Animais

Inacreditável: Fungo ocupa o cérebro e escraviza insetos! [vídeo]

Recebi um e-mail de um visitante, que ficou bastante intrigado com o vídeo que viu no “You tube”. Ele nos escreveu , pedindo que eu explicasse o que se passava no vídeo. Veja o vídeo abaixo.  Bem, o que aconteceu no vídeo foi um ataque fulminante de um fungo do gênero Cordyceps a uma colônia de formigas. Realmente é assustador… Vamos entender como esse fungo age?

O fungo do gênero cordyceps possui a incrível e dolorosa capacidade de parasitar insetos, manipulando o seu comportamento com o objetivo de aumentar as suas chances de reprodução. E como ocorre a contaminação fatal?

Bem, um inseto saudável entra em contato direto com outro contaminado. No início, aparentemente, não acontece nada, mas os esporos do fungo estão germinando na superfície do corpo do inseto. Os esporos migram para o seu interior através da traqueia e de pequenas aberturas que os insetos possuem chamadas de espiráculos (que servem também para respiração). Filamentos muito finos dos fungo, chamados de micélios, logo iniciam sua tortura.




Um vez dentro do corpo do inseto, os micélios começam a se desenvolver e crescer dentro da cavidade corporal, absorvendo e tomando todo tecido mole, mas evitando atingir seus órgãos vitais. Isso mesmo! O inseto fica totalmente vulnerável, vira uma especie de “zumbi”, carregando dentro do corpo um fungo cruel. Durante esse tempo, ele exibe um comportamento estranho, com muita falta de coordenação motora, e logo volta para casa, colocando em perigo toda sua colônia (nos casos de insetos sociais, como formigas e abelhas).

cordyceps-remedies

E depois, finalmente, o fungo atinge o cérebro, devorando tudo que há ali. Os corpos de frutificação dos fungos estão bem alimentados, claro… E então começam a brotar (como no vídeo), através das articulações do exoesqueleto* do hospedeiro. Ali, o pobre inseto já “passou dessa pra melhor”. O fungo amadurece, liberando e espalhando esporos aéreos para infectar outros insetos ao redor, completando assim, seu ciclo de vida!



Cordyceps-locustiphila-(French-Guiana)

 



Cordyceps_on_an_ant

—————————– 

 Exosqueleto -> Uma cutícula resistente, mas flexível, que cobre o corpo dos insetos (artrópodes em geral), fornecendo proteção para os órgãos internos, suporte para os músculos e evita também a perda de água.

 

//

16 comentários

16 Comments

  1. Impressionante esse vídeo! Nunca tinha visto nada igual. E com a explicação tudo faz sentido, parabéns.

    Beijo

  2. Nuss hein…
    q fungo fdp!
    auhauhahuahauuhauhauh
    ^^
    mas enfim…
    natureza é isso msm e dizem q os maiores são sempre mais fortes né…
    auhuha
    bjos

  3. 😀 Fantástico!

  4. dany

    em

    🙁 to com medo deles..eles naum vaõ pegar agente??naum….mi de a resposta por favor pessoal ..agradeço vcis!!!

  5. sen

    em

    sua anta tomara q ele entre pelo seu…

  6. Ricardo

    em

    Gostaria de saber se procede a informação de que existe um tipo de formiga na amazônia que invade outros formigueiros, matam a colônia e roubam as larvar das formigas para se tornarem operárias em suas colônias.

    Se alguém souber de algo me indiquem sites ou referências teóricas sobre o assunto.

    ricardoleduque@yahoo.com.br

  7. 🙂 nooooooooooooooossaaaaaaaa xocrivel

  8. Rhayan

    em

    LOL QUE QUE ISSO CARA!!!

    ESSE FUNGO NUM E DE DEUS NAUM RAPA!!

  9. Crystian

    em

    No caso do fungo pegar os humanos, não seria um apocalipse zumbi como imaginamos, mas teríamos até menas chances de sobreviver, os outros não nos atacariam, mas espalhariam o fungo e nós viraríamos cogumelos xD.

  10. Helen

    em

    Pobre formigas!!! Fungo maldito ….

  11. Graciete Virgínia Rietsch Monteiro Fernandes

    em

    Mas às vezes também é cruel. Só que isso resulta do instinto de sobrevivência, julgo eu ,o que não acontece com grande parte dos seres humanos.
    Um abraço.

  12. marino

    em

    J a tem este vius no mundo>> ele pra nos se chama fanatismo religioso..

    • Jefferson

      em

      O assunto é sobre fungos seu burro!!!
      Restringe-se a falar sobre o assunto…ninguém precisa saber sobre suas crenças ou falta delas!

  13. parabens vc é excepcional !

  14. Camilla

    em

    Loucura! O vídeo é impressionante!

  15. Adriel

    em

    Queria saber onde acho o documentário desse vídeo pra o download. Quero muito assistir todo.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo