Qual o menor mamífero do mundo?

O mundo animal é simplesmente maravilhoso, todos os dias descobrimos coisas que nos deixam espantados com tanta perfeição. Hoje vou deixar leitores bastante animados ao apresentar o menor mamífero do mundo (pelo menos pelos registros de que se têm conhecimento, ok?), na verdade o título de menor mamífero do mundo é dividido entre um morceguinho tailandês muito simpático e um comedor de insetos muito fofinho chamado musaranho-pigmeu.

O musaranho pigmeu, é considerado o menor mamífero terrestre não-voador, ele pode ter apenas 52 mm de comprimento (pouco mais de 5 cm), mais uma cauda de 30 mm. Gosta de lugares úmidos, passa o dia escondido entre as pedras, debaixo das raízes das árvores ou em pequenas tocas. À noite sai para caçar insetos, aranhas, vermes e larvas. Apesar do tamanho, é um animal valente e agressivo. Tem bom apetite e é capaz de comer em poucas horas uma quantidade maior que seu próprio peso. Isto é fundamental pra a sua sobrevivência. Um musaranho pigmeu não sobreviveria se ficasse mais de dez horas sem comida. Ele detesta a luz e o calor e morreria se ficasse exposto à luz do dia por um período longo. Quando ameaçado, o musaranho pigmeu expele um cheiro forte, almiscarado, que desencoraja os carnívoros. Ele emite um som parecido com piado e os filhotes quando nascem são cegos e pelados, mas se tornam independentes em menos de um mês.

O menor mamífero voador do mundo é um morcego que habita as margens do Rio Kwai, na Tailândia, chamado de morcego-zangão, de nome científico Craseonycteris thonglongyai. Ele é um pouco maior que uma abelha comum. Os adultos medem aproximadamente 3 centímetros e pesam menos do que uma moedinha de 10 centavos.

mussa

Suncus etruscus – Musaranho pigmeu, o menor mamífero terrestre!

————————————————————–

bumblebee-bat-4

Craseonycteris thonglongyai – Morcego-zangão, o menor mamífero voador!

————————————————————–