Curiosidades

Plantas Carnívoras podem comer carne humana? [vídeo]

“Queria saber se planta carnívora pode comer gente, como nos desenhos animados?” Alessandra Potieu




Bem Alê, a princípio a resposta é SIM, ela “come”. Como qualquer proteína animal, a carne humana pode ser digerida pelas enzimas que essas plantas produzem, desde que estejam nas devidas proporções, é claro!

As plantas carnívoras são vegetais com a fantástica habilidade de capturar animais e, através de enzimas digestivas, extraem compostos nitrogenados das suas “presas” para seu próprio aproveitamento. São normalmente habitantes de solos com pouca disponibilidade de nitratos (essenciais para a síntese da molécula de clorofila), dependendo assim do nitrogênio contido nas proteínas dos animais. Diante disso, algumas espécies de vegetais carnívoros podem conseguir “digerir” um pedacinho de carne proporcional ao seu tamanho (não necessariamente carne humana, claro!).

Mas não se preocupem, esses vegetais, possuem mecanismos de auto alimentação, através da fotossíntese (como todos os outros). Não necessitam de proteína animal, diariamente, para sobreviver. A proteína animal funciona como suplemento alimentar, deixando-as mais resistentes e bonitas. Se a planta tiver luz e água, não sairá do solo a caça de um animalzinho indefeso e tão pouco morrerá de fome.

Elas apresentam diversas adaptações para capturarem os animais com que complementam a sua alimentação, geralmente preferem insetos, e algumas até encaram pequenas pererecas e até pássaros para complementar sua dieta. Para isso, fazem uso de líquidos viscosos e grudentos para garantir o insucesso da fuga!



ATENÇÃO: O termo “plantas carnívoras” pode ser empregado para plantas que capturam insetos. Todo mundo tem a ideia de que as plantas carnívoras são insetívoras, isto é, se alimentam apenas de insetos. Só que, o seu cardápio pode ser bem variado, incluindo desde organismos aquáticos microscópicos, moluscos (lesmas e caramujos), artrópodes em geral (insetos, aranhas, centopeias gongolos), e ocasionalmente pequenos vertebrados, como sapos, lagartixas, pássaros e roedores. Na verdade acredita se que os pequenos vertebrados capturados são presas acidentais que tentam pegar os insetos já capturados pela planta e os mais debilitados acabam ficando presos nas armadilhas dos vegetais

Dionaea muscipula, também conhecida como “papa-mosca”: ela abocanha insetos distraídos em apenas três décimos de segundo, um recorde.


25 comentários

25 Comments

  1. Kzin

    em

    Um dia vo te uma . gosto mt mas exige cuidados especiais janela e talz ainda n posso ^^ e por via das duvidas n vo por o dedo nao kkk

  2. Pois é Kzin, tb quero ter uma… mas ouvi falar que é meio dificil de cuidar! 🙁

  3. Hi, discriminative posts there 🙂 hold responsible’s for the interesting information

  4. Kzin

    em

    Pelo q li por não vivermos no lugar apropriado delas é poe no sol é tira do sol, é nao deixa ficar humido, um cuidado todo! ainda nao posso

  5. 😉 😉 Amei amei s2s2s

  6. nossa que plantas estranhas !! xD

  7. É A PRIMEIRA VEZ QUE ACESSO E GOSTEI DAS ESPLICAÇÕES QUIE SÃO CLARAS E DE FÁCIL ENTENDIMENTO…

  8. Obriaga pessoal… è muito bom qdo vcs comentam!! ADORO! :love:

  9. gg

    em

    são muito legais,bem na verdade eu tenho uma,uma dionea a mesma da foto a cima,teve um dia que minha mão quase a matou!colocou ela na terra comun,eu pensei que ela tinha morrido ;-( mas eu tiei ela da terra rapidinho e asalvei! 😆

  10. xD 😉 👿 :p :whistle: :woot: :sick: :ninja: :love: :bandit: :alien: :angel: :kiss: 😀 🙂 ^_^ 😮 🙁 8)

  11. Edna

    em

    hum, será q eu consigo uma dessas pra um trabalho de escola??

  12. 😀 Este Site é ótimo fiz uma pesquisa para o trabalho de minha filha de 6 aninhos e o bom é que é tudo de fácil entendimento.Muito Bom valeu

  13. Igor

    em

    se minha planta carnivora comer umavespa o que acontece? 🙁

  14. vinicius

    em

    Se eu colocar meu dedo nas folhagens dela e se fechar…vai me machucar!?ela injeta algum veneno?!

  15. vinicius

    em

    ;-(
    naum responderam meu post…poxa!
    Se eu colocar meu dedo nas folhagens dela e se fechar…vai me machucar!?ela injeta algum veneno?!? :sick:

    • Gabrielle

      em

      Ela não irá te machucar, de forma alguma(se você não for alérgico as enzimas da Dionea). Mas não faça isso, pois se você colocar o dedo na armadilha dela, ela será prejudicada. Ao fechar sua armadilha, a Dionea gasta muita energia(que é suprida quando ela “come” um inseto), ou seja, ao fechar a armadilha ela gastará energia a toa, e a mesma não será re-colocada, fazendo com que a próxima vez em que ela for fechar a armadilha, feche mais de vagar. Podendo assim perder seu alimento, e assim sucessivamente. Até Chegar sua morte.

  16. Vini querido, colocar o dedo na planta carnívora não lhe causaria nenhum problema. A ação enzimática é muito lenta. No máximo, as enzimas podem causar alguma irritação… Mas duvido que elas arranquem o seu dedo!
    ——————-
    Galera, infelizmente não consigo responder todos os comentários… Mas tenham certeza que leio TODOOOOOS! beijocas…

  17. henrique

    em

    uhuuuu eu acabei de ganhar uma! agora naum sei como eh q devo irrigar ela…pode ser agua de torneira mesmo? ela pode receber muito sol?

  18. Tah

    em

    :bandit: :alien: :angel: :kiss: 😀 🙂 ^_^ 🙁 😮 8) ;-( 😆 xD 😉 👿 :p :whistle: :woot: =] :sick: :straight: :ninja: :love: Queria er uma só q éh mto dificil de cuidar creduh :alien: :bandit: :angel: :kiss: 😀 🙂 ^_^ 🙁 😮 8) ;-( 😆 xD 😉 👿 :p :whistle: :woot: :sleep: =] :sick: :straight: :ninja: :love:

  19. Tah

    em

    :bandit: Eol tbm queria ter uma só q exige mto cuidado e trabalho q cai entre nos eol num tenho paciencia néh:angel: ai é soh esperar pra paiencia brotar 🙂 😀 :alien:

  20. Vanderson

    em

    Muito bom. aprendendo muito com seu site

  21. ana luisa

    em

    quero deixa uma
    então a planta carnivora precisa de proteinas animal ,por isso ela ñ dependi so da clorofila?
    e isso? QUERO 1 RESPOSTAAAAAAA1!!!!!

  22. euuuu amei essa foto eu gostei que a planta esta comendo a mosca kkkkkk é linda a planta rsrsrsrrsrs é linda demais para quem fez essa montagem kkkkkkkk

  23. fernanda

    em

    karlla,seu blog é tudo de bom,eu o encontrei por acaso,e desde entao,viciei,acesso quase todos os dias;gostaria de saber onde posso adquirir uma planta carnivora,se der tempo,responda,mas se nao der,nao tem problema,te entendo…afinal ,manter um blog desse naip atualizado e com tanta variedade nao deve ser facil.Um super beijo e PARABENS!

  24. Leyla

    em

    Que legal!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo