Como o vírus da GRIPE ataca nosso corpo?

A gripe nada mais é do que uma doença respiratória causada por um vírus. A diferença entre Gripe e resfriado, é que este último, é causado por um vírus diferente e tende a ter sintomas mais leves do que a gripe. E também é menos provável que os resfriados provoquem complicações mais sérias, como uma pneumonia, por exemplo.

Como a gripe se espalha?
A gripe é altamente contagiosa. Ela se espalha principalmente por meio da tosse e do espirro. Quando alguém contaminado tosse ou espirra, libera estas gotículas de fluido no ar que se espalham até mais ou menos um metro de distância. A via mais rápida de contaminação é pela boca e nariz, então se alguém espirra perto de alguém saudável e essas gotículas penetram pelo nariz e/ou boca e provavelmente ocorre uma contaminação e a pessoa saudável pode ficar doente em um prazo de um a quatro dias (tempo que os vírus demoram para replicar a vontade no nosso organismo. Tocar em objetos que tenham recebido as gotículas do doente também transmite gripe.

O que acontece dentro do organismo?
Quando o vírus da gripe penetra no nosso organismo, ele se desloca para o sistema respiratório. Quando chega lá, liga-se à superfície das células. O vírus precisa da célula para se multiplicar, ele é altamente dependente dela, então, ao se ligar às células ele se abre e libera a sua informação genética (RNA) para o núcleo das células. Uma vez lá dentro ele “domina” a célula do nosso corpo, assumindo todas as suas funções. Depois disso, cópias do vírus movem-se para a membrana da célula até que esta finalmente “exploda” liberando o vírus dentro do corpo, onde irá seguir o mesmo processo com outras células.

Bom, daí os tecidos respiratórios ficam inchados e inflamados (a inflamação geralmente é resolvida dentro de algumas semanas). O vírus vai para a corrente sanguínea, e nesta fase os primeiros sintomas começam a surgir. O processo de replicação continua por alguns dias, até que o sistema imunológico do corpo começa a atacar. E começamos a sentir febre, dor de cabeça, tosse, dores no corpo, coriza, etc..

E então, se a pessoa não tiver nenhum tratamento, podem haver complicações mais sérias. No caso do vírus da GRIPE SUÍNA, a contaminação e o processo de replicação é o mesmo. No entanto, este vírus possuía capacidade de se ligar somente às células do porco, mas com as diversas mutações que provavelmente sofreu, ele passou a ter capacidade de se replicar também em células do corpo humano.

 kidFlu

O vírus da gripe “domina” a célula do nosso corpo, assumindo todas as suas funções. Meeeda! 🙁

 FONTE: HOWSTUFFSWORKS BRASIL

————————————————————————————-