Curiosidades

“Minha médica disse que eu tenho Acne Rosácea”. O que é isso?

“Eu tenho muitas espinhas e minha médica disse que eu tenho Acne Rosácea. O que é isso?” Maria Angélica Pontes

Bom Angélica, a Acne Rosácea ocorre principalmente em pessoas mais de 30 anos, sendo mais frequente nas mulheres. Trata-se de uma inflamação crônica, resultando numa acne grave. É uma doença diferente da acne vulgaris, mais comum. No caso da Acne Rosácea, o parasita Demodex folliculorum (presente nos nossos folículos pilo-sebáceos) atuam de forma oportunista piorando a situação.

É claro que as pessoas com predisposição pessoal são grandes candidatas a desenvolver essa doença. Mas certos alimentos podem piorar o quadro em alguns pacientes (café, bebidas alcoólicas, picles, pimenta e molhos quentes). Além disso, frio e calor intenso, assim como a exposição solar, podem estar implicados na piora das lesões.




A Acne Rosacea é causada principalmente devido a forte exposição ao sol! Foto: reprodução/especialista24

A acne rosácea é caracterizada por vermelhidão, inflamação (inchaço), e vasos sanguíneos dilatados. Outra característica é que você não tem comedões, a acne está localizada principalmente na parte central do seu rosto (nariz e bochechas), e você tem muitas pústulas (espinhas contendo pus).



Não há muito que você possa fazer sozinha pela acne rosácea, mas um dermatologista é sempre indicado nesses casos. O que você pode fazer é ser especialmente cuidadosa evitando o sol.

Treatment-for-cystic-acne

Embora a Acne Rosácea seja mais comum nas mulheres, os homens também podem desenvolvê-la.



 

13 comentários

13 Comments

  1. Anne

    em

    Ai que medo de ter isso…eu tenho um pouquinho da acne normal. Cravinhos e de vez em quando espinha. Agora me lembrei, tratando do mesmo assunto, vc já viu aquelas bolinhas que saem nos olhos e que alguns médicos chamam de milhos??? Eu tenho aquilo em grande quantidade. Será que poderia ter uma matéria a respeito??

  2. Maria Angélica

    em

    Sou outra Maria Angélica, e tive muito isso aí na adolescência; era um horror! Hoje, por optar por não fazer peeling, minha pele tem crateras deixadas por essas coisas.
    Saía pus memso, de dentro, e às vezes o dermatologista tinha que fazer infiltração de alguam coisa, deve ser cortisona.
    Usei trocentos remédios, tanto tópicos como por via oral .
    Achei que nunca ia me livrar, era isso mesmo, como na foto!
    Agora preciso ter coragem pra fazer o peeling … :0(((

  3. Maria Angélica, a ácne rosácea é muito comum… e realmente a maioria das pesssoas precisam fazer seçoes de peeling para se livrar das marcas! Volte sempre aqui ok? bjs

  4. Anne, vou procurar sobre essas bolinhas, até pq eu tb tenho algumas.. hehe, beijoca! =)

  5. MARIA MELO

    em

    O dermatologista q passei quer fazer uma biópsia na acne rosácea q apareceu em meu rosto, e estou com mêdo de uma ciatriz, será necessário mesmo, este procedimento ?

  6. Juliana Vilasboas

    em

    mesmo quem nunca teve acne pode desenvolver acne rosácea?! :S

  7. luiz carlos dos santos

    em

    Meu primo comprou uma apostila no Mercado livre, e acabou com o problema dele em relação a acnes e espinhas, uma tal de dieta, muito boa ele falou e simples tb, eu posso dizer que melhorou muito o rosto dele, era mutio inflamado tb, nossa da até arrepio qdo lembro…segue o link caso alguem se interessar http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-134940864-acabe-com-cravos-e-espinhas-em-3-dias-900-frete-gratis-_JM espero ter ajudado!

  8. rene aparecido da rosa

    em

    meu maior problema;trabalho com solda é muito quente já não sei mais que faser.tá dificil!

  9. jaqueline

    em

    Tenho 16 anos e desenvolvi a acne rosácea por problemas hormonais. Mas a minha acne rosácea não chega nem perto do que vejo nas fotos por esses sites. A minha é bem calma, graças a Deus. Mas não que seja uma coisa agradável, me incomoda e muito, fico triste, choro, muito mal mesmo, ainda mais quando leio que não tem cura e que acne rosácea é um tipo de doença que geralmente dá em mulheres de 30 anos ou mais. Fico muito assustada com isso, medo de nunca sumir da minha pele e quando eu alcançar essa idade de 30, 40 anos, o caso piorar. Eu estou tratando há quase 2 anos. Já melhorou muito em relação a acne e até mesmo na vermelhidão, mas continuo com o rosinha nas bochechas. Já utilizei vários tipos de pomada, já usei remédio via oral, sabonetes sem alcóol, enfim. É terrível. Sinto que sou a única adolescente no mundo que tenho isso. Queria saber se algum dia, eu vou me livrar disso.

  10. Bruna

    em

    Tenho 16 anos e desde os 11 tenho acne. Antes eu tinha mais espinhas na região das bochechas, agora tenho mais nas laterais do rosto. Gostaria de saber se é possível ter rosacea na adolescência.

  11. leandro bento

    em

    eu sou homem e sofro com esse problema des dos 15 e pior moro na bahia onde o sol predomina praticamente o ano todo, há 3 anos que não vou em uma praia e há 2 eu não saio de casa sem protetor, ou seja sou muito infeliz por causa dessa doença…

  12. Anna

    em

    Trato minha pele a anos, tenho rosácea mas nunca havia ouvido falar em “acne rosácea”. Infelizmente é verdade, rosácea não tem cura, mas há como trata-la, a principio nada de estresse, sol ou vento muito frio. Eu trato com Tetralysal 300gr e todas as noites passo Calmance da ROC na área das bochechas (é onde minha rosácea ataca).Hoje tenho 34 anos, mas também luto contra a acne (devido ao problema de ovários policísticos). Sou muito branquinha e o segredo para não ter ficado com marcas e cicatrizes foi o bendito do protetor (uso também o da ROC), minhas espinhas são bem raras e menos agressivas que antes, mas ainda assim as trato com Benzac AC ou Epiduo Gel. Queridos e queridas, agora se o caso for grave e causar transtornos pessoais e interpessoais em suas vidas, consultem um bom Dermatologista e conversem sobre a possibilidade do Roacutan.
    Desejo sorte a todos vocês! Protetor solar sempre hein, e procurem por um a base de gel (oil free).

  13. Danilosuosa

    em

    A tempos estou tratando de espinhas, minha pele é mto vemelha e estou a ponto de cometer suicidio, n sei se tenho essa tal rosácea mais minha pele é mto vermelha fica queimando, ardendo…vou me matar.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo