Todos os Insetos: Ordem Thysanura

Acredito que a maioria das pessoas já ouviram falar das traças-de-livro, não é? O que elas não sabem é que aqueles bichinhos comilões, são os THYSANUROS. Esse ordem de insetos é conhecida pelo seu hábito alimentar: adoram devorar de tudo. Assim é muito comum ver esses bichinhos sob folhas, cascas de árvores, ninhos de formiga e cupins.

Mas o fato de serem encontrados nas residências é o que faz esses insetos serem tão famosos. Os tissanuros, são encontrados muito facilmente junto a livros e papéis, alimentando-se destes, além de roupas, cortinas, sedas e tudo mais que contenha celulose.São insetos ametábolos, não pssuem metamorfose e também não possuem asas. Do ovo já sai um “tissanurinho” jovem que cresce, sofre muda várias vezes, até se tornarem adultos, medindo no máximo 5 cm. Todo esse processo dura aproximadamente 1 ano (o que é muito para um inseto).

As traças tem tanto hábitos noturnos como diurnos. Mas durante o dia evitam contato direto com a luz. Assim, mesmo durante a noite, se a luz for acesa, as traças rapidamente encontram uma fresta ou um cantinho para se esconderem. Considerando que são insetos bem graciosos, não devemos negar que não possuem nenhuma importância econômica. Uma vez que, trazem grandes prejuízos econômicos e à saúde, por frequentarem ambientes domésticos e locais com grande quantidade de papel, papelão, como armazens e bibliotecas.

Uma curiosidade legal é que as pessoas que adoram ler, são comumente chamadas de tissanuros, fazendo uma analogia ao hábito de devorar livros! Em Portugal, países que falam espanhol, são chamados de “lepisma”. Na itália, chamam de “acciughina” e em Inglês “silverfish” (peixe prateado).

—————————————————–

FONTE: BORROR