Curiosidades

Minha médica disse que eu tenho Acne Rosácea. O que é isso?

“Eu tenho muitas espinhas e minha médica disse que eu tenho Acne Rosácea. O que é isso?” Maria Angélica Pontes

Bom Angélica, a Acne Rosácea ocorre principalmente em pessoas mais de 30 anos, sendo mais frequente nas mulheres. Trata-se de uma inflamação crônica, resultando numa acne grave. É uma doença diferente da acne vulgaris, mais comum. No caso da Acne Rosácea, o parasita Demodex folliculorum (presente nos nossos folículos pilo-sebáceos) atuam de forma oportunista piorando a situação.


É claro que as pessoas com predisposição pessoal são grandes candidatas a desenvolver essa doença. Mas certos alimentos podem piorar o quadro em alguns pacientes (café, bebidas alcoólicas, picles, pimenta e molhos quentes). Além disso, frio e calor intenso, assim como a exposição solar, podem estar implicados na piora das lesões.

A Acne Rosacea é causada principalmente devido a forte exposição ao sol! Foto: reprodução/especialista24

A acne rosácea é caracterizada por vermelhidão, inflamação (inchaço), e vasos sanguíneos dilatados. Outra característica é que você não tem comedões, a acne está localizada principalmente na parte central do seu rosto (nariz e bochechas), e você tem muitas pústulas (espinhas contendo pus).

Não há muito que você possa fazer sozinha pela acne rosácea, mas um dermatologista é sempre indicado nesses casos. O que você pode fazer é ser especialmente cuidadosa evitando o sol.

Treatment-for-cystic-acne

Embora a Acne Rosácea seja mais comum nas mulheres, os homens também podem desenvolvê-la.

 


⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Comentários

Novidades

Topo