Você sabe qual o maior ser vivo do planeta?

“É verdade que o maior ser vivo do planeta é um FUNGO?” Joyce Abrantes

Muita gente acredita que o maior ser vivo do mundo é a baleia azul. Mas, não passa de um equívoco. Na verdade, o maior organismo vivo do planeta é um fungo! O nome do fungo gigante é Armillaria ostoyae, conhecido popularmente como cogumelo de mel. Encontrado , foi encontrado em novembro de 2000 sob o solo da Floresta Nacional de Malheur, no leste do estado chuvoso de Oregon, nos Estados Unidos, e foi então apontado pela ciência como o maior organismo já encontrado no planeta. O gigante tem parasitado milhares de árvore simultaneamente, crescendo indefinidamente.

É incrível, mas através de estudos de DNA e índices de taxa de crescimento, os cientistas descobriram que este “grandão” cobre uma área de quase 880 hectares, equivalente a aproximadamente 1.200 campos de futebol. Enquanto uma estimativa precisa ainda não se confirme, acredita-se que a massa total da colônia pode chegar a 605 toneladas. E embora alguns estudiosos afirmem que este organismo pode ter 2.400 anos de idade, pesquisas recentes com base no genoma do fungo, estima-se que ele pode ter 8 mil anos de idade (uau!).

Armillaria_ostoyae_MO

O nome do fungo gigante é Armillaria ostoyae, conhecido popularmente como cogumelo de mel.

O fungo nasceu como uma partícula minúscula impossível de ser vista a olho nu, vem estendendo seus filamentos entre as raízes das árvores. Tais filamentos são chamados  rizomorfos, que nada mais são do que um agregados de hifas (micélio) com aparência de raízes. No outono, o fungo se manisfesta na forma de pequenos cogumelos de aparência inocentem, que podem chegar até a 30 cm de diâmetro, mas sob o solo fixa-se nas raízes das árvores da floresta, roubando-lhes água, nutrientes, provocando putrefação e morte das mesmas. Embora existam espécies de árvores que resistam a este fungo, a taxa de crescimento fica comprometida. Assim, abre caminho para outros vegetais florescerem no lugar. Mesmo que algumas partes do organismo morram, a estrutura não é comprometida e continua viva e em expansão, crescendo ainda 70 centímetros a 1,20 metro por ano.

giant-mushroom-location

Este fungo está sob o solo da Floresta Nacional de Malheur, no leste do estado chuvoso de Oregon, nos Estados Unidos.

31_01ForestMushrooms-L

Armillaria ostoyae :Aparência inocente! :evil:

 FONTE: ABC Science Online