Animais

Aranha-flor: é tão linda que não dá medo!

“Encontrei essa aranha branca no Parque Ecológico de Marapendi no Recreio (RJ), e fiquei apaixonada. Nunca tinha visto uma aranha assim, você conhece?” Fabiana Dutra




Pois é Fabiana, essa aranha é muito mais incrível do que você pode imaginar. É uma espécie do gênero Epicadus, mais conhecidas como aranha-caranguejo ou aranha-flor. O gênero pertence a família Thomisidae. As aranhas dessa família, possuem uma espécie de flourescência no corpo. Isso mesmo!! Essa fluorescência das aranhas é um mecanismo para enganar suas presas, os insetos que visitam flores. As vítimas são algumas moscas que comem néctar, as borboletas e as vespas.

Os olhos desses aracnídeos estão entre os mais evoluídos nessa classe de animais. Eles captam três tipos de colorações básicas: ultravioleta, azul e amarelo. Assim, fascinados pela luz das aranhas fluorescentes, se aproximam delas sem perceber o perigo. De todas as espécies da família Thomisidae, essa lindona é a mais evoluída caçadora de insetos.



Lindo exemplar de Epicadus heterogaster. Foto: Reprodução/leedingain

No entanto, pensava-se que existiam três espécies diferentes: uma branca, uma amarela e uma lilás. Em 1991 pesquisadores descobriram que não havia diferença. É a mesma aranha, que muda de coloração conforme a flor onde está caçando. E na verdade, ela não só se camufla apra a caça. como também para não se tornar vítima de seus próprios predadores, os pássaros. Confundida com as flores, a aranha engana os pássaros.



Grandes predadoras! Epicadus possui a impressionante capacidade de mudar de cor, dependendo do ambiente em que se encontra, a fim de melhorar sua camuflagem. Foto: Reprodução/uol

Antes pensava-se que existiam três espécies diferentes: uma branca, uma amarela e uma lilás. Em 1991 pesquisadores descobriram que não havia diferença. Foto: Reprodução/andrewmsnyder

 

22 comentários

22 Comments

  1. Super interessante essa aranha! Dá vontade de criar ela em casa XD

    Já conhecia o Bichinhos de Jardim, muito legal também. ^^
    Parabéns as duas pelos blogs :p

  2. Maria Angélica

    em

    Lindas as aranhas! Vou ver o site, me interessei pelas tirinhas!

  3. Fabiana

    em

    Olá Karlla. Muito obrigada pela pesquisa. Gostei muito de saber sobre essa aranha. Fiquei impressionada com a cor amarela (linda!!!).

    Parabéns!!! Um grande beijo.

  4. Fabiana

    em

    😀 😀 😀 😀

  5. Caio Cezar

    em

    Olá Karlla, conheci teu blog atraves do “bichinhos de jardim” e, como um amante da biologia, fiquei apaixonado. Meus parabéns.

    Bom, gostaria que voce me ajudasse a esclarecer duas coisas: A interacao genica acontece quando os alelos se localizam em um mesmo locus mas em cromossomos (homologos?)diferentes, certo? E qual a diferenca desta para a 2 lei de Mendel? Nesta ultima os alelos do mesmo locus localizam-se em cromossomos homologos?

    Bom, e agora uma afirmacao que vi em um exercicio mas nao soube concluir:
    “Os anabolizantes sao substancias que estimulam o anabolismo, aumentando a sintese de proteinas do musculo, o que justifica haver aumento da massa muscular por divisao mitotica das celulas musculares estriadas esqueleticas.”
    Falsa ou verdadeira? Sera que o segredo esta naquele “justifica”?

    Obrigado

  6. johnathan

    em

    :woot: ualllllllllll impressionante mesmo eim !! amei

  7. 😮 Caio, confesso que genética não é o meu forte, mas vou tentar fazer um post sobre os assuntos que vc sugeriu, ok? Beijocas.. volte sempre que puder!
    :woot:

  8. Helen

    em

    Eu adoro aranhas! Desde pequena as colocava em vidros e catava moscas vivas (pq são caçadoras) pra elas, meus parentes me achavam meio lokinha pq eu dizia “aranhas são liiiiindas, olha só os desenhos na bunda delas, é uma obra de arte!!!” 😀 (dá um desconto q eu tinha uns 9 anos qdo comecei a “colecionar”). Até hoje eu paro pra reparar qdo topo com uma :whistle:
    Parabéns pelo blog, mto interessante!

  9. Eu não vou rir de vc não Helen, pois eu tb falo isso e todo mundo me acha “nojenta”.. mas adoro! 😉

  10. Stella

    em

    Olá Karlla!
    Adorei saber um pouco sobre esta aranha que, por duas vezes, tive a oportunidade de ver no PNT (Parque Nacional da Tijuca) e sobre a qual buscava alguma informação há tempos!
    Apenas me restou uma dúvida: Em nenhuma das vezes ela se comportou de forma agressiva ou arisca e deixou-se fotografar, tranquilamente, de uma distância bem pequena. Concluí, portanto, que não deve ser venenosa e que sua defesa está, justamente, em sua capacidade de mimetizar-se. Estou certa?

    Parabéns pelo site!
    Certamente voltarei outras vezes e divulgarei para os amigos.
    São muitos os insetos curiosos que vemos em nossas caminhadas pela floresta! :woot:
    Até!

  11. Stella, eu não tenho certeza, mas acredito que essas lindas aranhas não tem nenhum veneno. Mas vou verificar isso com certeza e aviso aqui. Beijos, obrigada por participar!

  12. oliver

    em

    eu gostaria de saber como criar uma em casa eu gostei demais :love:

  13. Adriano

    em

    Olive, em casa não é esse tipo de aranha que se cria não!

  14. Adriano

    em

    Oliver, em casa não é esse tipo de aranha que se cria não!

  15. thomston

    em

    essas aranhas são show mas prefiro insetos kalinha quando vc vai fazer umas materias de hemiptera? são muitos interesantes!!! ^_^

  16. rita

    em

    fabiani achei incrivél 0 seu comentário sobre a aranha flor.
    xaauzinho :angel:

  17. Amanda

    em

    Fabiana…
    eu estava em um acampamento wwd xxxxc es

  18. Amanda

    em

    Fabiana…
    eu estava em um acampamento quando dei de cara com uma aranha pequininha,bem amarelaa(bastante)que estava em minha mala xD(odeio aranhas,tenho pavor):sick:
    e o mais impressionante é que ela tinha uma bundona maior que o corpo dela:p
    como vc acha q essa arnha se chama?
    ainda nao achei ela na internet=]
    adoraria se vc me ajudasse:D
    beijaaao
    :kiss:

  19. Júlia

    em

    É VENENOSA OU NÃO???

  20. Jessica Santos

    em

    Boa noite…
    Tenho em mão uma aranha do tipo caranguejo, esta picou uma tia minha , gostaria de saber se é venenosa.

  21. Isaac

    em

    Já peguei uma dessas na mão!

  22. JULIANA

    em

    ENCONTREI UMA ARANHA AMARELA IGUALZINHA DESSA FOTO ELA NAO ESTAVA ACRESSIVA QUERIA SABER SE ELA É VENENOSA.LINDA ESSA ARANHA

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo