Animais

Os insetos não tem sistema nervoso? Eles não sentem dor?

Os insetos não tem sistema nervoso? Eles não sentem dor?
Esse texto foi útil para você?

Insetos tem sistema nervoso? Eles podem sentir dor? Babee

Eles tem sistema nervoso SIM, Babee. O sistema nervoso dos insetos é composto de um cérebro localizado na cabeça, e um cordão nervoso localizado ventralmente (a parte de baixo do inseto, que fica encostado no chão quanado ele anda), com gânglios em cada segmento. A comunicação das células nervosas é bem parecida com a nossa, elas se comunicam através das sinapses com ação de neurotransmissores, como a acetilcolina, e os impulsos são transmitidos através de mudanças na carga elétrica nas sinapses.


Se eles sentem dor? Bem, se entendermos que a dor pode ser um desconforto físico, eu diria que SIM, eles sentem dor. Se os insetos possuem terminações nervosas similares às que nós temos, é razoável supor que eles possuem algum tipo de percepção sensorial equivalente ao que nós chamamos de dor.

Além disso, perceba que os insetos são capazes de fazer uma aprendizagem de afastar de algo que lhe causa desconforto. Não podemos afirmar que essa dor é igual à nossa, uma vez que os homens têm um tipo de consciência diferente da dos insetos, é claro!

Os insetos possuem ainda mecanismos de bloqueio de dor diferentes e mais eficientes que os dos humanos. Graças a esses mecanismos, uma barata continua a andar mesmo depois de ter uma perna arrancada, se caso isso nos acontecesse, certamente perderíamos a consciência ou morreríamos.

Se fossemos como os insetos, ao arrancarem uma de nossas pernas continuaríamos andando em direção ao hospital sem pegar se quer uma carona. Realmente não dá para comparar, não é?

—————————–


Comentários

Novidades

Topo