Animais

Conheça os três insetos considerados as maiores pragas do mundo

Conheça os três insetos considerados as maiores pragas do mundo
Esse texto foi útil para você?

A FAO estabelece oficialmente o conceito de praga como sendo: “qualquer espécie, raça ou biótipo de vegetais, animais ou agentes patogênicos, nocivos aos vegetais ou produtos vegetais”. Chama-se de praga ou peste o aparecimento de determinadas espécies nocivas ao desenvolvimento agrícola ou que destroem a propriedade humana,  ou que provocam doenças epidémicas no homem ou noutros animais.

Embora se refira, geralmente, a animais, também se pode aplicar a ervas daninhas, consideradas invasoras, prejudiciais à biodiversidade de alguns ambientes ou à produção agrícola.


Bemisia tabaci: A mosca-branca já foi flagrada se reproduzindo em 506 espécies vegetais, entre elas o tomate e o algodão. O inseto tem esse nome por causa de sua cor esbranquiçada e é uma ameaça à agricultura em regiões tropicais e temperadas de todos os continentes.

Bemisia_tabaci108

A mosca-branca já foi flagrada se reproduzindo em 506 espécies vegetais, entre elas o tomate e o algodão.

Bemisia_argentifolii_5194038

O inseto tem esse nome por causa de sua cor esbranquiçada e é uma ameaça à agricultura em regiões tropicais e temperadas de todos os continentes.

Schistocerca gregaria e Locusta migratoria: Desde os tempos bíblicos, os gafanhotos atacam lavouras em todo o mundo e estas são duas das espécies mais destruidoras. Uma nuvem de tais insetos pode ter até 50 milhões de indivíduos, que chegam a consumir cerca de 80 toneladas de folhas num único dia!

SchistocercaGregaria2

Desde os tempos bíblicos, os gafanhotos atacam lavouras em todo o mundo e estas são duas das espécies mais destruidoras.

5437834

Uma nuvem de tais insetos pode ter até 50 milhões de indivíduos, que chegam a consumir cerca de 80 toneladas de folhas num único dia!

—————————————————————

Formiga do gênero Atta: Considerada por muitos especialistas a pior praga da agricultura brasileira, a saúva tem grande potencial destrutivo, principalmente em áreas reflorestadas com eucaliptos e pinheiros. Elas vivem apenas nas Américas.

myrmecos1_atta_laevigata1

Considerada por muitos especialistas a pior praga da agricultura brasileira, a saúva tem grande potencial destrutivo, principalmente em áreas reflorestadas com eucaliptos e pinheiros.

Leafcutter_ants_transporting_leaves

Elas coletam pedaços de folhas para o cultivo de fungos dentro do formigueiro.


Comentários

Novidades

Topo