Animais

Besouro Rola-bosta: O nome já diz tudo! [vídeo]

Besouro rola bosta: Insetos que fazem bolinhas de fezes para comer!

Besouro Rola-bosta: O nome já diz tudo! [vídeo]
4 (80%) 5 votes

O besouro “rola bosta” é um coleóptero da família Scarabaeidae (chamado também de escaravelho), que assume um importantíssimo papel na natureza, realizando reciclagem de nutrientes do solo. Eles são insetos que possuem um estranho hábito alimentar, são coprófagos. Mas o que é isso? Bem, coprófagos são aqueles que se alimentam de fezes. isso mesmo, os besouros “rola-bosta” comem fezes!

Bem, mas quem imaginou que esses bichinhos têm esse nome feio e nojento pelo fato de almoçar fezes todos os dias, está enganado. Existe outra curiosidade sobre esses besourinhos nojentos. Na verdade, esse nome “rola bosta” vem do seu comportamento reprodutivo. Isso mesmo: quando eles estão em época da reprodução buscam locais onde animais carnívoros ou herbívoros defecam e as fêmeas preparam fabulosas bolinhas de excremento (esterco, fezes, cocô… afff!!) às vezes cobertas de barro, que são empurradas (roladas) até uma certa distância (e ficam bem redondinhas, hehe) , abrem um buraco no solo e fazem a postura de seus ovos sobre a bolinha nojenta de fezes. Depois disso, enterram e fecham a bolinha dentro do buraco.

As larvas possuem peças bucais poderosas e assim que começam a comer devoram rapidamente a bolinha de fezes deixada pela mãe e ali se desenvolvem até que estejam aptas a sobreviver fora da proteção do “toca” feita no solo. Que loucura, não?




No Brasil, a espécie africana foi introduzida em 1989 para realizar o controle biológico da mosca-do-chifre (um parasita de bovinos que causam um problemão para os pecuaristas). Como a mosca deposita seus ovos no esterco, acreditava-se que, os besouros “rola-bosta” africanos, que são mais especializados tratariam de eliminar este parasita quebrando seu ciclo. Isso porque, uma fêmea do besouro africano é muito mais eficiente na postura de ovos do que os rola-bostas brasileiros!

No Egito Antigo, os escaravelhos eram seres sagrados, sendo usados como amuletos relacionados com a vida após a morte e a ressurreição. Eram muito usados nas mumificações para proteger o morto no caminho para o Além! E quem nunca viu os filmes de múmia na qual os escaravelhos ficam dentro de sarcófagos?



Besouro rola bosta: Insetos que fazem bolinhas de fezes para comer!

Aqui temos vários besouros sobre fezes de vaca, cada um tirando um pedacinho!


48 comentários

48 Comments

  1. Kzin

    em

    Dps d uma noite d estudos to eu aki d novo =D eu adoro essi bezouro! acho ele mt loko:p

  2. Maria Angélica

    em

    O pior é que eu leio este blog na hora do almoço ( tempo que tenho pra acessar a internet) .
    Ontem foi o catarro! ECA!

    ;0)) :sick:

    Ahh, se eu soubesse não pegava os besourinhos com a mão e punha no jardim … eu não os mato .

  3. Eu fico impressionado com a perfeição da mãe natureza, mostrada na última foto. Veja como a bola de fezes do besouro ficou perfeita!

  4. Tb acho exatamente isso Gabriel! Perfeição… parece ate que fizeram uma bolinha de pingpong e deram pro bichinho brincar!

  5. Maria Angélica, tb não pego mais esses insetos porquinhos! :sick:

  6. José Soares

    em

    😀 Trabalho com ests “bichinhos” há uns dez anos, li todos os comentarios de vcs, achei interessante, só não concordo com o que alguns disseram, da imperfeição do BF, que o D. gazella, fez, acreditem eles fazem a bola de esterco, mas não são tão perfeita, assim, como na foto. 👿 👿

  7. Marli

    em

    A bolinha fica perfeita porque de tanto ele rolar, se torna assim pefeita, ele anda com essa bola por muitos e muitos metros então a tendência e ficar bem perfeitinha…..assim a natureza se encarrega de destruir a môsca assassina……
    :bandit:

  8. eufrazinos

    em

    Não gosto nenhum pouco destes insetos insuportáveis.
    Quando chega as chuvas eles simplesmente não deixam a gente em paz.
    Mato todos que encontro. :bandit: 👿 👿 👿

  9. Concriz

    em

    Você é um louco assassino, Eufrazino do inferno!!!!

  10. Concriz

    em

    Esses besouros controlam a mosca do chifre, por retirar da superficíe do pasto as fezes frescas dos animais, meio de eclosão dos ovos e desenvolvimento das larvas da mosca. Com esse seu ato desiquilibrado, você está favorencendo o multiplicação dessas moscas, que estressam nossos animais e prejudicam a produção animal, cooperando dessa forma, para a diminuição da oferta de alimentos e com isso com a fome e com a morte de muitas crianças por desnutrição por falta de leite e carne. Como eu disse, você é um louco assassino, Eufrazino do inferno!!!!

  11. jeniffer

    em

    Affe, fala serio!
    Esse bisouro e muito nojento, mais fazer o que alguem tinha que fazer esse trabalho então que seja ele kkkk 👿

  12. tatielle

    em

    :sick: eca!so de pensar nesses ensetos me da vontade de vomitar

  13. eu só queria saber na onde que eu consigo axar um desses que eu nunca consigo um eu num tenho nojo dele naum 😀

  14. se alguem podesse me dizer como que eu axo um agradesso

  15. Mone

    em

    :love: Gente eu to com fossil de um besouro rola-bosta na minha sala, eu não sabia q era um besouro rola – bosta..Aí pensei esse pode dizer” Passei minha vida toda rolando bosta kkkk…
    Mais agora sério, Deus é perfeito e tudo q ele criou tbm é…

  16. ozael costa

    em

    respondendo a pergunta do henrrique
    para vc pegar um bessouro desses
    faz coco no mato e fica na vigilia
    com sete dias aparece umm para rolar sua bosta

  17. Gessy

    em

    não gosto deste bixinho,eles cavam as minhas plantas,furando o chao todo, sao muitos buracos e arranca todas as plantas.o bixinho é nogeto mato todos aqui da para pegar de galinhota xeia

  18. Caturitinha

    em

    Eu comia esses besorinhos qndo era pequeno :sick:

  19. eu achei um besouro hoje na minha garagem e botei num bote e to dando planta pra ele come mais não sei direito oq ele come,acho q ele come bosta :straight:

  20. thomston

    em

    esses besouros são demais importantes até na economia ja que o gado não pasta na vegetação coberta por fezes!! muito legal. mas karllinha tenho uma duvida so a familia scarabaeidae, dos coleopteras se alimentam de fezes? parabens pela materia!!!

  21. 😀 eu estou criando esse besouro fais 2 semanas e eu jáh conseguir fazer eles cruzarem pohaa eles colokarao um ovo hehehhehe ee eu naum axo eles nogentos porq ele só rola-bosta porq é necessario na vida dele deis de quando ele atingi a maturidade ate os utimos dias de sua vida e por issu eu naum tenho nojo OBRIGADUh e felis natal pra todos

  22. Cao Sentado

    em

    Deitam rolam e se lambuzam. de qualquer forma eh bem menos nojento do que eu pensei quando li o titulo da materia. Imaginei uma pratica gay “insetuosa” muito nojenta… :straight:

  23. oi pessoal… caranba eu queria achar algum rola-bosta macho pra cruzar com as minhas 3 femeas mais eu naum consigo achar nem um eu móro em sao vicente nautica III rua sebastiao pas de alcantaras se alguem conseguir achar um me procura por favor o macho tem chifres e as femeas naum tem eles naum sao venenoso naum se preucupem OBRIGADUH háh e quem achar também manda uma mensaguem aqui mesmo nesse site flw

  24. WILLY DE PAULA E SILVA

    em

    sou louco por esses besouros; e vai tomar banho quen nao gosta. :love: 😀 🙂 ^_^ 🙁 😮 8) 😆 xD 👿 :p :woot: :ninja: :alien:quem nao gosta so pode ser essa figura aqui :alien:

  25. ^_^ brigaduh .WILLY DE PAULA E SILVA só de saber que anguem gosta desse inseto esta bom pra mim jáh fais meses que eu tenho dois besouros femeas eu dou bananas pra eles comenrem

  26. ELISANGELA

    em

    Muito interessante, sempre quis saber tudo isso rsrsr.
    Mas se pudesse me ajudar ficaria muito grata.
    Oque poderia deixar as fezes da minha cachorrinha com um gosto muito ruim, pois ela come todos os dias o coco que faz, isto me irrita, já tentei varias coisas, mas tudo prá ela, é tempero kkkkkkk….Obrigada!

  27. kalel

    em

    uns garotos provocaram um desses tal besouro rola bosta, ele ficou agressivo e mim atacou parecia um touro ele deu uma chifrada na minha mão, do horrivél e depois de dois dias ainda ta inchada. será que ele é venenoso. grato

  28. Lucin

    em

    Pow, To precisando arrumar alguns destes. Não precisarei mais me preocupar em tirar as fezes dos cachorros!!!!!!rsrsrsrs

  29. ricardo

    em

    esse besouro me incentivou a fazer um projeto estadual de escola técnica foi muito legal muito conhecimento valeu!!!!

  30. Anonymous

    em

    Achei esse texto na internet e, logo no primeiro parágrafo, eu já tinha certeza de que era um blog de uma mulher. hahaha

  31. :sick: é nojento mas tem um papel muito importante na natureza,e por isso eu gosto deles e quando eu vejo um rolando a bosta eu fico olhando ele.eles são bem ingrassadinhos..
    hehehehehe!!!!!beijos a todas as minas! 😉

  32. igor

    em

    até que eu achei legal pesquisar sobre este bicho, é bom porque se eu achar um nem pensar em tocar nele xD

  33. Lorenzo

    em

    se eu visse um desses eu não ia ter nojo não :sleep:

  34. joão cassimiro neto

    em

    muito massa este inseto, hj capturei um aqui na minha casa, gostaria de saber o que fazer para criá-lo pois é muito interessante para dar aulas, as crianças e até os jovens gostam muito… e é sempre melhor ver algo na sua frente do que imaginar como seria!!!! alguém poderia me dar algumas dicas de criadouros ou cativeiros . fio no aguardo. abraços!!!!!

  35. jano de oliveira gonçalves

    em

    deveriam soutar estes besouros no planalto para limpar a bosta dos politicos já que eles não conseguem linpar as suas proprias casas. VERGONHA,,,,,,,,

  36. Thaynah

    em

    KKKK q gracinha!!! curiosidade ele como coco de qualquer animal ou só dos animais que comem plantas, tipo coco de vaca é esterco e só tem planta! 😀

  37. joão cassimiro

    em

    ele como basta de todo tipo de animal, haja vista que nas florestas eles não selecionam qual esterco levar, acredito que quanto mais melhor para eles!!

  38. eu achei esse site bizarro pq além de ser engrassado e um ótimo pasa tempo……,eu amei!!!!! :love: :love: :love:

  39. silvia

    em

    :love: ah, ele é tão bunitinhu…. até penso em ter um , ele iria adorar rolar os cocozinhos do meu pastor alemão !!!!! :woot:

  40. eu queria saber si este besouro ferra, e que mares causan

  41. hsuahsuashuhsauha’ adorei o site além de me ajudar a estuda me diverti a pacás ´=D

    • daniel

      em

      legal é show, me diverti sabendo como são os carrega bosta!!!ahsuahshasuhauhsuhasuh!!!
      Daniel

  42. eu já criei muito desses rola … mas ñ imaginava q eles fossem tão nojentos!!!!

  43. gabi

    em

    aquele bezou ta rolando a bosta poriso que o nome dele e rola-bosta

  44. jaspion

    em

    ri demais aqui com seu texto
    e vou fazer meus filhos estudarem biologia por aqui.

    a única coisa que eu não gostei é que vc colocou vários “afff”
    no decorrer do texto e isso estragou seus argumentos.

    seu site é muito legal, parabéns.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo