Animais

Vídeo incrível: Cidade das formigas

Vídeo incrível: Cidade das formigas
Esse texto foi útil para você?

Quando você vê um formigueiro, com aquele buraquinho de entrada e saída tão pequeno, não imagina como pode ser lá embaixo da terra. Mas pesquisadores intrigados com essa dúvida fizeram um belíssimo trabalho de campo. Eles tinham um projeto de entender como era “A Cidade Secreta das Formigas”.




001

Após localizar um formigueiro abandonado em um pasto para gado no Brasil, o próximo estágio foi derramar uma grande quantidade de cimento para preencher todos os espaços ocupados pelas formigas. Foi consumida uma quantidade extraordinária. Foto: Reprodução/youtube

Após localizar um formigueiro abandonado em um pasto para gado no Brasil, o próximo estágio foi derramar uma grande quantidade de cimento para preencher todos os espaços ocupados pelas formigas. Foi consumida uma quantidade extraordinária. Por três dias os pesquisadores mantiveram jorrando até quase 10 toneladas de cimento pelo pequeno buraco do formigueiro. Aguardaram um mês que o cimento se secasse e tornasse firme para começarem as escavações. Num trabalho que não parecia ter fim, os pesquisadores demoraram semanas para revelar a “megalópole” secreta das formigas, foram precisas grandes escavadeiras mecânicas para remover toneladas de terra.



002

Por três dias os pesquisadores mantiveram jorrando até quase 10 toneladas de cimento pelo pequeno buraco do formigueiro. Foto: Reprodução/youtube

E finalmente os pesquisadores começaram a ver a estrutura da cidade… É tudo incrível, existem estradas subterrâneas conectando as câmaras principais, além da rota principal, existem vias adjacentes, os caminhos se ramificam e levam a muitos jardins de fungos e poços de entulhos. Os túneis são projetados para garantir uma boa ventilação, e promover rotas de transporte mais curtas. Tudo parece ter sido projetado por um arquiteto. Uma única mente, mas essa cidade colossal e complexa foi criada pela vontade coletiva da colônia de formigas. Um “superorganismo”. A estrutura completa cobre uma área de 538 metros quadrados, e alcança 8 metros dentro da terra. Em sua construção, a colônia moveu 40 toneladas de solo. Bilhões de cargas de solo foram trazidos para a superfície pelas pequenas formigas trabalhadoras. Cada carga em média pesando cerca de 4 vezes mais que a pequena trabalhadora.



003

Aguardaram um mês que o cimento se secasse e tornasse firme para começarem as escavações. Foto: Reprodução/youtube

004

E finalmente os pesquisadores começaram a ver a estrutura da cidade… É tudo incrível. Foto: Reprodução/youtube

005

Existem estradas subterrâneas conectando as câmaras principais, além da rota principal, existem vias adjacentes, os caminhos se ramificam e levam a muitos jardins de fungos e poços de entulhos. Foto: Reprodução/youtube

006

Se fôssemos comparar com os seres humanos, foi carregado por 1 quilômetro até a superfície. É o equivalente a construir a Grande Muralha da China. É verdadeiramente uma maravilha da natureza! Foto: Reprodução/youtube

Peço desculpas pela qualidade das figuras. Foram tiradas do vídeo, pois não encontrei boas imagens na internet… Beijosss!!!

Karlla Patrícia


38 comentários

38 Comments

  1. Lu

    em

    Realmente impressionante!!!
    mas e depoiss da descoberta, voltaram o formigueiro ao normal??? coitada das formigas… :p

  2. Maria Angélica

    em

    A Natureza é linda, mesmo , não é ?
    E as fotos estão ótimas; ilustram bem . O importante é o conteúdo.

    • Vitória Carlos

      em

      É realmente linda mesmo,mas não considero isso um “conteúdo” tão importante assim,principalmente se for levar em conta que eles destruiram a vida de tantas formigas!
      Visando a destruição de seres sencientes,a única coisa importante que tinha, era a vida deles e seu habitat preservado!

    • André Santos N.

      em

      Claro “o importante é o conteúdo” e que se dane a colonia inteira,tantas formigas assassinadas para “matar a curiosidade”.Olha vamos fazer o seguinte,nós abriremos você por que o seu organismo trabalha de uma forma diferente do resto da espécie,infelizmente você morrerá no processo,provavelmente a mataremos sufocada como parte dessas formigas foram para preservar o “conteúdo” em seu corpo.Tudo bem?Afinal o importante é o conteúdo né,se bem que podemos enche-la de cimento,parece mais interessante assim.Não acha?

  3. Kzin

    em

    Showwww smp fui curioso! mas nao sabia q era tao grande, via akeles formigueiros em “aquarios” mas isso tudo? O.o vo ate mostra pro povo dps! show show showww, e um pS pro primeiro a postar, encheram d cimento, mataram todas as moradoras da cidad =S imagina se aliens fazem isso, enchem noix d sl uq pra ficarmos congelados e eles estudarem? o.o

  4. Jessica

    em

    Eu como bióloga nunca tinha visto isso na minha vida. É realmente incrível o q a natureza pode fazer. :love:

  5. OLha gente, eu vou contar uma coisa para vcs: Eu estudo insetos e esta estrutura que as formigas fazem me surpreendeu muito. Só vendo o vídeo apra ter noção do tamanho!
    LUUU, impossível o formigueiro voltar ao normal. Se foi em nome da ciência!

  6. Thiago Blanc

    em

    Parabens !!!Paty pela reportagem !!!Tem razão tem formigas q fazem !!Tem uma reportagem !!!Q tem formigueiros de mais de 7 metros de altura !!!Qndo achar eu posto !!!

  7. Marli

    em

    Nossa,q maravilha sabermos que o humamno, copiou a natureza, a sociedade delas nos enfluênciaram muito pois vivem em harmonia, só que isso ainda não conseguimos imitar….AK ak AK :bandit:

  8. Mari

    em

    Impressionante mesmo.. mas tadinhas das formigas.. em nome da ciencia ou não, elas não mereciam isso

  9. marilu da silva ferreira ribeiro

    em

    gostaria de saber onde fica a cidade das formigas,sou coordenadora de um grupo de crianças e gostaria de leva-las ate ai

  10. Giovanna

    em

    Eu assisti esse vídeo, o mundo secreto das formigas 😆

  11. mikaely

    em

    nossa entrei aki p pesquisa sobre inalantes e encontro um formigueiro d cimento
    legal 😉
    deixei o site no twitter pra galera ver cm as formigas são inteligentes
    rs

  12. MIKAELY —> Obrigada pela divulgação… é uma ajuda e ttna para divulgar o meu trabalho aqui no Blog. Valeu mesmo! bjs :love:

  13. as formigas sao tolas

  14. Paulo Roberto

    em

    Fascinante!!!! 🙂

  15. Flávio

    em

    Realmente surpreendente. Eu já vi uma coisa parecida. Já ouvi falar de um formigueiro em Portugal que percorre não só Portugal e chega até a Espanha e á França. Cerca de 6mil kilometros quadrados. E parece ser um único formigueiro. O link da notícia segue abaixo.

    http://noticias.uol.com.br/bbc/2002/04/16/ult36u11206.jhtm

  16. jprao

    em

    Aposto que isso daí deve ter demorado anos pra construir, e os psequisadores destriram em quatro dias

    • Didi Ananda Mainjira

      em

      Os biologos assassinaram centenas de milhares de formigas,um habitat inteiro em nome de que? So’ para satisfazer a sua curiosidade?E depois dizer”que maravilha”? Formigas vivas sao importantes para o equilibrio da natureza.Sera’ que eles sabem disto? Ou faltou um biologo sensivel, ao menos UM, para protestar contra este ato insano da mente humana. Ao inves de proteger os seres indefesos, jogam 10 toneladas de cimento em cima deles a ainda se orgulham disto.Nota ZERO.

  17. Fe

    em

    Fantástico!

  18. Rodrigo Freitas Dias

    em

    É incrível mesmo! Incrível a capacidade de uma espécie com tanta inteligência, de destruir outra por mera curiosidade… O mais absurdo é que ninguém comenta o que aconteceu com toda essa colônia de formigas, não é mesmo?
    Sinceramente, é por essas e por outras que cada vez mais me sinto enojado de “ser” humano… Menosprezamos todas as espécies e agimos como crianças tolas, mesmo quando munidos de diplomas e “ciência”! E não venha me dizer que “elas se recuperam” pois a questão não é essa… É um motivo fútil, que não tem real utilidade nenhum. Serviu apenas para saciar a curiosidade de um bando de “dotôres” desocupados. Sinto muito, pois o trabalhos das formigas é magnífico, mas o dos homens é medíocre, como é tb sua índole e o desprezo pela vida, seja ela do tamanho que for.

    • Marcos

      em

      Concordo!

      Se tivermos que destruir tudo que não entendemos para tentar entender vamos destruir o universo!

  19. Gostaria muito de saber onde foi feita esta escavação

  20. Claudia Aquino

    em

    Quando será que esses cientistas bioçogos, “descobridoresde de merda” deixarão os bichos em paz? Em nome de um pseudo-estudo pseudo conhecimento eles são capazes de horrores assim como esse…. jogar cimento dentro de um formigueiro! Voces tem idéia do terror, do sofrimento dessas formigas … em tenho nojo de gente que estuda e não aprende a respeitar a vida! nojo..nojo…nojo…

    • Bruna

      em

      Concordo Plenamente!!

      • Bruna

        em

        Com a tecnologia que tem hoje, há tantas formas de se estudar uma coisa maravilhosa como aquela que eles destruíram porque era mais comodo jogar cimento e ver depois.

    • Eliakim Z

      em

      Você tem ideia do que as pessoas fazem entre elas mesmas, a despeito de qualquer outro animal? Isto é que me dá nojo. Matar formigas não é um crime terrível. O que motivou isto é que é um crime terrível! Quer exemplo? Simples, temos continentes inteiros de exemplo. E o oceano. E o lado de fora da Terra. Provas é o que não falta. Falta apenas o entendimento.

    • Mario Alexandre

      em

      Destruiu ? Sim, destruiu. Era possível não destruir e estudar ? Não sei. Mas sei que não é um pseudo-estudo porque o estudo foi realizado e sim, serve para algo, para por exemplo, planejamento de cidades, planejamento logístico, para que você saia do ponto A e chegue ao ponto B mais rápido. Logística de armazenamento de produtos, etc. Não desqualifique a pesquise, o método sim, esse deve ser debatido, e que seja estudadas todas as alternativas possíveis de serem usados métodos não-destrutivos.

  21. Velton

    em

    Realmente assombroso, nunca estaremos completamente acostumados com as maravilhas da natureza.

    Eu só posso rir desse povo, fazendo um escarcel por causa de um único formigueiro. Duvido que esse eles pensem na pobre vaquinha na hora de devorar um churrasquinho. Se não fosse essa curiosidade dos cientistas – que infelizmente inclui sacrifício de alguns seres vivos – a gente não teria as maravilhas da medicina moderna, por exemplo. Critica o sistema mas vive sua vida cômoda e confortável a custa dele.

    • Pedro

      em

      “Aquele que quebra uma coisa para entender como ela funciona deixou o caminho da sabedoria” Gandalf.

      Você generaliza muito. Se essas pessoas dignas de riso se preocupam com formigas, é ÓBVIO que se preocupam com vaquinhas. E essas pessoas vivem do sistema porque não dá para não viver dele. Agora se conformar é outra coisa. Portanto, ria de você mesmo, sr. eu-aceito-tudo.

      • Marcos

        em

        A vaca é morta para servir de alimento. As formigas foram mortas para matar a curiosidade dos humanos. Existe uma boa diferença aí, não acham? Se tivermos que destruir tudo que não entendemos para tentar entender vamos destruir o universo!

    • André Santos N.

      em

      Milhares e milhares de formigas assassinadas apenas para saciar a curiosidade de uma especie egoísta,sinto nojo só de ler.Antes que me pergunte seu especista ridículo,eu m preocupo com todas as formas de vida sencientes e mesmo que eu fosse um onívoro (o que não e o caso sou vegetariano),a preocupação é o assassinato gigantesco,sem um bom motivo (na verdade não existe bom motivo para assassinato).Sinto repulsa de pessoas sádicas que riem daqueles que sentem alguma compaixão.Eu me pergunto se você pensa antes de falar,por que sinceramente falou muita merda agora.
      Sobre o sistema,ele é simplesmente ridículo,cruel e sacana,continuamos nele por que os sensatos estão em desvantagem,mas procuramos viver o mais longe possível desse sistema desgraçado.

  22. Luis Gonçalves

    em

    Eu ainda duvido que conseguiriam introduzir tanto cimento pelos corredores do formigueiro. As propriedades do cimento não permitiriam um fluxo adequado para formar um molde tão complexo e extenso

  23. marcyllio

    em

    Não tinha como pesquisar sem assassinar as formigas?

  24. Maria Auxiliadora Grijo Cavalcante

    em

    Adorei, pois sou professora de ciências e acho super interessante a sociedade das formigas. Pena que nós seres humanos que também vivemos em sociedade, não sabemos ainda a viver realmente em sociedade. E, as formigas fazem isso perfeitamente, na maior harmonia, sem prejudicar o seu irmão. Isso faz falta na nossa sociedade. Pena que esse formigueiro foi destruido em prol desse conhecimento, mas os cientistas trabalham assim com a curiosidade, levantamento de hipóteses, investigação, experimentação e publicação dos feitos.

  25. Bruna

    em

    Ah é…. então destruíram um grande formigueiro para que fizessem pesquisas PRA QUE??? Matar milhares de formigas e a sua grande casa que demorou anooss para ser estruturada. O Ser Humano é LINDO!!!

  26. Kelly

    em

    Gostaria de fazer uma ressalva sobre a matéria. Tenho a consciência de ir pesquisar a veracidade das matérias que leio e julgo importantes antes de divulgá-las para os meus ” virtual friends” e acabei num google aqui e outro acolá descobrindo algo bastante relevante.
    INFELIZMENTE o vídeo que se disseminou pela internet não trás um dado importantíssimo a pesquisa sobre o Túnel de Formigas foi coordenada por um Professor de Agronomia BRA-SI-LEI-RO (incrível, né?) o Doutor Luiz Carlos Forti/UNESP.
    Acredito que seria justo a página e o seu poder de alcance fazer essa divulgação dos fatos, ainda que algumas mentes limitadas contestem a necessidade desse tipo de pesquisa e conhecimento.
    Para acrescentar, segue uma matéria com o próprio falando da sua pesquisa
    http://www.youtube.com/watch?v=BhW1hctttt0

    .

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo