Curiosidades

Todos os insetos: Ordem Collembola

A ordem de insetos COLLEMBOLA é muito pouco conhecida das pessoas. Isso porque as suas espécies não passam de 5 mm de tamanho. Isso mesmo! São incrivelmente minúsculos. Apesar disso, acredita-se de existam mais de 6 mil espécies.


Esses bichinhos são insetos ametabolos (não sofrem metamorfose) e são dos poucos representantes de insetos que não possuem asas (apterigotos). Apesar de não vermos collembolos por aí (eu mesma só vi um desses ao vivo e em cores durante um aula na pós-graduação), eles são extremamente abundantes. Podem ser encontrados nos solos úmidos, entre musgos, sob folhas caídas e no meio de troncos apodrecidos. Algumas espécies vivem até em água doce e areia da praia. E pasmem! São tão leves e pequenos que podem viajar longas distancias transportados pelo vento!

O que eles comem? Bem, eles comem de tudo: vegetais ou animal em decomposição, algas, fungos e liquens. Alguns comem pólen ou mesmo praticam canibalismo. Os maiores inimigos dos collembolos são ácaros, besouros e aranhas.

Uma curiosidade incrível desses bichinho é que eles possuem uma estrutura chamada de “fúrcula”, que fica abaixo do abdomen e serve como uma tipo de trampolin pra o bichinho. A fúrcula ajuda esses insetos a darem saltos de até 10 cm. O que não é pouco, para um baixinho de 3 mm, né?

 

————————————————-

FONTE: STUDY OF INSECTS – BORROR

 


⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Comentários

Novidades

Topo