Animais

Derrubando mitos sobre a Anaconda (Sucuri)

derrubando mitos sobre a anaconda sucuri

Quem nunca ouviu falar na anaconda que consegue devorar bois inteiros, sem praticamente nenhum esforço? Segundo a lenda, a sucuri esmaga o animal e depois o engole deixando para fora da boca apenas os chifres!!! Mas será que isso é verdade?

PODE ENGOLIR UM BOI INTEIRO




A sucuri ou anaconda é uma cobra que mede até 9 m de comprimento (há relatos de que pode chegar aos 11,5 m), e pesa até 250 kg, sendo a cobra mais pesada do mundo. Se analisarmos criticamente vamos perceber que para devorar um boi inteiro – que pesa entre 400 kg e 500 kg (ou até mais) – ela teria que ser muito maior. Ao que se sabe da literatura científica, não há registros de anacondas que engoliram bois inteiros.

Além disso, outro fato que ajuda a derrubar a lenda é um costume da sucuri: Ela sempre começa a engolir sua presa pela cabeça, ou seja, seria impossível que os chifres do boi devorado permanecessem do lado de fora da boca da cobra.

 É VIOLENTA E CAÇA ANIMAIS INTENCIONALMENTE



Bem, um pequeno bezerro até poderia ser devorado se estivesse no lugar errado na hora errada. Isto porque a sucuri não caça bezerros e outros animais domésticos intencionalmente. Seus alimentos favoritos são animais que vivem próximos ou na água, como peixes, jacarés, tartarugas, capivaras, aves aquáticas e qualquer outro animal que tenha tamanho adequado. Mesmo assim, para conseguir engolir um bezerrinho ou animal do mesmo tamanho uma sucuri tem que medir mais de 5 m.

ESGUICHA VENENO PELAS PRESAS COMO NOS FILMES

De jeito nenhum, essas cobras não são peçonhentas (não são venenosas), matam por constrição (se enrolando na presa e a apertando para que ela sufoque) e/ou por afogamento.



ESCONDE SEUS OVOS EM BURACOS

De forma alguma. As sucuris são vivíparas (animal que pari filhos) e os filhotes (entre 20 e 70, com comprimento variando entre 15 e 45 cm) nascem na água, após cerca de oito meses de desenvolvimento embrionário.

AQUELA CENA NO FILME EM QUE A ANACONDA “COSPE” UM ANIMAL QUE JÁ ENGOLIU É MENTIRA

Não é mentira não. Após se alimentar as anacondas ficam mais pesadas e menos ágeis do que o normal. Quando se sentem ameaçadas podem “regurgitar” a presa para ficarem mais leves e poderem fugir da ameaça.

FONTE: HOWSTUFFSWORKS

 

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


17 comentários

17 Comments

  1. Eictor

    em

    Show de bola esse post…

  2. 🙁 Caramba, fiquei até sempalavras agora. cresci ouvindo que a anaconda come um boi

    :straight: karlla, lamentável o plágio do seu trabalho aqui no blog. mas, pessoas sem noção tem pra todo lado.

  3. Elas assustam tanto quanto fascinam.
    Ótimas explicações, Karlla!

    Beijos

  4. Como sempre, informações super bem explicadas!
    É bom desmentir alguns mitos pq as pessoas sentem muito medo de coisas que ne mmal fazem ^^
    Tudo o que é bom, é imitado! Se você ta sendo plagiada, é pq suas postagens são excelentes, continue assim!

    Gostaria de uma parceria com o TOSCO e o Bio Blog, tá afim? ^^
    bjos

  5. Kiba, coloquei seu link, ok? beijinhos… :love:

  6. sabryna

    em

    eu sou apaixonada por essas cobras não perco um filme queria ter uma de estimação

  7. wesley

    em

    a sucuri pode ingulir um ser humano
    Vejam… vao em imagens e pesquisem sucuri
    karlla, bom trabalho

  8. essas cobra são realmente lindas e fantartico isso e um presente da natureza eu adoro cobras eu ja vi varias anacondas antes :bandit: 👿 :ninja: :love: :bandit: :alien:

  9. donizeti

    em

    Achei, muito interesante, as informaçõess dadas, pois pretendo trabalhar comm pousada de pesca, e tenho mmedo, das sucuris, pegar meu cachorro de estimação.Também se possivel, me informar algum saite, que me informe como me defender de animais silvestre, que circundam um pousada de pesca, desde que seje agrecivo, cobras em geral etc.Ficaria muito grato po esta ajuda.

  10. muito bom .
    sou muito ligado neste negócio de animais e mitos.

  11. gabriela aparecida da silva

    em

    Eu gosto muito de animais eu sou apaixonada com animais eu adouro eu amoooooo muitoooooooo :angel:

  12. Essas coisas me fascina, quando eu eu me formar, irei fazer biologia na faculdade. Quero cuidar de cobras, animais, desde que eles não me engole. kkk ‘ Um abraço à todos ai ! *–*

  13. frederico westphal

    em

    Karlla; gostaria de saber se nossas sucuris, encontradas no pantanal e na Amazonia, pertencem a familia das pitons africanas, ja que ambas sao parecidas, alem do que nao sao peconhentas e matam suas presas por constricao.

  14. alex

    em

    em 2007 no interio de minas foi capitura um sucuri de 5 metros, ela tinha engolido um bizero de 6 meses com 150 kg, considerando que uma sucuri chegue a 9 metros ou mas o que a impediria de comer um boi de 400 kg, lembrando que nem todos boi tem chifres

    desde já agradeço pela atenção

  15. Bárbara Ellwanger

    em

    Bah, sei que esse post é bem antigo, mas como nunca tinha entrado no seu blog, não posso deixar de comentar.
    Adorei sua publicação, muito clara e objetiva. É de blogs assim que precisamos… algo inteligente e com assuntos intressantes.
    Parabéns Karlla!!!!!!!!

  16. Olá Karlla, tudo bem? Karla, concordo com você, más queria saber a verdade sobre o fato dos seres humanos fazer ou não parte do cardápio das sucuris, algumas pessoas dizem que a sucuri não ataca seres humanos, outras pessoas afirmam que os seres humanos também são alimentos das sucuris, na minha opinião é como o exemplo do bezerro no lugar errado na hora errada, pois se a sucuri estiver com fome e não conseguiu caçar nenhum animal, então porque a sucuri rejeitaria uma pessoa se estivesse ao alcance dela, te pergunto isso pelo fato de eu e outras pessoas inclusive crianças irmos tomar banho em um rio aqui proximo a minha cidade, sendo que neste rio com certeza existe sucuris, pois muitas pessoas ja as viram, tiraram fotos e, até por varias vezes as sucuris deste rio já foram noticias de matérias de reportagem da televisão local aqui da cidade. OBS: o Rio é o Rio Grande que divide Minas Gerais do estado de São Paulo e a cidade que moro é Uberaba, Minas Gerais.

  17. sil

    em

    em canavieiras-ba ,um gringo trouxe filhotes de anaconda da amazonia e estava criando em cativeiro.ele ficou com medo e , depois de um certo tempo soltou-as estamos todo mundo apavorado. eram tres capturaram duas e tem uma a solta a maior .

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo