Curiosidades

Todos os insetos: Ordem Collembola

A ordem de insetos COLLEMBOLA é muito pouco conhecida das pessoas. Isso porque as suas espécies não passam de 5 mm de tamanho. Isso mesmo! São incrivelmente minúsculos. Apesar disso, acredita-se de existam mais de 6 mil espécies.

Esses bichinhos são insetos ametabolos (não sofrem metamorfose) e são dos poucos representantes de insetos que não possuem asas (apterigotos). Apesar de não vermos collembolos por aí (eu mesma só vi um desses ao vivo e em cores durante um aula na pós-graduação), eles são extremamente abundantes. Podem ser encontrados nos solos úmidos, entre musgos, sob folhas caídas e no meio de troncos apodrecidos. Algumas espécies vivem até em água doce e areia da praia. E pasmem! São tão leves e pequenos que podem viajar longas distancias transportados pelo vento!




O que eles comem? Bem, eles comem de tudo: vegetais ou animal em decomposição, algas, fungos e liquens. Alguns comem pólen ou mesmo praticam canibalismo. Os maiores inimigos dos collembolos são ácaros, besouros e aranhas.

Uma curiosidade incrível desses bichinho é que eles possuem uma estrutura chamada de “fúrcula”, que fica abaixo do abdomen e serve como uma tipo de trampolin pra o bichinho. A fúrcula ajuda esses insetos a darem saltos de até 10 cm. O que não é pouco, para um baixinho de 3 mm, né?

 

————————————————-



FONTE: STUDY OF INSECTS – BORROR

 

10 comentários

10 Comments

  1. Marco Paulo Guedes Freire

    em

    Preciso saber mais sobre as collembolas, minha está insfestada dessa praga. O curioso é que eles estão dentro de casa e a casa é toda na cerâmica. Tem aparecido na minha filha, várias manchas vermelhas com um ponto amarelado no centro, preciso saber se há possibilidade de ser mordida da collembola.

  2. anunciação

    em

    Só o fato de serem inimigos dos ácaros já atraem minha simpatia.Eles fazem algum mal ao ser humano?

  3. saere

    em

    😉 👿 :p :whistle: :woot: :sleep: =] :sick: :straight: :ninja: :love:
    😆 xD

  4. :straight: Olha eu estou trabalhando em uma tese sobre collembola e pelo que sei eles não prejudicam o homem são seres inofencivos, e otimos agentes biologicos e alem de tudo são capasez de evidenciar um ambiente agredido ou impactado

  5. OLá Angela. Eu havia entrado em contato com o pessoal da UFRJ q trabalha com collembola, e enviei o Email do Eduardo (n sei se vc conehce) para que o Marcos entrasse em contato. Não sei como ficou o história. Obrigada por ajudar colega! :woot:

  6. nayara

    em

    👿 👿 👿 👿 👿 Só o fato de serem inimigos dos ácaros já atraem minha simpatia.eles tras alguma serventia aos humanos???????

  7. nayara

    em

    :love: :love: :love: :love: :love: amo estes bicho :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :kiss: :kiss: :kiss: :kiss: :angel: :angel: :angel: :angel: 🙂 🙂

  8. Bi

    em

    oi, eu vi muuuuito desses em um trabalho de saída de campo do primeiro semestre e bio na ufrgs, acho que nunca mais esqueço desses bichinhos ^_^

  9. hummmmm muito interesante

  10. Elizandra Souza

    em

    gostei do site,me ajudo bastante.sou aluna de biologia do AM

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo