Animais

Conheça os três insetos considerados as maiores pragas do mundo

A FAO estabelece oficialmente o conceito de praga como sendo: “qualquer espécie, raça ou biótipo de vegetais, animais ou agentes patogênicos, nocivos aos vegetais ou produtos vegetais”. Chama-se de praga ou peste o aparecimento de determinadas espécies nocivas ao desenvolvimento agrícola ou que destroem a propriedade humana,  ou que provocam doenças epidémicas no homem ou noutros animais.

Embora se refira, geralmente, a animais, também se pode aplicar a ervas daninhas, consideradas invasoras, prejudiciais à biodiversidade de alguns ambientes ou à produção agrícola.

Bemisia tabaci: A mosca-branca já foi flagrada se reproduzindo em 506 espécies vegetais, entre elas o tomate e o algodão. O inseto tem esse nome por causa de sua cor esbranquiçada e é uma ameaça à agricultura em regiões tropicais e temperadas de todos os continentes.




Bemisia_tabaci108

A mosca-branca já foi flagrada se reproduzindo em 506 espécies vegetais, entre elas o tomate e o algodão.



Bemisia_argentifolii_5194038

O inseto tem esse nome por causa de sua cor esbranquiçada e é uma ameaça à agricultura em regiões tropicais e temperadas de todos os continentes.

Schistocerca gregaria e Locusta migratoria: Desde os tempos bíblicos, os gafanhotos atacam lavouras em todo o mundo e estas são duas das espécies mais destruidoras. Uma nuvem de tais insetos pode ter até 50 milhões de indivíduos, que chegam a consumir cerca de 80 toneladas de folhas num único dia!



SchistocercaGregaria2

Desde os tempos bíblicos, os gafanhotos atacam lavouras em todo o mundo e estas são duas das espécies mais destruidoras.

5437834

Uma nuvem de tais insetos pode ter até 50 milhões de indivíduos, que chegam a consumir cerca de 80 toneladas de folhas num único dia!

—————————————————————

Formiga do gênero Atta: Considerada por muitos especialistas a pior praga da agricultura brasileira, a saúva tem grande potencial destrutivo, principalmente em áreas reflorestadas com eucaliptos e pinheiros. Elas vivem apenas nas Américas.

myrmecos1_atta_laevigata1

Considerada por muitos especialistas a pior praga da agricultura brasileira, a saúva tem grande potencial destrutivo, principalmente em áreas reflorestadas com eucaliptos e pinheiros.

Leafcutter_ants_transporting_leaves

Elas coletam pedaços de folhas para o cultivo de fungos dentro do formigueiro.

6 comentários

6 Comments

  1. Muitas vezes por causa de nós mesmos essas pragas conseguem se reproduzir com mais facilidade. Ai tem que tacar pesticidas nas plantações e quem acaba sofrendo as consequências somos nós mesmos.

    Valeu o comentário lá no TOSCO ^^
    Seu blog como sempre tá super maneiro! Continue assim! =]

  2. Anne

    em

    Insetos eu gosto só na foto hehhee

  3. pablo

    em

    oi. sora e o pablo do navarro lins da 6C 😀 😀 gostei do seu blog beijos

  4. Fabricio

    em

    Na realidade nós somos as maiores pragas, pois os insetos sempre existiram e vão continuar existindo, pois eles têm um papel fundamental nos ciclos dos ecossistemas. Vc está analisando os insetos do ponto de vista de um produtor rural e não como uma bióloga…

  5. Giovanna

    em

    Amo insetos! Adoro formigas! 😆 :love:

  6. João Marcos Durski Silva

    em

    Há mais uma espécie de mosca branca causando problemas: Bemisia argentifolii

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo