Besouro Rola-bosta: O nome já diz tudo! [vídeo]

 

O besouro “rola-bosta” é um coleóptero da família Scarabaeidae (chamado também de escaravelho), que assume um importantíssimo papel na natureza, realizando reciclagem de nutrientes do solo. Eles possuem um estranho hábito alimentar, são coprófagos. Mas o que é isso? Bem, coprófagos são aqueles que se alimentam de fezes. isso mesmo, os besouros “rola-bosta” comem fezes! (afff!!).

Bem, mas quem imaginou que esses bichinhos têm esse nome feio e nojento pelo fato de almoçar fezes todos os dias, está enganado. Existe outra curiosidade sobre esses besourinhos nojentos. Na verdade, esse nome “rola-bosta” vem do seu comportamento reprodutivo. Isso mesmo: quando eles estão em época da reprodução buscam locais onde animais carnívoros ou herbívoros defecam e as fêmeas preparam fabulosas bolinhas de excremento (esterco, fezes, cocô… afff!!) às vezes cobertas de barro, que são empurradas (roladas) até uma certa distância (e ficam bem redondinhas, hehe) , abrem um buraco no solo e fazem a postura de seus ovos sobre a bolinha nojenta de fezes. Depois disso, enterram e fecham a bolinha dentro do buraco.

As larvas possuem peças bucais poderosas e assim que começam a comer devoram rapidamente a bolinha de fezes deixada pela mãe e ali se desenvolvem até que estejam aptas a sobreviver fora da proteção do “toca” feita no solo. Que loucura, não?

Animals-Dung-Beetle
Olha que charme o besourinho fazendo sua bolinha de cocô? Gosto dos insetos porque eles são originais e não se preocupam com que os outros estão pensando, né?

No Brasil, a espécie africana foi introduzida em 1989 para realizar o controle biológico da mosca-do-chifre (um parasita de bovinos que causam um problemão para os pecuaristas). Como a mosca deposita seus ovos no esterco, acreditava-se que, os besouros “rola-bosta” africanos, que são mais especializados tratariam de eliminar este parasita quebrando seu ciclo. Isso porque, uma fêmea do besouro africano é muito mais eficiente na postura de ovos do que os rola-bostas brasileiros!

No Egito Antigo, os escaravelhos eram seres sagrados, sendo usados como amuletos relacionados com a vida após a morte e a ressurreição. Eram muito usados nas mumificações para proteger o morto no caminho para o Além! E quem nunca viu os filmes de múmia na qual os escaravelhos ficam dentro de sarcófagos?

dung
Aqui temos vários besouros sobre fezes de vaca, cada um tirando um pedacinho!

Categorias Animais,Curiosidades,Meio Ambiente