Curiosidades

Você gosta de se bronzear? Tem algumas coisas que você precisa saber!

Você gosta de se bronzear? Tem algumas coisas que você precisa saber!
Esse texto foi útil para você?

1 – QUAL A IMPORTÂNCIA DO BRONZEAMENTO PARA O CORPO? O bronzeado intenso só vale para agradar a vaidade, não é sinal de saúde. Já aquele leve ar corado de quem tomou um pouco de sol é diferente, com o sol moderado o organismo a absorve a vitamina D (substância que nos ajuda a aproveitar o cálcio da comida).

2 – ALGUNS ALIMENTOS PODEM ACELERAR O BRONZEAMENTO? A cenoura, beterraba, mamão ou caqui dá a impressão de que se bronzeia mais depressa. Mas essas comidas não estimulam o pigmento da pele, a melanina. Na verdade, elas são ricas em um pigmento amarelo, o caroteno, que se deposita na pele.


3 – OS AUTOBRONZEADORES OFERECEM ALGUM RISCO À PELE? Não, a menos que o indivíduo tenha alergia aos seus componentes. Mas esses cosméticos são à base de corante e eles podem deixar algumas manchas.

4 – É VERDADE QUE EXISTEM PESSOAS ALÉRGICAS AO SOL? Sim, é verdade. Para alguns indivíduos o sol é capaz de provocar erupções dolorosas na pele. Mas esse problema não é comum e surge em pessoas que já tem alguma doença de pele ou está tomando algum remédio.

5 – OS BRONZEADORES À BASE DE URUCUM SÃO OS MELHORES? De jeito nenhum! Somente a radiação solar consegue estimular a melanina, o pigmento que escurece a pele. Esses cosméticos possuem pigmentos que se depositam no corpo e enganam os olhos, conferindo o tom alaranjado. O urucum pode provocar queimaduras, pois seus componentes aumentam a ação dos raios ultravioleta.

6 – O QUE DEVO FAZER PARA EVITAR O RESSECAMENTO E TRATAR AS QUEIMADURAS? O calor do sol acaba ressecando a pele. Para impedir que isso ocorra, o melhor é sempre um filtro solar com creme hidratante e tomar muito líquido para repor o água perdida.

7 – O BRONZEAMENTO ARTIFICIAL LEVA AO CÂNCER DE PELE? Sim, se e ele for realizado com freqüência. Mas hoje em dia, as melhores câmeras de bronzeamento são aquelas que usam apenas o raio UVA. Elas são menos cancerígenas do que as de UVB.

8 – OS BLOQUEADORES E OS FILTROS SOLARES DEVEM SER USADOS MESMO EM DIAS SEM SOL? Sim, pois os raios ultravioleta que provocam o envelhecimento precoce e o câncer de pele, não têm nenhuma dificuldade para passar pelas nuvens.

9 – COM QUAL FREQÜÊNCIA PODEMOS USAR O BRONZEAMENTO ARTIFICIAL? A freqüência de exposição varia de pessoa para pessoa. Mas a prática é desaconselhada pela
imensa maioria dos especialistas.

10 – O BRONZEAMENTO ARTIFICIAL DEIXA A PELE ENVELHECIDA? Sim. E muito. Pois, é características das ondas ultravioleta A atingirem as camadas mais internas da pele, o que causa menos vermelhidão que a luz solar natural.

verao-praia2

O bronzeado intenso só vale para agradar a vaidade, não é sinal de saúde. Já aquele leve ar corado de quem tomou um pouco de sol é diferente, com o sol moderado o organismo a absorve a vitamina D.


Comentários

Novidades

Topo