Plantas Carnívoras podem comer carne humana? [vídeo]

"]

“Queria saber se planta carnívora pode comer gente, como nos desenhos animados?” Alessandra Potieu

Bem Alê, a princípio a resposta é SIM, ela “come”. Como qualquer proteína animal, a carne humana pode ser digerida pelas enzimas que essas plantas produzem, desde que estejam nas devidas proporções, é claro!

As plantas carnívoras são vegetais com a fantástica habilidade de capturar animais e, através de enzimas digestivas, extraem compostos nitrogenados das suas “presas” para seu próprio aproveitamento. São normalmente habitantes de solos com pouca disponibilidade de nitratos (essenciais para a síntese da molécula de clorofila), dependendo assim do nitrogênio contido nas proteínas dos animais. Diante disso, algumas espécies de vegetais carnívoros podem conseguir “digerir” um pedacinho de carne proporcional ao seu tamanho (não necessariamente carne humana, claro!).

Mas não se preocupem, esses vegetais, possuem mecanismos de auto alimentação, através da fotossíntese (como todos os outros). Não necessitam de proteína animal, diariamente, para sobreviver. A proteína animal funciona como suplemento alimentar, deixando-as mais resistentes e bonitas. Se a planta tiver luz e água, não sairá do solo a caça de um animalzinho indefeso e tão pouco morrerá de fome.

Elas apresentam diversas adaptações para capturarem os animais com que complementam a sua alimentação, geralmente preferem insetos, e algumas até encaram pequenas pererecas e até pássaros para complementar sua dieta. Para isso, fazem uso de líquidos viscosos e grudentos para garantir o insucesso da fuga!

460343577_a24de69409_z
As plantas carnívoras são vegetais com a fantástica habilidade de capturar animais e, através de enzimas digestivas, extraem compostos nitrogenados das suas “presas” para seu próprio aproveitamento.

ATENÇÃO: O termo “plantas carnívoras” pode ser empregado para plantas que capturam insetos. Todo mundo tem a ideia de que as plantas carnívoras são insetívoras, isto é, se alimentam apenas de insetos. Só que, o seu cardápio pode ser bem variado, incluindo desde organismos aquáticos microscópicos, moluscos (lesmas e caramujos), artrópodes em geral (insetos, aranhas, centopeias gongolos), e ocasionalmente pequenos vertebrados, como sapos, lagartixas, pássaros e roedores. Na verdade acredita se que os pequenos vertebrados capturados são presas acidentais que tentam pegar os insetos já capturados pela planta e os mais debilitados acabam ficando presos nas armadilhas dos vegetais

Dionaea muscipula, também conhecida como “papa-mosca”: ela abocanha insetos distraídos em apenas três décimos de segundo, um recorde.







"]