DÚVIDA DE: Karina Sales (via: comentário)
A resposta é SIM, Karina… Na verdade, a cola usada nos procedimentos de sutura hoje, são fabricadas a partir de materiais químicos e biológicos. São usadas principalmente em cirurgias de pulmão, traquéia e esôfago e também em suturas de cirurgia plástica. Foram desenvolvidas com a esperança de reduzir os vários problemas causados na sutura tradicional, como infecções e principalmente, as terríveis cicatrizes.
Bom, mas para melhorar ainda mais a técnica, foi desenvolvido um método de purificação da enzima que induz a formaçãode uma cola biodegradável. Essa enzima, denominada BthTI, é obtida apartir da peçonha da serpente brasileira Bothrops moojeni.
A enzima da serpente,quando misturada com uma solução de fibrinogênio bovino resulta na formação de uma cola, denominada de cola de fibrina. A cola fecha a incisão e é, depois, absorvida pelo organismo, gerando cicatrizes menores e reduzindo as inflamações e outras complicações.
Os cientistas sabem que a peçonha desses animais é um celeiro de moléculas possivelmente úteis para a medicina, já que são capazes de interagir com o sangue de suas presas. As serpentes do gênero Bothrops, cujo veneno é um potente anticoagulante capaz de causar uma bela hemorragia com uma simples picada. Assim, os componentes da peçonha são imunes a um possível contra-ataque de substâncias inibidoras do sangue humano. Ou seja, a cola feita com a enzima da cobra não podem sofrer qualquer rejeição no organismo de mamíferos.

Uma cola desenvolvida a partir de peçonha de serpente brasileira promete revolucionar as cirurgias plásticas! A técnica foi desenvolvida na UFU (Universidade Federal de Uberlândia – MG)
—————————————————————–
FONTE: INSTITUTOINOVAÇÃO, FOLHAONLINE







Tem umas velhas plastificadas q ficam com cara de jararaca. Agora sei pq… :straight:
Adorei saber que foi o Brasil que desenvolveu essa cola especial para cirurgias…..dezzzzzzzzzzzzzzz
:bandit:
Karlla, deu no Fantástico: um médico que não conseguia deter a hemorragia, durante a cirurgia . Mais tarde ele foi procurado pela comunidade científica de não-sei-onde e contou que foi uma substântcia que ele tinha inventado.
Qdo a paciente (de hospital público, lógico) ficou sabendo, deu entrevista e talz.
Talvez vc ache a reportagem no site da Globo, do Fantástico, é só buscar. Não tem tanto tempo assim .
Já li algo sobre deter uma hemorragia na cirurgia cardíaca com superbonder, mas hj em dia as linhas de sutura andam bem mais desenvolvidas, absorvidas pelo próprio corpo.
Nõa sei se confio mais em colas do que em costuras.
isso foi um avanço muito imprortânte para a população… uma curiosidade excencial!
super bonder? eu ja vi colarem o cerebro d uma mulher com isso =P essa cola a base de veneno de cobra é show, mt usada em paises desenvolvidos, no brasil ainda se costura mt o povo –” mais barato
Outra cola usada em cirurgias é o cianoacrilato, popularmente conhecida por super-bonder.
As melhores curiosidades que até pessoas do meio da saúde muitas vezes não sabem!!
Aguardo tua visita no TudodeBio
http://www.tudodebio.blogspot.com
bjao
Muito interessante! =]