORMAL!

FONTE: CORRIDA PARA SAÚDE, ABC SAÚDE, EMBRIOLOGIA CLÍNICA (Moore)