Por que os mosquitos zumbem nas nossas orelhas?

Todo mundo sabe que eu adoro os insetos, mas confesso que não existe nada mais chato do que um mosquito zumbindo no nosso ouvido quando estamos tentando dormir. Como se não bastasse as fêmeas sugarem nosso sangue para se alimentar, elas ainda sobrevoam a nossa cabeça antes do ataque. Parece até provocação. Mas por que eles fazem isso?

Na verdade não existe uma explicação científica comprovada para o inseto atacar a região do corpo onde fica a orelha. O que sabemos é que o mosquito é atraído pelo gás carbônico que liberamos pelo nariz. Para ele, o local da picada está diretamente ligado à nossa respiração, por isso, ele pode rondar as nossas orelhas. O zumbido diz respeito ao movimento de suas asas enquanto voa.

Pessoas com a pele mais escura podem ser um fator de atratividade maior do que uma pele mais clara e eles ainda podem preferir atacar pessoas com uma roupa menos colorida. Atacam preferencialmente a noite por prefirirem locais mais escuros para se alimentar e também para se esconder.

Um mosquito pode ser capaz de encontrar uma pessoa em qualquer área de um quarto escuro por causa dessa capacidade de percepção química, seja qual for a estação climática. Existem mais de três mil espécies de mosquitos no mundo e cada uma se adapta a determinados ambientes, como florestas e cidades. A alimentação também varia, podendo atacar seres humanos, mamíferos e até aves.

pernilongo_thumb
Os mosquitos preferem lugares escuros e são atraídos pelo gás carbônico liberado pelo nosso nariz!

———————————————————————