Curiosidades

10 perguntas sobre… GRIPE SUÍNA!

10 perguntas sobre… GRIPE SUÍNA!
Esse texto foi útil para você?

1. O QUE É A GRIPE SUÍNA?




É uma doença respiratória de porcos causada por um vírus influenza tipo A que causa regularmente crises de gripe em porcos. O vírus pode vencer a barreira entre espécies e afeta humanos.

2. O VÍRUS DA GRIPE SUÍNA PODE SOFRER MUTAÇÕES?
Sim, claro. Assim como todos os vírus de gripe, os suínos também mudam constantemente. Os porcos podem ser infectados por vírus de gripe aviária e humana, quando todos contaminam o mesmo porco, pode haver mistura genética e novos vírus que são uma mistura de suíno, humano e aviário podem aparecer.



3. COMO OS SERES HUMANOS PEGAM GRIPE SUÍNA?
Bem, normalmente, esses vírus não infectam humanos. Mas, mutações no vírus permitem que eles contaminem pessoas. A forma mais comum de contágio é quando humanos tem contato direto com porcos infectados. Mas ao que aparece, também a mutação permite que pessoa para pessoa de forma tradicional, ou seja, pela tosse ou pelo espirro de pessoas infectadas.



4. CONSUMIR CARNE DE PORCO OFERECE RISCO?
De jeito nenhum. Ao cozinhar a carne de porco a 70 graus Celsius, o vírus é totalmente destruídos.

5. QUAL A MELHOR MANEIRA EVITAR O CONTÁGIO?
Sem dúvida é evitando o contato com pessoas infectadas. É importante também lavar sempre as mãos e evitar tocar a boca, nariz e olhos que é a forma como os germes se espalham.

6. QUAL SÃO OS PRINCIPAIS SINTOMAS DA GRIPE SUÍNA?
Os sintomas são similares aos da gripe comum e incluem febre repentina, tosse, dores musculares e cansaço extremo, com casos de pessoas que também tiveram coriza, garganta seca, náusea, vômito e diarréia.

7. EXISTE ALGUMA VACINA DISPONÍVEL?
No momento, somente para porcos, que são mais constantemente afetados por esse tipo de vírus. Mas as autoridades já anunciaram estar trabalhando numa versão humana da vacina.

8. QUAIS SÃO AS PRIMEIRAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO ADOTADAS NO BRASIL?
A ANVISA pretende utilizar o mesmo plano de contingência criado em 2006 para combater a gripe aviária, com o monitoramento ainda dentro das aeronaves que chegarem do México e dos Estados Unidos, com o uso de máscaras em todos os passageiros. Neste momento todas os suspeitos vem sendo monitorados diretamente por profissionais da ANVISA.

9. QUAL O TEMPO DE INCUBAÇÃO DO VÍRUS?
O varia de 3 a 10 dias. Neste tempo uma pessoa contaminada ainda não sente nenhum sintoma, mas o vírus está ativo utilizando as células humanas para se reproduzir intensivamente.

10. EXISTE TRATAMENTO PARA ESTA GRIPE?
As autoridades americanas dizem que duas drogas geralmente usadas para tratar casos de gripe, Tamiflu e Relenza, se mostraram úteis no tratamento de casos que aconteceram até agora

 

————————————

FONTE: G1, UOL, CLEVELAND.COM

—————————–

 Participe da nossa comunidade no ORKUT. Só falta VOCÊ!

Clique AQUI!

—————————–

 


52 comentários

52 Comments

  1. Ministério da Saúde

    em

    O Ministério da Saúde conta com uma página exclusiva (http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1534) na qual você encontrará respostas para todas as suas dúvidas a respeito da gripe suína. Além disso, você pode buscar mais informações no Disk Saúde 0800 61 1997. O Brasil está preparado para enfrentar os casos suspeitos e manterá a população bem informada!

    Assessoria de Comunicação.
    Ministério da Saúde

  2. Oie KARLLA, td bem?
    Coloquei seu blog no meu, quero ter sua parceria, ok
    bjk

  3. Caio Cezar

    em

    Bem esclarecedor! Obrigado Karlla!

  4. :angel: 😮 xD 😀 🙂 ^_^ 🙁 😮 :woot: :whistle: :sleep: =] :sick: :ninja: :love: :kiss: :angel: :bandit:

  5. barbara

    em

    😀 :bandit: :sick: :p :kiss:

  6. barbara

    em

    GRIPE AFF

  7. que deve ter cuidado usa :bandit: para não pegar e é claro que não chegar perto do porco pra não sofre risco de pegar

  8. Ministério da Saúde

    em

    Thaislane,
    Ainda não é necessário o uso de máscaras pela população brasileira. Isso porque o vírus não circula no território nacional. Esclareço ainda que o simples contato com o porco não transmite a doença, uma vez que a Influenza A (H1N1) é transmitida de pessoa para pessoa. Para mais informações: fernanda.rocha@saude.gov.br.

  9. eu achei muito 👿 ;-( xD 😀 :bandit: :sick: uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaallllllllllllllllllllllllllllllllllllllll :kiss:

  10. achei d+ adorei odiei um horror á gostei e odiei bjs

  11. marcio

    em

    OLÁ! QUERIA SABER SE DEPOIS DO PERIODO DE INCUBAÇAO DA GRIPE SUINA QUE É 4 A 5 DIAS AS PESSOAS QUE ESTAO INSOLADAS, VAO PODER SAIR DO INSOLAMENTO. OU NAO QUANTO TEMPO VAO FICAR INSOLADAS.

  12. Márcio, por ser um vírus novo, por pracaução, a orientação é a de que os pacientes infectados fiquem isolados por sete dias, período em que o Influenza A (H1N1) pode ser transmitido. Após sete dias, a pessoa está liberada para sair. Qualquer outra informação, estamos à disposição.

    Assessoria de Imprensa
    Ministério da Saúde

  13. Na verdade gostaria de fazer uma pergunta.
    Por já ter bronquite crônica, caso eu contraia gripe suína as chanches de mortes são maiores?

  14. ceia

    em

    eu to com medo, porque , ta morrendo gente pra caramba . eu tambem tive broquite e perigoço :bandite.:

  15. ana

    em

    Olá minha amiga e hiv positivo ela ainda não toma o coquitel, o que ela pode fazer para evitar pegar a gripe ou se ela pegar ela tem risco maior de morte..

  16. adriana daniel de freitas

    em

    gostaria de saber, se uma vez que a pessoa contrai a gripe , se ela pode contrair novamente?

  17. cristiane

    em

    eu estava gripada ha uma semana, passou e agora estou com muita dor de cabeça eu naum passa e eu vomitei. sera que esse pode ser um dos sintomas da gripe suina?http://diariodebiologia.com/wp-content/plugins/smilies-themer/adiumicons/pouty.png
    :straight:

  18. kawany

    em

    😉 xD 😆 ;-( 8) 😮 🙁 ^_^ 🙂 😀 :kiss: :angel: :bandit: :alien: :p 👿 bom mas tem que botar um pouco de fotos
    ne nao acha ? :straight: :love: :sick: =] :sleep: :woot: :whistle:

  19. minha senha do orkut 27596123
    mintira tenta
    :whistle:

  20. edson dos reis borges

    em

    fiquei esclarecido sobre questão da gripe suina que tem tirado o sono de muitos.
    um virus que pode levar a morte. :
    👿

  21. Oi, eu gostaria de saber uma coisa…

    Estou gravida de 5 meses e com medo de pegar essa gripe que em pouco tempo espalhou pelo Brasil todo e não sei se vou conseguir acabar minha gestação sem pegar essa gripe suina ai.Acho muito dificio ja que em tão tempo ja estava gravida que eu ouvi falar nela e em tão pouco tempo ja matou tanta gestante no Brasil até agora.Por favor me responda!Ja que sou do grupo de risco e o pai da minha filha não é do grupo de risco, e tem o mesmo tipo sanguinio que o meu.Se ele pegar essa gripe e passar por ela sem problemas, quando ele melhorar ele pode doar sangue pra mim?Só pra que eu assim tendo ai o sangue dele tenha tambem o anticopos que o sangue dele ja tenha?Por favor me pesponda estou com medo de pegar essa grpe e morrer.

    Obrigada!

  22. kely

    em

    🙁 eu estou muito preocupada com essa gripe ai viu!! tenho dois filhos pequenos e fico pensando se algum deles pega!! nossa nem sei o q vai ser de mim!!tomara q encontre logo essa nova vacina ai!! tenho medo ate de sair de casa!! beijos gente e valeu!!

  23. nely gois de moura

    em

    ola minha filha pegou o virus mas ela ficou internada 6 dias tomou o remedio por 5 dias gostaria de saber si ela pode pegar o virus dinovo e como posso ficar tranquila que ela ta bem mesmo como tenho que fazer.preciso levar ela na pediatra pra fazer algum exame gostaria de sabe meu nome e neky minha filha e ariely ela ficou internada do dia 31/07 a 06/08 no hospital presidente em tucuruvi aguardo resposta ok

  24. 🙂 é gostei muito mesmo 😀 parabens
    um otimo trabalho :kiss: e pipocas!!!!

  25. eu estou muito preocupada com essa gripe ai viu!! tenho dois filhos pequenos e fico pensando se algum deles pega!! nossa nem sei o q vai ser de mim!!tomara q encontre logo essa nova vacina ai!! tenho medo ate de sair de casa!! beijos gente e valeu!!

  26. kamila

    em

    As respostaaas ficaram otimas , mais acho que a gripe nao vem do porco …

  27. Camila

    em

    puta cara você não faz noção como voce me ajudou eu tive uma lição de ciências pra fazer nas ferias e tiipo ta com a mesma pergunta na folha.Valeu, valeu mesmo 😀

  28. fernanda santos

    em

    gostaria de saber se as crianças que tem epilepsia e sindrome do panico fazem parte das de risco …. por vafor me responda estou aflita com esta duvida….obrigada. 🙁

  29. Fernanda, as crianças com esses problemas estão no mesmo nível de risco das demais crianças… Não existe maior nem menor risco nesses casos.
    Beijos!

  30. nadinho

    em

    =] :sick: :ninja: :straight: 👿 👿 👿 👿 xD 😆 ;-( :alien: :bandit: :kiss: 🙂 :sleep:

  31. :bandit: :ninja: 👿

  32. :bandit: :bandit: :ninja:

  33. carlos alberto rodrigues

    em

    Em 1957 fui acometido da chamada gripe asiática, que segundo dizem é o mesmo vírus da espanhola de 1908 e também o mesmo dessa gripe suína.Estou imune a essa nova pandemia? Ou depois de tanto tempo perdi a imunidade?

  34. edilane gomes

    em

    :bandit: eu achei interessante essas perguntas por que elas ajudam com o conhecimento da nova gripe!!!
    parabéns pra quem escreveu essas perguntas e essas respostas!!!

  35. isamaria

    em

    depois que a pessoa com gripe ja estiver tomando o tamiflu ha perigo de passar a gripe?????????????

  36. Bianca

    em

    :bandit: vou me previnir 🙁 hauahauah :bandit:

  37. 8) não fique pensando que essa gripe não é nada é melhor se previnir pois eu estou atenta evite ficar em locais fechados e também não fique perto de pessoas que estão com algum sintoma da doença.

  38. layssa Oliveira

    em

    Previnir e seguir as indicações e a melhor maneira de evitar essa gripe… :love:

    😮 😮 😮 :p 😮 😮 😮

    PREVINA-SE!!!:angel:

  39. leme

    em

    eu gostari saber se ir ao velorio de uma pessoa morta pelo virus da gripe suina pode se contaminar.

  40. babhi

    em

    😀 gosteii..me ajudou muitoo
    brigadão

  41. :bandit: ai galera eu sei que ta foda essa gripe! mais quero saber apenas que a pessoa infectada pelo virus h1n1,e sobrevivel é imune au virus?
    ah ai galera a gripe normal ja mato mais que a do porquinho

  42. Marcos

    em

    🙁 Quando o Brasil tera ja as vacinas contra essa gripe pq ja esta morrendo um monte de gente e o nosso pais nao fez nada ainda!!!!!

  43. anonimA

    em

    temos que se proteger da gripe suina lavar as mao comer bem etc. :woot:

  44. ppv marcoooo

    em

    gripe suina vai caga nao twnho medo e ta fudah isso 👿 :alien: :bandit: :sick: :ninja:

  45. olha la

    em

    😀 🙂 ^_^ 🙁 😮 8) ;-( 😆 xD 😉 👿 :p :whistle: :woot: :sleep: =] :sick: :straight: :ninja: :love: :kiss: :angel: :bandit: :alien: gripe suinaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  46. Ministério da Saúde

    em

    Adriana,
    A princípio, a pessoa que teve a Influenza H1N1, fica imune. Porém, diante de qualquer mutação do vírus, há uma possibilidade de nova contaminação. Por isso, aqueles que fazem parte dos grupos prioritários, devem se vacinar, mesmo que já tenham tido a doença e tenham sido medicados com o Tamiflu.

    Att,
    Ministério da Saúde
    comunicacao@saude.gov.br
    http://www.formspring.me/minsaude

  47. Ministério da Saúde

    em

    Cristiane Julho,

    Os sintomas são: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Por isso, ao apresentar estes sintomas deve-se procurar seu médico ou um posto de saúde.

    Att,
    Ministério da Saúde
    comunicacao@saude.gov.br
    http://www.formspring.me/minsaude

  48. Ministério da Saúde

    em

    Kamila,
    É verdade. Embora o nome popular da doença remeta a suínos, não há evidências de que o vírus Influenza H1N1 tenha relação, ou seja, acometido aos porcos.

    Att,
    Ministério da Saúde
    comunicacao@saude.gov.br
    http://www.formspring.me/minsaude

  49. Ministério da Saúde

    em

    Leme,
    Não existe nenhum protocolo do Ministério da Saúde que oriente o lacramento do corpo para o velório. Porém, recomendamos evitar beijar e tocar o falecido. Se o fizer é importante adotar medidas de higiene, como lavar as mãos com bastante água e sabão.

    Att,
    Ministério da Saúde
    comunicacao@saude.gov.br
    http://www.formspring.me/minsaude

  50. Maria

    em

    Muito bom!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo